Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Espetáculo de dança árabe nesta quinta e sexta

dezembro 8th, 2010 · 1 Comentário

Estela Torres, jornalista e dançarina, especial para o blog

Uma nova viagem pelo mundo árabe, através da dança, vai começar. Um espetáculo de cores e movimentos que encantam homens e mulheres de todas as idades, e um espetáculo cultural que já está em sua terceira edição. É o Mandala – Mostra de Artes, Dança e Literatura Árabe – que vai acontecer dias 9 e 10 de dezembro de 2010, no Teatro Mestrinho do Colégio Marista, aqui em Varginha.

Mais do que um simples espetáculo de dança, o Mandala vai proporcionar ao público crescimento cultural ao conhecer diferentes costumes. Afinal, a dança é o retrato fiel de um povo, e no caso dos povos árabes, a dança é a exteriorização de sentimentos e do cotidiano.

Não estamos falando apenas da dança do ventre tradicional, de movimentos sensuais e véus esvoaçantes. O espetáculo vai além e apresenta ritmos e estilos menos conhecidos no ocidente, como a dança Gawazee, típica de ciganas egípcias, muito alegre e colorida, em que as mulheres dançam durante atividades corriqueiras.

Também será apresentada a dança Khalege, típica do Golfo Pérsico, em que as mulheres dançam com o corpo todo coberto; a dança ritualística com taças e velas e os estilos comumente vistos em filmes e novelas. Enfim, o Mandala é o espetáculo para quem ama dança e gosta de conhecer diferentes costumes.

O evento é organizado pelo Espaço de Danças Elen Hanna, de Varginha. A escola ensina danças árabes para mulheres de todas as idades, além de promover saraus que aproximam as alunas do universo árabe. Para fazer aulas de dança árabe não há nenhum pré requisito. Não é preciso ter corpo escultural, nem longos cabelos, nem grande preparo físico. Basta ser mulher.

Aliás, a cada ano aumenta o número de mulheres que adotam a dança do ventre como atividade física. Ela tem baixo impacto, e por isso pode ser praticada por mulheres de todas as idades. Os movimentos ajudam a melhorar a postura, aumentam a feminilidade, acalmam e alegram. As aulas mesclam o exercício físico com noções de história e idioma árabe, e os saraus tornam-se importantes momentos de confraternização entre as alunas e familiares.

O estudo da dança árabe vai além dos movimentos sensuais da dança do ventre. Trabalha o corpo e a mente da aluna, em prol da melhoria física e intelectual de cada uma. O Espaço de Danças Elen Hanna fica na rua Delfim Moreira, 470, Centro, Varginha, local onde são vendidos ingressos para o Mandala.

Estela Torres

Jornalista e Dançarina

Entrevistas com Elen Hanna podem ser agendadas pelo telefone 3221 7756

Tags: Cultura · Lazer

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 Thine // dez 9, 2010 at 9:28 AM

    Madeira,não vai ter sorteio p/ convites desse espetáculo?

Deixe um Comentário