Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Suspeita de venda de túmulos e exumação irregular em Varginha

outubro 21st, 2010 · 24 Comentários

Dois casos de arrepiar. Ambos envolvem o cemitério municipal e chegaram à Justiça. O primeiro é a suspeita de venda irregular de túmulos. O segundo é suspeita de exumação irregular de ossadas no cemitério.

O Ministério Público determinou a instauração de inquérito policial. O delegado Josias Giffoni já ouviu todos os envolvidos. Agora avalia os depoimentos para dar prosseguimento e oferecer denúncia à justiça. O procurador-geral do Município, Pedro César da Silva, informa que a Prefeitura “toda a vez que recebeu denúncias de irregularidade na venda de túmulo tomou providências, sendo que no ano passado inclusive houve demissões de dois servidores em virtude desta prática nefasta e criminosa. Ocorre que muitas vezes aqueles que participam desta irregularidade não denunciam por estarem envolvidos no ilícito penal”.

O outro caso é tão desrespeitoso quanto o primeiro: inquérito policial, também a pedido do Ministério Público, investiga exumação feita antes do período permitido por lei, que é de cinco anos. A suspeita é a de que ossadas foram retiradas sem permissão legal. Para que isso possa ser feito, é preciso solicitar (antes, lógico), formalmente, ao juiz ou delegado. Além disso, as ossadas teriam sido colocadas em sacos, sem identificação alguma. A informação dada à Polícia Civil é a de que a ordem partiu do procurador-geral do Município, Pedro César da Silva para a construção de um novo velório. O procurador foi chamado para testemunhar, na próxima terça-feira (26). O advogado informa que “a informação de que a ordem para a exumação antes do prazo foi dada pelo Procurador- Geral do Município não condiz com a verdade, visto que a Procuradoria é um órgão consultivo e não executivo. O Procurador estaria no mínimo exorbitando de suas funções na medida em que não cabe a ele dar ordens, quando muito, ele é chamado a opinar sobre a matéria. As exumações dos restos mortais que foram feitas, muitas estavam já com o prazo vencido e poucas estavam prestes a vencer . Todas as ossadas teriam sido colocadas em sacos, com identificação, conforme constatado pelo policial”. Dr. Pedro afirmou ao blog, ainda, que “deu orientação, não ordens para retirar os sacos, de que fossem respeitados os prazos legais”.

Os dois casos vieram à tona durante reunião na Câmara Municipal, na noite desta quarta-feira. O vereador Ronaldo Lousada (PTB) solicitou informações do Serviço Municipal Funerário sobre os dois casos. Também perguntou para o delegado e a promotoria como andam as investigações. “Não quero acreditar que isso seja verdade, porque é muita falta de respeito com as famílias cujos entes queridos estão sepultados no cemitério. Se for verdade, qual é a segurança que todos nós teremos a partir de agora, em deixar os restos mortais de nossos familiares na confiança da prefeitura?”, disse o vereador.

Tags: Política · Segurança

24 Respostas Até Agora ↓

  • 1 PESO PESADO // out 31, 2010 at 7:31 PM

    Tomara que eles voltem para puxar o pé dessa cambada que fez isso. Um dia a casa cai, esse tipo de coisa é a cara do PT. Que adora esconder esqueleto em armário, não gosta da verdade e foge do debate. Um dia a casa cai e vou lhes pixar a mardição, tomara que eles puxem os pés e as calças de todos os cargos de confiança e lhes falem nos ouvidos, durante os próximos dois anos.
    Bento Carneiro O vampiro Brasileiro

  • 2 Vuvuzela // out 27, 2010 at 11:02 PM

    …Até no além, aquele nosso político tá tentando levar vantagem…
    eu hein…Credo e Cruz!!!!

  • 3 carlos augusto // out 25, 2010 at 2:27 PM

    do jeito que está, é melhor sair em um avião com defeito e tentar atravessar o atlantico, pelo menos morre no mar.

  • 4 Varginhense de Verdade... // out 24, 2010 at 3:31 PM

    Falando em cemitério, sera que a Prefeitura ja esta autorisando abrir o portão do velório municipal para os pobres? Pois ultimemente, só estava abrindo o portão do velório para quem pagasse um taxa de R$110,00 e antecipado hem!!!

  • 5 Thammyrez // out 23, 2010 at 10:37 PM

    isso dos sacos sem identificação é verdade pq eu e minha avô procuramos pelos restos mortais da mãe dela e o q achamos foram varios sacos enterrandos juntos e por não sabermos qual era o certo tivemos q deixá-la a onde está…

  • 6 Municipe // out 23, 2010 at 2:24 PM

    Que vergonha!
    Varginha está com falta de administradores de peso, inclusive no cemitério.

  • 7 vivo-morto // out 22, 2010 at 9:40 PM

    TA UMA VERGONHA OS PASSEIOS EM VOLTA DO CEMITÉRIO E TAMBÉM OS MUROS AMBOS ESTÃO QUEBRADOS, TÁ DIFICIL ANDAR PERTO DO CEMITÉRIO NO DIA DE FINADOS É SÓ CONFERIR ESSA VERGONHA EM VARGINHA

  • 8 Léa Bueno // out 22, 2010 at 9:10 PM

    Tem que fazer igual em Machado; colocar uma mulher viva, de carne e osso para morar dentro do cemitério e ficar de olho-vivo em tudo que acontece.

  • 9 Wanderson Vitor Boareto // out 22, 2010 at 7:04 PM

    Parabéns a promotoria de Varginha por mandar apurar este caso,e ao Blog do Madeira por divulgar as noticias de Varginha e da região.

  • 10 Chacal // out 22, 2010 at 4:44 PM

    NOSSA ATÉ COM OS FINADOS ESTÃO FAZENDO FALCATRUAS?QUE ISSO GENTE?EU OUVI O VEREADOR LOUSADA FALAR NA RADIO CLUBE,É MINHA GENTE A CIDADE ESTÁ JOGADA AS TRAÇAS MESMO, ENQUANTO ISSO O SR PREFEITO CONTINUA INDO AO CLUBE CAMPESTRE JOGAR PETECA E COMER UMA PICANHA E BEBER UM WHISK COM A BANDA PODRE DA CIDADE,EU AVISEI, E O POVO?JÁ DIZIA UMA SAUDOSA COMEDIANTE DA ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO O POVO? ORA PROFESSOR O POVO É APENAS UM DETALHE….

  • 11 so pra lembrar // out 22, 2010 at 4:41 PM

    nao vou pra este cemiterio nem morto

  • 12 Bernardo Silva // out 22, 2010 at 1:27 PM

    Errata: Pé atrás!!!!!!!!!!

  • 13 Bernardo Silva // out 22, 2010 at 1:13 PM

    O Et é de Varginha

    O ET de Varginha é um fenômeno do boato popular. Uma prosa mineira que voou o mundo. O que é fantástico. Trouxe para a cidade gente séria e nem tanto . Contou com a televisão faminta de audiência. E com uma das maiores interrogações da humanidade; a de que se existe ou não vida extraterrestre.

    O ET de Varginha é uma lenda urbana como várias outras conhecidas nas escolas, nos contos infantis e principalmente por adolescentes de todo mundo. São eles quem mais recebem diariamente produtos áudios-visuais repletos de fantasia. De Gerra nas Estrelas, de George Lucas, ao Curupira e Saci Pererê do Folclore brasileiro – tão bem apropriados por Monteiro Lobato.

    Quem nunca foi levado pela imaginação a sentir medo? Quem nunca ouviu uma história com “o pé a traz”, mas ao mesmo tempo ficou impressionado pela quantidade de argumentos apresentados pelo narrador? No caso: Um terreno baldio. O imaginário de três adolescentes. Uma movimentação estranha do exército brasileiro (da cidade vizinha de Três Corações.) A morte de um militar. A curiosidade popular e o medo dentre outros. A fábula do ET é uma confluência de fatores fundamentais para criação de um mito. Entre eles a falta de saber veemente do brasileiro.

    Quase quinze anos depois, argumentos antigos sobre a lenda de Varginha são contestados por muitos que viveram aquele dia de tempestade – e até isso foi motivo de comentário e entrou no roteiro.

    O fato é que Varginha teve a capacidade de criar um personagem espontâneo que nunca deixará de ser notícia. O que é extraordinário do ponto de vista dos marketeiros.

    Sempre na história desse país vão surgir casos como este, mas nenhum terá tanto sucesso como o ET de Varginha. Que só ganhou esse nome porque ele é daqui.

  • 14 REVOLTADO // out 22, 2010 at 1:07 PM

    EU JA FALEI PESSOAL, AQUI É IGUAL NA ESFERA FEDERAL.
    TO VENDO TUDO, TO VENDO TUDO, MAS FICO CALADO FAZ DE CONTA QUE SOU MUDO…….
    ACESSEM O YOUTUBE , O CLIPE DA MUSICA DO ZÉ RAMALHO E VEJAM DO QUE ESTOU FALANDO.

  • 15 Roque // out 22, 2010 at 11:09 AM

    Serio! Minha querida cidade Varginha esta desgovernada…estive no cemiterio providenciando uma melhoria em um tumulo da familia e fiquei entristecido com o que vi lá de forma geral. A sujeira, o mal cheiro, tumulos quebrados com restos mortais em exposição. Assim como a cidade la tambem esta sem administração alguma. Caso de ministerio publico. Temos tres poderes que recebem , sao pagos …para adiministrar,fiscalizar e manter a ordem publica…..E ai? Alguem tem de trabalhar de verdade nesta cidade. Assim nao da ne pessoal!

  • 16 John // out 22, 2010 at 10:32 AM

    Primeiro, eu acho um absurdo existir um cemitério ainda em funcionamento bem no meio do centro da cidade, que isso! Uma falta de higiene, um perigo para os vizinhos do local… É ridículo isso em nossa cidade…

  • 17 DIRSO // out 22, 2010 at 9:49 AM

    O dia que eu morrer, se fizerem isso com minha ossada, com certeza vou puxar o pé destes vagabundos…….

  • 18 Carlos // out 21, 2010 at 2:28 PM

    Eu fui o que tu és, tu serás o que eu sou!!!!!!!!
    Até no cemitério a gestão municipal pisa na bola, isto é coisa dos cargos de confiança!!!!!

  • 19 lili // out 21, 2010 at 1:38 PM

    o que será que está acontecendo em nossa cidade?Agora NEM os mortos tem sossego. BRINCADEIRA!!!

  • 20 eu // out 21, 2010 at 1:33 PM

    Pois é gente, no dia em que a policia esteve na funeraria, o pessoal da funeraria nao permitiram a entrada da PM no local, so seria permitida com um mandato,eu moro aqui perto eu vi, e nessa mesma semana que a policia veio, no cemiterio tava uma cheiro horrivel…..Sei la pra nao deixar entrar, alguma coisa tinha….

  • 21 PESO PESADO // out 21, 2010 at 1:32 PM

    Com diria,o Presidente de um país de terceiro mundo.
    Nunca antes na história dessa cidade….

  • 22 John // out 21, 2010 at 1:02 PM

    E aquela história que saiu no blog do Chereze onde um visitante do cemitério encontrou um braço humano em estado avançado de decomposição jogado na terra, segundo informação o coveiro disse que poderia ter sido um cachorro que havia retirado.

    …tá, um cachorro cavar sete palmos de terra para retirar um braço…

    …isso tá me cheirando a coisa errada…

    Vê isso Madeira!

  • 23 leitora doblog // out 21, 2010 at 1:02 PM

    Vereador Ronaldo Lousada é bom também investigar porque é tão difícil você conseguir algum documento na delegacia de trânsito se não tiver um despachante. A primeira pergunta que é feita para quem vai lá é “quem é o seu despachante?”. Se você não tiver um o serviço é dificultado de todas as maneiras. Além disso, quem faz vistorias nos carros e trocam as placas são os despachantes e não os funcionários.
    É só investigar………….

  • 24 Sincero // out 21, 2010 at 12:00 PM

    Vamos esperar a investigação chegar ao fim e torcer para que as acusações não sejam verdadeiras…
    Caso sejam, um ato vergonhoso e bizarro além de acima de tudo ser um ato de falta de respeito com as famílias possivelmente atingidas…
    Varginha…….. o que está acontecendo em nossa cidade??? Que administração é essa??
    Corujinha cade vc??? São tantos os buracos deixados pala administração passada que não dá para fazer nada??? Ou não há intenção de fazer??

Deixe um Comentário