Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 28 – A Fórmula Secreta

dezembro 15th, 2010 · Sem comentários

Foram feitos os primeiros movimentos e assim estamos diante de dois exércitos que se enfrentam numa luta de idéias estratégicas e táticas, de ciladas ocultas e inteligentes. Porém, que fórmula secreta põe em curso esse choque bélico? Onde se encontra a vareta mágica que permite ao mestre enxadrista, igual a um bruxo, desenvolver formosas partidas sobre o tabuleiro? Se olharmos com mais atenção, o segredo se revela: saber como “dar vida” às suas peças.

Suas peças e peões desempenham uma intensa atividade se apóiam umas as outras e trabalham harmonicamente. Esse é o principio fundamental de todas nossas ações bélicas, ao que se subordinam todas e cada uma das ciladas, da estratégia e da tática. Porém isso significa para todos nós aprender a ver e conhecer os acontecimentos conforme as leis que se produzem no tabuleiro, saber-los a consciência no mais fundo de nossos corações. Esse estudo vale à pena. Não é excitante poder olhar o interior de uma caixa mágica cheia de segredos e poder observar como as mortas figurinhas de madeira começam de pronto a viver, se empenham em uma dura luta para derrotar as forças inimigas e levar o rei desta a um bom cativeiro final ou, como se diz no xadrez, dar-lhe mate?

Esse texto, que acabamos de ler, consta no livro “Ajedrez de Entrenamiento”, do Grande Mestre russo Alexander Koblenz, na edição espanhola de 1970.

Importante lembrar os leitores que estaremos sempre à disposição de qualquer um que tenha dúvida sobre a aula da semana, bastando que envie um email para [email protected] para esclarecimentos do tema abordado.

 Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do VTC, abrindo diariamente da 19h às 22 h.

Tags: Geral

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário