Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

  • Alpha-Blog-Madeira-970×140
  • banner-topo-fadiva-set-140-2021
  • covalub-topo-maio-2021
  • unis-vestibular-maio-2021-970×140
  • parlamento mulher
  • banner vai dar certo

Análise do resultado da eleição presidencial em Varginha

novembro 1st, 2010 · 19 Comentários

Depois de muito lero lero e trololó, Serra perdeu novamente e Dilma foi eleita a primeira presidente do Brasil.
Foi a eleição presidencial mais apertada desde 1989, quando Collor derrotou Lula. Dilma não ganhou apenas a Presidência da República, mas também a maioria no Congresso. Na Câmara de Deputados possui 60% dos parlamentares, o que abre brecha, inclusive, para mudanças na Constituição Federal. No Senado a vantagem é ainda maior, 70%. Isso faz com que, por um lado, a presidente eleita tenha mais facilidade para aprovar leis do que Lula. Entretanto, o PSDB aumentou o número de governadores, passando de 6 para 8. O partido possui 47,5% dos votos dos eleitores, o que dá uma ideia da oposição que será realizada frente a Dilma. O governador Anastasia comentou, agora pela manhã, que será oposição política e não administrativa, para não comprometer a população. Em segundo lugar, o PT possui 15,8% do eleitorado.

Eleita presidenta do Brasil, Dilma perdeu novamente em Varginha. Serra teve mais votos na cidade do que no primeiro turno.
Revendo: no primeiro turno, Serra teve 43,56% da preferência do eleitor, com 31.486 votos. Marina Silva ficou em segundo lugar (23.081 votos, 31,57%). Dilma ficou em terceiro, com 17.257 votos (23,61%).

Um resultado como esse é comprometedor para uma cidade administrada pelo PT. Depois de priorizar a candidatura de Geisa Teixeira a deputada estadual, a luz amarela acendeu no diretório do Partido dos Trabalhadores em Varginha, com o resultado do primeiro turno. Os correligionários se reuniram e planejaram várias ações. Fizeram um jornal sobre o governo petista em Varginha. Saíram às ruas toda noite, mais as manhãs de sábado, com batuque e panfletagem. Sem Marina Silva no páreo, o PT conseguiu uma melhora. Mas muito longe do necessário para a candidata ganhar em Varginha.

A luz continua acesa –e há quem diz que já ficou vermelha. No segundo turno, Dilma Rousseff perdeu novamente em Varginha.
José Serra: 45.606 votos (63,66%)
Dilma Rousseff: 26.031 votos (36,34%)
Votos em branco: 2.011 (2,63%)
Nulos: 2.907 (3,08%)
A abstenção também foi maior do que a média histórica, que é de 10%. Exatos 14.831 eleitores não votaram em Varginha no segundo turno, o que representa 16,23%.

Isso se explica pelo feriado. Repartições municipais e federais não abrem hoje, o que significa muita gente viajando. Agora mesmo, passando pelo centro de Varginha, há poucas pessoas pelas ruas.

Mas o que preocupa o PT é a baixa votação de Dilma em Varginha. Ao contrário do resto do Brasil, o eleitor de Varginha deu um recado claro nas urnas. Está descontente com o Partido dos Trabalhadores. O que pede uma leitura da história do PT de Varginha. O ex-prefeito Mauro Teixeira teve uma trajetória muito parecida com Lula. Depois de eleito, tornou-se o PT. Na eleição seguinte, já era maior do que o partido. Elegeu o sucessor, o prefeito Eduardo Carvalho, assim como Lula elegeu Dilma. Mas Lula continua vivo, ao contrário de Teixeira, morto precocemente. Fica agora a pergunta: qual o futuro do PT em Varginha, sem sua principal liderança? O primeiro indicativo nós já vimos, que foi o resultado de Dilma Rousseff nas urnas da cidade.

Tags: Blog nas Eleições 2010

19 Respostas Até Agora ↓

  • 1 luiz // nov 7, 2010 at 23:06

    pimentel e o corujinha podem dar as mãos. eles deveriam se afiliar ao psdb e afundar junto ;é muita falta de ética puxar o saco de psdbistas ele deveria ser expulso do partido.

  • 2 PESO PESADO // nov 4, 2010 at 08:11

    LEMBRAM,QUE FOI AQUI NO BLOG,QUE COMEÇARAM A DETONAR(FOGO AMIGO)O PIMENTEL, OLHA O QUE ESCREVE CLAUDIO HUMBERTO HOJE:

    04/11/2010 | 00:00
    PT hostiliza
    Pimentel e o trata como ‘traidor’
    Além de perder a eleição para o Senado, o ex-prefeito de BH Fernando Pimentel perdeu o respeito do presidente Lula e do PT. A presença dele no palco, tentando se juntar aos demais “papagaios de pirata, durante discurso de Dilma Rousseff, domingo à noite, foi rechaçada pelos próprios assessores da presidenta eleita sob os gritos de “traidor”. Dilma viu tudo e nada fez para desautorizar a hostilidade.

    04/11/2010 | 00:00
    Pegou mal
    Na campanha para o Senado, Fernando Pimentel criou o comitê “Pimentécio”, associando-se ao ex-governador tucano Aécio Neves.

    04/11/2010 | 00:00
    ‘Dos sonhos’
    O comitê “Pimentécio” batizou de “chapa dos sonhos” Fernando Pimentel e Aécio para o Senado e Anastasia para o governo mineiro.

    04/11/2010 | 00:00
    Pesadelo
    A “traição” de Fernando Pimentel, segundo os petistas, incluindo Lula, derrotou Helio Costa e o vice Patrus Ananias para o governo mineiro.

  • 3 Galovicio // nov 3, 2010 at 17:50

    Continuo afirmando que tive não um, mas dois comentarios excluidos. como VC disse que não, volto a comentar. Parabens ao Mellis e ao Roque Assino embaixo tudo que disseram!

  • 4 Nova Visão // nov 3, 2010 at 16:50

    Prezado Madeira.
    Boa Tarde !
    Não estou entendo porque o comentário que fiz sobre o assunto em pauta só aparece no meu computador. Foi uma critíca construtiva sem ofender ninguém. Comuniquei ao mano que mora nos EUA, ele retornou informando que não conseguiu localizar o que postei no Blogdomadeira.
    Obrigado.
    Nota do blog: agora está no ar, cochilo do blog.

  • 5 Heloísa // nov 2, 2010 at 22:54

    Nota do blog:
    “Heloísa”, se você assinar seu nome verdadeiro, aprovo seus comentários. Leia as regras na coluna do lado esquerdo.

  • 6 luiz // nov 2, 2010 at 22:42

    por Luiz Carlos Azenha
    Nem de longe é uma tentativa majoritária. E a imensa maioria dos analistas tem dito isso: o mapa que divide o Brasil entre azul e vermelho não conta toda a história da escolha de Dilma Rousseff.
    Mas o mapinha simplório e simplista serve aos que pretendem ligar Dilma Rousseff ao suposto “atraso” das regiões Norte e Nordeste. O preconceito sempre dá um jeito de reaparecer, sob outros disfarces.
    Dilma teve 58% dos votos de Minas Gerais, mais de 60% dos votos do Rio de Janeiro, quase 50% dos votos no Rio Grande do Sul e quase 46% dos votos em São Paulo.
    Se todos os votos dos dois candidatos no Nordeste fossem descartados, ainda assim Dilma venceria a eleição, mas dizer isso assim pode soar — ao gosto dos que semeiam preconceitos — como desqualificação do voto do nordestino.
    Individualmente, os governadores Eduardo Campos, Jacques Vagner, Sergio Cabral, Cid Gomes, a família Sarney e o vice-presidente José Alencar foram os grandes cabos eleitorais de Dilma.
    Quanto ao preconceito, foi o alimento de uma das candidaturas e não há de desaparecer assim, por encanto. Neste momento, serve às tentativas de “deslegitimar” o resultado das eleições.

  • 7 Galovicio // nov 2, 2010 at 16:31

    Sacanagem heim Madeira. Postei um comentario e vc excluiu. Naõ fui mau educado, fiz comentarios como todos aqui os fazem. de que adianta ter um blog , abrir espaço pra população mas censurar alguns? Será que é porque o meu Nick o desagrada.
    Nota do blog: apesar de você não assinar seus comentários, todos foram aprovados.

  • 8 IN OFF // nov 2, 2010 at 13:44

    Eu pelo menos votei em Paraguaçu!!!! Ou seja voto em trânsito!!!!
    Eu hein!!!

  • 9 Afonso Henrique // nov 2, 2010 at 13:19

    Ontem (segunda-feira, dia 1º/11) ainda nem tinha dado tempo do pessoal terminar de soltar os foguetes pela vitória da Dilma e José Dirceu – aquele do mensalão – já estava todo feliz e saltitante sendo entrevistado no programa Roda Viva da Tv Cultura.
    Sei não, tomara que eu esteja enganado, mas acho que vamos sentir saudade do governo lula.

  • 10 PESO PESADO // nov 2, 2010 at 12:54

    Nas campanhas eleitorais podem prevalecer, a mistificação, a mentira, a emoção, a ficção, o imaginário, se sobrepondo à verdade, à realidade. Os números oficiais mostram que emerge das urnas um Brasil no minimo dividido entre brasileiros sastisfeitos, insatisfeitos e indiferentes , ao contrário do que se pretende imbutir no inconsciente coletivo. Precisamos refletir sobre as lições que as urnas nos ofereceram no último domingo e fazer a leitura correta do que desejou escrever o povo brasileiro,como recado a todos nós. Veja os numeros: Dilma: 55,7 milhões de votos – Serra: 43,7 milhões de votos – Nulos: 4,7 milhões de votos – Brancos: 2,3 milhões de votos . Abstenção: 29,2 milhões de votos > Ou seja, 55,7 milhões estão com Dilma e Lula, 48,4 milhões estão contra e 31,5 milhões são indiferentes . Quase 50 milhões de brasileiros votaram na oposição ou anularam o voto, demonstrando claramente insatisfação com o governo atual. Além disso, a oposição fez 10 governos estaduais (Paraná, São Paulo, Minas, Goiás, Tocantins, Alagoas, Pará, Roraima, Santa Catarina e Rio Grande do Norte) . Governará mais da metade da população nos estados, e bem mais da metade do PIB. O Brasil está dividido e precisa ser ouvido e corretamente interpretado.

  • 11 Nova Visão // nov 1, 2010 at 17:19

    O resultado das eleições para Presidente Republicano em Varginha/MG, reflete, subentende o descontentamento dos eleitores com a atual Administração Petista na ex-Princesa do Sul. O calejado eleitor varginhense aproveitou a oportunidade das urnas eletrônicas para dar o recado a quem de direito possa interessar. Em outras palavras, dígito 45 prevaleceu no Espírito Santo das Catanduvas. Cansados dos engodos e das promessas eleitoreiras perguntamos: A onde estão localizadas as 33 ou 250 indústrias ? Ruas esburacadas, Praças mal cuidadas, trânsito pedindo socorro e na àrea de segurança, a instalação do projeto “olho vivo” ainda não aconteceu. Enquanto o grupo Bretas construiram um hipermercado em apenas 120 dias, a reforma do Theatro Capitólio já se arrasta por mais de 8 anos ! Vale lembrar que, a bem da verdade, esqueceram de fazer a necessária licitação para aquisição das novas cortinas do aludido Theatro.
    Nota : Ainda têm tempo para reverter o conceito dos desiludidos, pois como sabemos, faltam 2 anos para o dia 03 de outubro de 2012, mas a contagem regressiva já iniciou. “Enquanto o mundo gira, a Luzitana roda” “Quem sabe faz a hora não espera acontecer”. (Vandré)

  • 12 Mellis de Paiva // nov 1, 2010 at 17:09

    Embora eu tenha uma fazenda,consegui tudo com muito suor e sacrificio sem nunca deixar de prestigiar meus funcionarios,mas o que vejo em Varginha,sao algumas pessoas(fazendeiros) que rolaram suas dividas rurais a vida inteira e hoje alem de estarem totalmente individados so sabem falar mal de panhadores de cafe, do P.T e do Lula.Meus vizinhos sitiantes todos eles tem maquinarios novos e credito agricola no qual ajudaram muito eles a se desenvolver financeiramente.Bem,contudo isso so posso dizer que o Lula ajudou muito a grande classe de pequenos e medios empresarios rurais no Brasil que correspondem com mais de 60%da nossa producao agricola.Parabens Dilma,Parabens Lula.Verdade tem que ser dita,choradeira nao adianta nada,sem trabalho nao vem dinheiro…

  • 13 Hatshepsut // nov 1, 2010 at 15:35

    será BELAS LEMBRÂNÇAS o Eduardo Ottoni

  • 14 O Caipirinha // nov 1, 2010 at 15:18

    Vamos torcer para o nosso Brasil. Tomara que a Dilma de certo na presidencia. Em um futuro que espero estar proximo, eu quero calar a boquinha daquele idiota muito conhecido em Varginha que estava com uma cartilina dizendo que MULHER tem que pilotat fogão. tanque e cama….vc. vai ver bobão

  • 15 Roque // nov 1, 2010 at 14:52

    Varginha tem um povo elitizado, chick, intelectualizado. Pena nao ter capacidade de diferenciar uma coisa da outra. Realmente a administração municipal desta cidade é a pior possivel….deveriam aproveitar e utilizar todos seus adjetivos cobrando mais de seus representantes ao inves de ficar na murmuria.

    No ambito nacional ganhou mais uma vez o social….que a elite se contente com o que lhe cabe. A época de centralização de renda e esquecimento dos mais necessitados tem passado e tudo começou a mudar neste pais . Isso incomoda quem estava acostumado com a boa vida,com a exploração as custas da pobreza de muitos….resultante do alto indice de violencia,desigualdade, que acaba por aprisionar os proprios inconsequentes em suas mansoes. Necessario reconhecer que um tal classificado burro, de 9 dedos,ignorante,nordestino, projetou este pais como nunca,trazendo respeito, um pouco mais de dignidade ao seu sofrido povo. Isso incomoda muitos que se acham donos do conhecimento e nao sao capazes de administrar a propria vida. Humildade virtude rara. Um pais com a dimensão do nosso nao se conserta da noite para o dia. Principalmente dentro de uma democracia onde o presidente nao tem o poder que seu povo acredita que ele tem. Muito facil criticar,falar mal….tem pessoas que constantemente são do contra…contra tudo e todos, contra elas mesmas.. ..eternamente amargas,eternamente insatisfeitas. Parabens LULA, Parabens DILMA.

  • 16 BELAS LEMBRÂNÇAS? // nov 1, 2010 at 14:25

    Em um futuro bem próximo, o povo brasileiro vai conhecer de verdade quem é DILMA, quem é LULA e o PT de verdade. OS BRASILEIROS NÃO PERDEM POR ESPERAR…

  • 17 BELAS LEMBRÂNÇAS? // nov 1, 2010 at 14:22

    Quem venceu a eleição, não foi a DILMA mais sim o LULA e quem perdeu foi o BRASIL e não o SERRA.

  • 18 PESO PESADO // nov 1, 2010 at 13:55

    CENA POLITICA EM 2010.
    OS 2 CAIPIRAS DO PT FALANDO NO HORÁRIO ELEITORAL.
    UAI CUMPADI,AQUELA MUIÉ, NUM QUÉ GRAVÁ PRA NÓIS NU ORÁRIO ELEITORAR, PRÁ MODI DE QUE ELA TÁ CUM RAIVA?

    HE,HE, CUMPADI, A MUIÉ DIZ QUE AQUI TEM MUITO PEIXE CUMPADI.

    É CUMPADI E QUI PEXI É EÇI Sô?

    É UM TAR DE PEIXI TRAIRA CUMPADI.

    INTÉ CUMPADI.

  • 19 PESO PESADO // nov 1, 2010 at 13:53

    A principal liderança do PT de Varginha ,não é apenas uma,mas várias, só que foram retirados ou se retiraram do partido,por descordar das coisas. Pouca gente sabe, mas em 2.000, o candidato que bateria chapa com Teixeira, foi simplesmente isolado, seu nome Lindolfo, sujeito bom,cristão do bem,sem valer-se da Igreja para fazer politica. Só que o rolo compressor foi maior e ele foi jogado para escanteio. Hoje o PT local que também jogou fora várias lideranças,que pelo que se sabe começam a articular nas mais variadas siglas, não tem hoje nenhum grande lider e nem sucessor. A derrota de ontem foi apenas para confirmar a depreciação e desencanto que segue,pois em 2008 ganhou por pequena diferença e graças a muitos boatos lançados na periferia da cidade, principalmente a maior mentira contada nahistória da cidade, a de que Antonio Silva fecharia a SEMEL. O que aconteceu agora, foi que os varginhenses e hoje boa parte deles com bom nível de estudo, não engoliram as mentiras faladas pelo palanque federal e como já assistiram o filme, disseram NÃO a Dilma, que pelo jeito vai querer esquecer que um dia pisou por essas bandas.

Deixe um Comentário