Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 25 – Dicas para o final de partida

novembro 20th, 2010 · 1 Comentário

Apesar de já termos comentado várias observações acerca dos finais, hoje vamos repassar dicas importantes para se chegar à vitória, senão vejamos:

1. Peões dobrados (quebrados), isolados (ilhados) ou bloqueados são fracos. Evite-os. Os peões passados devem avançar o mais rapidamente possível e o jogador que tiver um peão a mais, deverá trocar peças, mas não peões.

2. Ao passo que, quem tiver um peão de menos, deverá trocar peões e não peças.

3. Peões passados devem ser bloqueados pelo rei.

4. Com um peão a mais, a partida provavelmente terminará em empate, uma vez que haja peões somente numa das alas do tabuleiro, além, naturalmente, de outras peças no jogo – sejam elas menores (cavalo ou bispo) ou maiores (torre ou dama).

5. Os finais mais fáceis de ganho são os finais puros de peões e os mais fáceis de empate são aqueles com bispos de cores diferentes.

6. O rei é uma peça forte. É importante usá-la.

7. Não coloque peões nas casas da cor de seu bispo isso pode dificultar seus movimentos.

8. Os bispos são melhores que os cavalos em todas as situações, exceto nas posições bloqueadas.

9. Dois bispos contra bispo e cavalo (ou dois cavalos) constituem vantagem apreciável.

10. As torres devem situar-se detrás dos peões passados e sempre que possível devemos colocá-las na sétima horizontal.

11. Em partidas jogadas com relógio nunca se esqueça de comparar seu tempo com o do adversário e procure sempre obter ali uma pequena vantagem.

Importante lembrar os leitores que estaremos sempre à disposição de qualquer um que tenha dúvida sobre a aula da semana, bastando que envie um email para [email protected] para esclarecimentos do tema abordado.

Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do Varginha Tênis Clube – VTC, abrindo diariamente da 19h às 22h.

Tags: Geral

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 Gilberto Toldo // jan 1, 2013 at 2:26 AM

    Morei cerca de 10 anos em Varginha e hoje estou em Maceió. Gostaria de saber notícias de Vicentinho, Carlos Alberto, Amâncio, Del fraro e outros que não me recordo.
    Abraços.
    Gilberto Toldo

Deixe um Comentário