Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Varginha esverdeou

outubro 8th, 2010 · 6 Comentários

Por Diego Gazola (*)

Sou um varginhense ausente. Há 11 anos me tornei cidadão do mundo, porém nem por isto abandonei as raízes onde meu o cordão umbilical está enterrado. Confesso que em todo este período, nunca tive uma notícia tão animadora quanto a segunda colocação de Marina Silva na apuração local das eleições para a presidência.

Com 31,5% dos votos ou ainda, para facilitar o entendimento, escolhida por um a cada três varginhenses, Marina sintetiza um movimento silencioso que aos pouco contagia e mobiliza os cidadãos locais.

Perceba que até este momento não mencionei sobre partidos políticos, até porque, parafraseando o teólogo Leonardo Boff: “Partido é parte, me interesso pelo todo, embora o todo passe pela parte”.

Desde o ano passado, a cidade cujos cidadãos eram reconhecidos pelo individualismo, tem apresentado indicadores de que em um processo gradativo e contínuo, tem contribuído para que esse estereótipo esteja caindo por terra.

Proporcionalmente ao número de habitantes, desconheço cidade com maior percentual de veículos de comunicação: impresso, falado e digital. Em uma visão meramente capitalista, baseada no acúmulo e escassez, conotaria a disputa insana pelo seu espaço ao sol. Mas a sobrevivência deles demonstra que existia uma demanda reprimida por conteúdo, e hoje cada qual à sua linha editorial e nicho de leitores, aparentemente se expande. Uma clara demonstração de que o varginhense se informa e busca por meio do conteúdo apresentado, formar sua opinião sobre temas que são relevantes para a sua realidade.

Outro indicador interessante de mobilização da sociedade são as ações sócio-ambientais empreendidas por cidadãos. Como exemplos, o belo trabalho de educação para a música desenvolvido na área rural pela equipe do Roça n’ Roll, a Rede pela Sensibilização e Coleta do Óleo de Cozinha Usado e o portal da APAV (Associação Protetora dos Animais de Varginha) que conta com diversas ferramentas lúdicas para incentivar a adoção de cães e gatos abandonados.

O segundo lugar de Marina em Varginha é fruto desta nova sociedade, um misto de bem-informada e mobilizada, que emerge para causas do bem. A tendência é de que progressivamente, a “comum”-”unidade” passe a enxergar onde antes não via, os pontos de luz na escuridão. Que passe a perceber que a bandeira Marina, vai além de um partido, uma cor ou simplesmente plantar árvores! Varginha esverdeou.

Diego Gazola é varginhense e empreendedor da Muda de Ideia (www.mudadeideia.com). Teve a oportunidade de trabalhar com Marina Silva na Dinamarca.

Tags: Opinião

6 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Clarice // nov 14, 2010 at 2:56 PM

    Diego e Fabrício, entendo a alegria de vcs, fico contente tbm. Mas… não acredito nesta mudança social em Varginha. Pode ser que a população esteja começando a perceber que a cidade está um lixo, ainda assim, temos muito trabalho (árduo) por fazer.
    Precisamos de leis municipais para “esverdear” de fato a cidade. Não fiquem esperando o povo se mobilizar, não! Infelizmente o estereótipo do varginhense é marcante e foi construido com a história da cidade. Não é a toa que ele existe.

    O comércio de Varginha é um dos mais feios e sujos que já vi! Cadê as lixeiras em cada esquina?Tínhamos uma linda praça central, que fez parte da memória da população, um político achou que estava velho, destruiu tudo, pra construir uma praça totalmente nova, com uma fonte que nem funciona mais! E cadê as flores? Os jardins? As árvores da cidade estão só diminuindo. Temos um horto florestal? Temos leis sobre isso?

    Se os políticos varginhense não se emprenharem com força, a cidade vai continuar cinza e desagradável.

    (tbm moro fora, e não por isso deixo de pensar na terra natal tbm).

  • 2 Fabrício Serafim // nov 14, 2010 at 2:55 PM

    Diego
    ao tomar conhecimento do resultado das eleições em Varginha e, agora, lendo seu artigo, fiquei orgulhoso! Fui coordenador do Comitê de Campanha do candidato a Deputado Federal pelo PV, Sander Simaglio que, para dizer a verdade, foi o principal – se não o único – comitê do Partido Verde no município a encarar com vontade e lealdade a campanha de Marina à Presidência, em uma força conjunta com o Movimento Marina Presidente, aqui encabeçado pela amiga e militante independente, Guta de Franco, e com forte colaboração de algumas dezenas de ativistas “verdes”, além do apoio da equipe da Fundação Aprender, representada pela Dra. Júlia Eugênia e por sua filha, Roberta Gonçalves.

    Caminhamos por toda a cidade, conversando com a população, panfletando (com o cuidado de não poluir as vias públicas), fazendo passeatas e atos de mobilização. Enfim, fazendo a política da única forma na qual acreditamos: Com verdade, coerência, consciência, garra e determinação. Sem oferecer benefícios individuais preocupados com o macro e nunca com o micro.

    A resposta das urnas foi um presente. Assim como o foi verificar, em uma leitura minuciosa, o recado que boa parcela da população dá aos políticos de carreira e aos aventureiros que por aqui cooptam votos.

    Estou orgulhoso de minha cidade! Estou orgulhoso por saber que podemos fazer a diferença. E, para manter e reforçar este orgulho, contaremos sempre com pessoas como você: Comprometidas com questões estratégicas e estruturais, e não somente com o disparate e o imediatismo das questões gerenciais. Parafraseando a própria Marina, quero dizer que “PERDEMOS GANHANDO”!!! Discutindo um projeto para Varginha, o estado e o país!

    Um abraço e meus cumprimentos pelo artigo.

    Fabricio Serafim

  • 3 TICUDO // out 11, 2010 at 5:05 PM

    VÊ SE NÃO VOLTA!

  • 4 marley // out 10, 2010 at 7:25 AM

    Aqui somos todos “verdes”. Me junto aos comentários do Afonso, nunca vi um prefeito tão apático, sem atitude nenhuma como esse. Deus nos livre rápido disso.

  • 5 bernardo // out 8, 2010 at 10:33 PM

    Como e bom ler boas noticias, dentro de dois anos vamos apagar esta estrela que so brilha para quem mama nela ,,,,,some coruja que o sol vai brilhar em varginha.

  • 6 Afonso Henrique // out 8, 2010 at 11:47 AM

    Belo texto Diego. Parabéns.
    No meu entender a apatia da administração atual também deu um empurrãozinho para ajudar Varginha a esverdear.

Deixe um Comentário