Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Missa será celebrada em italiano, em Varginha

dezembro 18th, 2010 · 10 Comentários

Colégio dos Santos Anjos de Varginha

colegio dos santos anjos de varginha

Uma celebração singular: na próxima segunda-feira (20), o Padre Rafael Querobim vai presidir uma missa em italiano. Será na Capela do Colégio dos Santos Anjos, às 19h. A iniciativa é um sonho antigo da professora Vânia Cardoso que, há 28 anos se dedica ao estudo, ao ensino e à divulgação da Lingua Italiana no Brasil. “Em Varginha há uma grande concentração de descendentes de imigrantes italianos, que aqui chegaram no final do Século XIX e muito contribuíram para o desenvolvimento da cidade”, acrescenta a professora.
Padre Rafael é aluno de italiano de Vânia. Será a primeira vez que ele vai celebrar uma missa no idioma. A cerimônia começa às 19h da próxima segunda-feira (20). Tem realização de Visione Studio, Curso de Língua e Cultura Italiana da Prof.a Vânia Vinhas Cardoso. A música será conduzida pela pianista Elvira Gomes de Carvalho Pinto e pela cantora Vânia Cardoso. A missa terá participação especial das Irmãs Beneditinas da Divina Providência.

Curiosidade: A língua italiana não é o idioma oficial da Igreja Católica, mas o mais falado nos meios eclesiásticos, já que o Vaticano fica dentro de Roma.
A equipe que organiza a cerimônia irá preparar, em Varginha, a abertura do ano da Itália no Brasil, em 2011.

Sobre Vânia Vinhas Cardoso: musicista, cantora, compositora, escritora, poetisa, psicopedagoga e professora de Música e de Lingua e Cultura Italiana. Idealizadora, co-fundadora e Presidente do “Circolo Italo-Brasiliano Leonardo Da Vinci”, em Varginha (MG). Presidente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências.

Tags: Cultura

10 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Tatu - pe // dez 20, 2010 at 9:34 PM

    Pois é, o sonho da prof. Vânia Cardoso será(foi) realizado, parabéns.Como gostaria de também ter um sonho meu realizado, o de poder participar de uma Missa celebrada no belíssimo rito tridentino. Que maravilha seria se algum Pe., ou mesmo Bispo, se dispusesse a concretizar este sonho que com certeza não é só meu,mas de muitos.

    Quanto a informação de que o Pe. Rafael Querubim está de partida de nossa cidade, fico a me perguntar sempre: porque será que todo Pe. próximo da ortodoxia permanece pouco tempo em nossa cidade? Padres modernistas, progressistas que gostam das palminhas ritimadas, coreografias com o folheto e com as mãos, não usam as vestes litúrgicas, usam vasos sagrados de pouco valor, transformam o presbitério em palco e eles em animadores de platéia e etc…etc..,transformando o Santo Sacrificio da Missa numa festa,chegam aqui e permanecem por longos e longos anos.

    Quanto a afirmação de que a Igreja Católica Apostólica Romana é a única Igreja fundada por Cristo é verdadeira. “ E Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha (não minhas) Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”(MT 16, 18).

  • 2 ET de Varginha // dez 20, 2010 at 2:28 PM

    Acho q vc precisa de um exorcismo urgente sr. Leonel. Está contaminado.

  • 3 Myriam Trolei // dez 20, 2010 at 2:09 PM

    Parabenizo a Professora Vania pela brilhante ideia, afinal sou descendente de Italiano, meu filho mora na Italia na cidade de Rimini. E isto contribui muito para a cultura varginhense ….Vale a pena assistir
    esta missa , ainda mais com este maravilhoso PADRE.

  • 4 José Leonel // dez 19, 2010 at 9:26 PM

    Vânia Vinhas canta maravilhosamente. Está de parabéns por esta iniciativa. E o Pe. Rafael é mesmo um querubim. Muito bom!
    Agora, Sr. ET de Varginha: “a única e verdadeira igreja do Senhor”? Ah, esta não!
    Sou católico, porém todas as igrejas são do Senhor, meu caro.
    Pensamento muito da Idade Média para o meu gosto.

  • 5 PASTORE FRANCESCO // dez 19, 2010 at 7:18 PM

    Alla cara signora Vania, auguri per l’iniziativa della prima missa in italiano.Auguro un grande successo per questo acontessimento fantastico. Saluti. Francesco Pastore

    CAMBUQUIRA A MELHOR AGUA MINERAL DO MUNDO

  • 6 Antonio Belo Sobrinho // dez 19, 2010 at 12:31 PM

    Parabenizo a professora Vania. Varginha é sim uma cidade que abrigou e abriga muitas famílias oriundas da Itália. Meu avô, nasceu em Campo do Meio, mas foi gerado na Itália… uma outra história. Veja que foi aqui que muitos italianos acreditaram e fizeram suas histórias, um exemplo, e que na produção de café fizeram do sul de minas, de varginha um lugar próspero, hospitaleiro, somando aos povos que aqui já viviam e fazendo (como os italianos adoram dizer) uma só família em torno de muita alegria, muita macarronada e muito amor das nonas e das mamas. Que esta missa possa abençoar a todos os nossos ancestrais italianos, a todos os seus filhos, netos, bisnetos, trisnetos… Varginhenses, com sangue e amor pela enorme saudade da nossa querida Italia. Amém!

  • 7 JOSÉ ALOISIO PAIONE // dez 19, 2010 at 12:16 PM

    Tenho dupla nacionalidade:Brasileiro(Varginhense) e Italiano. Logo aplaudo a Professora Vânia.

  • 8 Vânia V. Cardoso // dez 19, 2010 at 9:53 AM

    Caro Marcus Madeira:
    Agradecemos a sua gentileza. Convidamos para a Missa, todos os descendentes de italianos, bem como os demais simpatizantes da cultura italiana. Será uma Missa de Natal, do IV Domingo do Advento, isto é, a mesma Missa celebrada hoje, 19 de dezembro. Assim, os presentes poderão compreendê-la perfeitamente.
    GRAZIE, di cuore !
    Vânia V. Cardoso

  • 9 JOSÉ ALOISIO PAIONE // dez 18, 2010 at 7:53 PM

    Grande iniciativa.Como Varginhense e italiano só posso aplaudir a Professora Vânia

  • 10 ET de Varginha // dez 18, 2010 at 2:32 PM

    A Santa Missa e a renovação do Sacrifício de Jesus. Na Santa Eucaristia, recebemos o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Vivo. Pena que muitas pessoas não acreditam no maior milagre de Jesus e vão para outras igrejas saido da única e verdadeira Igreja do Senhor. Parabéns ao Pe. Rafael Querubim!!! Me disseram que o sr. está indo embora. Vai não padre, nós, os fiéis te amamos de todo coração!!

Deixe um Comentário