Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Jornal 2.0 – qual o futuro do jornal?

dezembro 11th, 2010 · Sem comentários

      “Jornal 2.0 – Uma reflexão sobre as adequações dos jornais para se ajustar às tendências da sociedade digital”. É o tema da palestra que o professor Evans Filgueiras, chefe de Gabinete da Reitoria e Gestor de Desenvolvimento Institucional do Grupo Educacional Unis, iniciou agora há pouco (15h30), no Seminário de Jornalismo do Sul de Minas.

 Ele aborda os próximos anos para a imprensa impressa. “O jornal vai morrer? Algumas ondas dizem que sim. O videocassete morreu. O DVD, também.  Primeiro ele contou um pouco da história do jornal impresso. Lembrou que a comunicação acontecia na velocidade do homem. O transporte da notícia dependia dos limites do homem.

Atualização 16h – Na Era medieval, os limites passaram a ser focados no cavalo. Sinal de poder, os detentores de armas de fogo. Na era industrial, os detentores de poder eram os donos de máquinas. “Hoje o mundo é sem fronteiras. As barreiras geográficas foram quebradas na internet, com o avanço das mídias sociais. As marcas mais valorizadas no mundo são empresas com serviços de internet”.

“Marketing de relacionamento é fundamental nos dias de hoje. Fator predominante da atualidade: Informação / Conhecimento”.

Convergência digital – uma informação propagada em varios meios de informação.

Hoje a mobilidade é o meio mais rapido de propagação de noticias em qualquer local / região etc.

Velocidade da banda larga é um empecilho para o alto nivel de propagação de notícias de alta qualidade.

Vídeos, fotos, áudio de alta qualidade têm dificuldade para serem propagados na internet por causa da velocidade da internet em algumas  regiões.

Atualização – 16h30 – Case : Jornal do Futuro

Evans disse que “o formato de jornal de 5 anos atrás, não possui a mesma lógica de hoje. Certamente o formato antigo não terá sucesso hoje em dia. Atualmente o pessoal não quer se aprofundar muito sobre o assunto. Apenas ficar ciente das notícias que estão acontecendo”.

Gerenciamento de crise

O palestrante citou o case do Unis sobre o caso Enade 2010. O Inep aplicou uma prova. Assim que ficou sabendo, Evans ligou para veículos de comunicação (inclusive internet). O caso foi divulgado em toda a imprensa. O reitor do Unis, professor Stefano Barra Gazola, foi a Brasília pedir que os alunos não fossem prejudicados. O problema obteve repercussão nacional. Poucos dias depois, ficou acertado que os alunos teriam a mesma nota do exame anterior (os ex-alunos do Unis tiveram a nota máxima).

Tags: Geral

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário