Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Não é história de pescador

outubro 26th, 2010 · 5 Comentários

Jaú de 50 quilos vira atração em Varginha

Jaú de 50 quilos vira atração em Varginha

O pescador Cláudio Carvalho fisgou um jaú de 50 quilos e 1,5 metros no rio Sapucaí, em Paraguaçu. “De 25 minutos a meia hora para tirar ele, deu trabalho”, conta o pescador, que estava acompanhado do filho Gabriel que tem a mesma altura do peixe e dez quilos a menos. “Eu achei que ele fosse carregar meu pai para dentro d’água porque ele é muito forte”, diz o garoto. Carvalho pendurou o peixe na garagem de casa, no bairro Parque Mariela, e chamou a atenção da vizinhança. De acordo com a bióloga Leila Cabral, o jaú não é um peixe típico do Sul de Minas, é mais comum nas bacias dos rios Paraná e Amazonas. Para a bióloga, o peixe pode ter aparecido no Sapucaí por alguma alteração ambiental e há a possibilidade de haver outros peixes da espécie no rio, já que eles nadam em cardumes. Apesar de grande, o jaú pescado em Paraguaçu não é dos maiores, já que os peixes da espécie podem chegar a pesar 200 quilos e ter dois metros. (com informações da EPTV)

Tags: Geral

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 marcos tadeu // mar 26, 2011 at 1:08 AM

    Ao contrario do que a minha colega bióloga disse na matéria o jaú é sim peixe da bacia do rio sapucai, tendo em vista que a bacia do sapucaí pertence a bacia do alto rio grande e esta pertence a bacia do rio parana, antigamente era comum encontrar essa espécie nos rios da região , porem com a construção das barragens hidroeletricas o ciclo de reprodução desses animais foi radicalmente alterado e associado a alta pressão da pesca indiscriminada fizeram com que este peixe desaparecece de nossas aguas, e outra observação os jaús são peixes de fundo , são solitarios por natureza e ocasionalmente são canibais.

  • 2 IN OFF // out 31, 2010 at 5:38 PM

    OH!!!! Está dependurando!!!!
    Este amarelo é a fita métrica!!!!!
    Eu hein!!!

  • 3 flavio // out 30, 2010 at 10:19 PM

    pelo amor de deus não brinquem com minha capacidade de entendimento:quer dizer que esse cidadão está segurando,cinquenta quilos em sua mão???^?um conselho,pegue um saco de arroz de 5 quilos e segure na mão do jeito que o pescador está segurando,depois vc me fala….ai eu pergunto,imagina o saco de arroz vezes onze…esse peixe pesa 50 quilos????no maximo 10,vamos pensar um pouco.;

  • 4 IN OFF // out 29, 2010 at 9:16 PM

    Ouvi dizer que no Rancho Ponte Nova um tal de Tião pegou dois num só molinete….além de dois lambaris na barrigada!!! ainda vivos!!!
    Eu hein!!!

  • 5 Pedro Paulo // out 26, 2010 at 11:50 AM

    É raro, mas existe… Há mais ou menos dois anos eu fisguei um jaú filhote, no Rio Verde, perto do Solúvel.

Deixe um Comentário