Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Madeira é empossado membro da Academia de Letras

dezembro 6th, 2010 · 23 Comentários

Thayane Viana – Da reportagem

O jornalista Marcus Madeira, diretor da Argumento Comunicação –  empresa que edita o Blog do Madeira e Jornal Folha de Varginha – tomou posse na Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC). A cerimônia foi na sexta-feira 19/11 e contou com a presença de familiares, amigos, autoridades e representantes de diversos segmentos no município.

O prefeito de Elói Mendes, Natal Cadorini, estava em viagem. Enviou como representante o secretário municipal de Saúde, William Cadorini. O prefeito Eduardo Carvalho não compareceu devido a compromissos assumidos anteriormente. Também estavam presentes a promotora Eliane Claro, dois ex-prefeitos (Aloysio Ribeiro de Almeida e Antônio Silva), a ex-vice-prefeita Teresinha Delfraro David, o presidente da OAB/Varginha Gustavo Chalfun, vereadores e acadêmicos. “Fiquei muito satisfeito com a presença de todos, temos aqui um público seleto, mas, o mais importante, formado por amigos”, agradeceu Madeira.

A Avlac possui 40 cadeiras e completou recentemente 50 anos. Marcus Madeira ocupa a cadeira 14, de Dr. Manoel Rodrigues de Souza, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Varginha. Madeira é formado em Direito e Jornalismo. Como jornalista trabalhou em veículos como Jornal Hoje em Dia, Tv Princesa, Rádio Melodia, Jornal Sul de Minas, Jornal O Tempo e Jornal Super Notícia (Belo Horizonte). Foi assessor de Imprensa na Prefeitura de Varginha (1994 a 2000) e assessor de Imprensa da Congregação Franco Brasileira. Hoje, além de gerenciar o próprio site e jornal impresso, é também comentarista político da Rádio Vanguarda, assessor de Imprensa da Fundação Cultural do Município de Varginha, Professor substituto do Unis e diretor voluntário da Abraço (Associação Brasileira Comunitária de Prevenção ao Abuso  de Drogas). “Madeira faz um trabalho diferenciado como jornalista, ele faz o resgate da história de Varginha. É um cronista cotidiano da cidade e região”, enfatizou a presidente da academia, professora Vânia Vinhas.

Para o ex-prefeito de Varginha, Antônio Silva, a posse do jornalista “representa acima de tudo o reconhecimento à sua carreira promissora. Trabalhei com ele quando fui prefeito pelo segundo mandato. Foi meu assessor de comunicação e, por conhecê-lo, tenho a certeza de que engrandecerá muito a AVLAC”. O presidente de honra da academia, José de Souza Pinto (Zanoto) vê o novo confrade como “uma conquista realmente interessante, inteligente e que vem capacitar a academia a melhorar ainda mais o seu trabalho cultural dentro de varginha. Pelo esforço que ele já faz nos meios de comunicação em que participa. O Madeira já representa o caminho da imprensa do sul de minas”. O ex-prefeito de Varginha, Aloysio Ribeiro de Almeida, disse que não ficou surpreso com a posse. “O Madeira é uma referência quando se fala em jornalismo ético e sério”. O presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Ciacci (PP), ressaltou a “atuação imparcial e firme do jornalista”.

Marcus Madeira acredita que como membro da AVLAC sua melhor contribuição será na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos. E, também, que terá a oportunidade de concluir uma obra literária tendo Varginha como tema. “Fico satisfeito pelo reconhecimento. Mas acredito que minha indicação é mais gentileza dos acadêmicos do que merecimento”, disse. Marcus Madeira foi indicado pelos acadêmicos José Galvão Conde, José de Souza Pinto e Aníbal Albuquerque.

Tags: Cultura

23 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Dione fonseca // dez 27, 2010 at 1:35 PM

    Só hoje venho deixar meu abraço e cumprimentar pelo diploma recebido. Sabemos que pertencer a uma academia é para poucos e uma honra para quem recebe e sua família recebida .Pensei que estaria no lançamento do livro Natureza em prosa & verso
    onde eu o cumprimentaria.Receba meu abraço e meus votos de um feliz 2011 a você e seus leitores . Te convido a ver as fotos no blog da coluna e se desejar alguma é só pegar . Um grande abraço Dione

  • 2 BAADER MEINHOF // dez 8, 2010 at 9:43 PM

    Um prêmio merecido ao competente e corajoso jornalista…

  • 3 Antonio Belo Sobrinho // dez 8, 2010 at 5:31 AM

    Parabéns caro jornalista Marcus Madeira que se imortaliza nesta respeitada Academia Varginhense, honrando a todos os amigos varginhenses.

  • 4 José Fernando // dez 7, 2010 at 8:36 PM

    Parabéns Caro Madeira.
    Justa e merecida elevação. Ganha a AVLAC, ganha nossa cidade, ganhamos nós, seus amigos, que partilhamos de sua alegria.
    Abraços.

  • 5 Maria // dez 7, 2010 at 3:29 PM

    Parabéns,agora vc será um IMORTAL…

  • 6 Honorinho Ottoni // dez 7, 2010 at 2:08 PM

    Parabéns Madeira , sua forma isenta e justa de noticiar e de inovar o faz altamente merecedor de participar do seleto grupo da AVLAC .

  • 7 Eloiense // dez 7, 2010 at 10:54 AM

    Muito justa a posse do Madeira na AVLAC. Ele não é de São Tomé, mas é DAS LETRAS.

  • 8 Brunna // dez 7, 2010 at 9:57 AM

    Parabéns Madeira,
    por criar uma corrente de informações da cidade de Varginha que é muito grande!

  • 9 Ju // dez 7, 2010 at 9:08 AM

    Kkkkkkk, olha a cara de sério do Binho na última foto hehuahuahau

  • 10 Diretoria da Caixa de Assitencia Social Uniao e Humanidade // dez 6, 2010 at 11:45 PM

    Parabens Madeira por mais essa conquista.

  • 11 Michel C. // dez 6, 2010 at 11:43 PM

    Parabéns!
    Reconhecido mode [ON]

  • 12 katiany produtora.... // dez 6, 2010 at 7:47 PM

    Parabéns Madeira vc como sempre inrriquecendo cada dia mas e mas Varginha foi merecidissímo, vc sabe ou talvés nem saiba o carinho e consideração que tenho com vc e com tua pessoa. Pessoas como vc nós deixam orgulhosos de sermos Varginhenses!!!!

  • 13 Juliana // dez 6, 2010 at 7:46 PM

    Apoio o SOPRACONTRARIAR!

  • 14 IN OFF // dez 6, 2010 at 7:25 PM

    Parabéns..Sr. Agora Madeira!!!! Um puro sangue de Pinho!!!
    Eu hein!!!

  • 15 jafonso // dez 6, 2010 at 4:41 PM

    parabens madeira !
    pelo seu trabalho e dedicação.

  • 16 Akio // dez 6, 2010 at 3:47 PM

    Parabéns Madeira, voce merece!
    Continue assim, imparcial e transparente, sempre fazendo jus ao seu título.

  • 17 SOPRACONTRARIAR // dez 6, 2010 at 3:28 PM

    O Madeira que mania essa de AMERICANIZAR tudo… Ve se coloca em bom PORTUGUÊS o alerta de comentários no Blog….A nossa língua agradece !!

  • 18 Thulyo Paiva // dez 6, 2010 at 3:27 PM

    Parabéns Madeira!
    Varginha se orgulha de ter você como novo membro da AVLAC,grande Jornalista e profissional no que faz.

    Abraços
    Thulyo Paiva

  • 19 eduardo ottoni // dez 6, 2010 at 3:01 PM

    Cumprimento a AVLAC pela admissão do seu nbovo membro, jornalista Madeira. Ainda jovem, tornou-se referência na sua atividade profissional, pela forma responsável e ética com que se conduz, Com a sua argúcia e inteligência, faz do jornalismo e da informação instrumentos importantes para a divulgação de fatos e atos que interessam à sociedade. A verdade deve ser sempre divulgada, apesar de muitas vezes ferir susceptibilidades, mas é uma das obrigações elementares do bom jornalista. As “coisas” de Varginha, em especial, tem sido tratadas por ele de uma maneira muito competente. Não pude comparecer à solenidade, mas envio ao MADEIRA o meu abraço amigo, com a certeza de que a entidade se engrandece com a sua presença.

  • 20 Alumínio // dez 6, 2010 at 3:00 PM

    Madeira, parabéns pela homenagem. Você merece, tanto pela competência quanto pela discrição. E olha que isso é difícil em Varjaine City.

  • 21 Caçador de Coruja // dez 6, 2010 at 2:29 PM

    Parabéns Madeira, vc merece!! Agora sim enentedo pq sua barba tá ficando branca..E o Leandro Acayba…largou as festas jovens pra ficar lendo poesia!!!

  • 22 bia // dez 6, 2010 at 2:26 PM

    Parabéns Medeira
    Voce merece, o trabalho que vc faz em Varginha e região é admirável.

  • 23 Varginhense @ O Original // dez 6, 2010 at 2:08 PM

    Parabens Madeira por mais esta conquista!
    Parabens pelo seu trabalho e conte com o Varginhense @ O Original quando precisar…. para materias, comentarios.. enfim! No que precisar amigo!
    Procure o Prof. Afonso Paione! rsrsrsrs! O mesmo sabe quem sou eu! hahahaha!
    Precisando é so falar….

    e mais uma vez! Parabens pelo Trabalho e pela posse!

Deixe um Comentário