Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]m.br

Concurso de Oratória da Fadiva chega à 33ª edição

dezembro 1st, 2010 · Sem comentários

      O XXXIII Concurso de Oratória da Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva) superou as expectativas. Foram 16 concorrentes, sendo um representante de cada sala. Os temas foram diversos, como Fator Previdenciário, Arbitragem, Ética na Advocacia,  Tributos, Cotas Raciais, entre outros. O Concurso de Oratória da FADIVA é um evento tradicional, realizado todos os anos e tem como Coordenador o Prof. Laércio Nogueira, que, infelizmente, por questões de saúde, não pode organizar o trabalho.

            Profª Brígida Gonçalves Paiva e Silva Lycarião, com o apoio da Coordenador do Curso de Direito, Prof. Francisco Vani Bemfica, assumiu a organização do evento, executando-o com  maestria. Segundo ela, “a fala é uma ferramenta importante do profissional do Direito, bem como para as demais profissões. A boa oratória é indispensável na advocacia.”

            Estiveram presentes o Diretor da FADIVA, Prof. Alvaro Vani Bemfica, e o Presidente da Fundação Educacional de Varginha, Dr. Morvan Aloysio Acayaba de Rezende, orador nato que, com certeza, foi e sempre será inspiração para aqueles que trabalham com a Oratória.

            Além do corpo docente e discente da FADIVA, também estiveram presentes Dr. Márcio Almeida Salgado, Defensor Publico Estadual em Varginha e Drª Tereza Cristina Cota, Juíza da Comarca de Varginha e aluna do Curso de Especialização da FADIVA.

            Prof.ª Brígida convidou excelentes profissionais para a composição da mesa julgadora: Drª Jociare Cristina Pereira de Souza – Doutora em Linguística, Dr. César Antonio de Lima – Promotor de Justiça da Comarca de Varginha, Srª Fernanda Gomes da Costa Queiroz – jornalista da Rádio Vanguarda, as professores da casa:Drª Sunita Pereira Mourão, Ms. Inês de Fátima da Costa Benfica, e os filhos do Prof. Laércio Nogueira:  Dr. Láercio Fusco Nogueira e Dr. Luciano Fusco Nogueira, ambos filhos do ilustre Dr. Láercio Nogueira.

             Já na abertura do evento, homenagens foram prestadas ao querido Dr. Laércio, neste ato, representado por seus filhos, Laércio e Luciano, que receberam das mãos do Dr. Morvan, uma placa de homenagem.

            As apresentações foram realizadas de forma magnífica, e em virtude do número de candidatos, o evento ultrapassou o horário de aula, finalizando-se às 23:15 horas.

            Os três primeiros colocados receberam troféus e, como incentivo, o primeiro lugar: a isenção do pagamento da matrícula, o segundo lugar: um desconto de 50% e o terceiro lugar: um desconto de 30%, também no pagamento referente à matrícula, sendo eles:

            1º lugar: Manoel Aprígio da Silveira Neto, aluno do 5º diurno, com o tema: A Estória de um tal Zé Luiz;

            2º lugar: Tiago Augussto de Figueiredo, aluno do 1º noturno, com o tema: “Por que escolhi o curso de Direito”;

            3º lugar: Weverson Gustavo S. Bernardes, aluno do 1º diurno, como o tema: “A crise de integridade”.

            A FADIVA não poderia deixar de parabenizar todos os participantes, pois, afinal, todos os trabalhos eram de conteúdo excelente, mostrando que os alunos realmente se empenharam na elaboração dos mesmos. Aliás, a Assessora de Imprensa da FADIVA, Daniela Cazelato Amorim, entrou em contato com a Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Monografia, Profª Maria Auxiliadora Pinto Coelho Frota, e sugeriu que esses trabalhos sejam utilizados em uma publicação específica.

            De acordo com o Diretor da FADIVA, prof. Alvaro Vani Bemfica, “para a instituição é gratificante comprovar que os alunos têm elaborado seus trabalhos com tanta dedicação. Com certeza a FADIVA está atingindo seu objetivo: formar profissionais completos. E, dentro das várias qualidades que o um advogado deve ter, com certeza, a Oratória é uma das mais importantes.”

            O Concurso de Oratória é apenas uma das inúmeras atividades que a FADIVA oferece à seus alunos. Se você quer fazer parte deste grupo de destaque, aproveite a oportunidade: PROCESSO SELETIVO FADIVA. Provas dia 5 /12/10. Informações na Secretaria ou pelo site: www.fadiva.edu.br

            Só faz Direito, quem faz FADIVA!

            Assessoria de Imprensa da FADIVA: Daniela C. Amorim

Tags: Educação

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário