Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Memórias de Varginha: filme de 1946

outubro 26th, 2010 · 12 Comentários

 

O filme foi enviado pelo professor Afonso Paione: “Terminei a digitalização do vídeo da posse do prefeito Braz Paione em 1946. Este filme foi projetado no Cine Rio Branco em meados da década de 80, quando fizemos a gravação em vídeo-cassete. Nilson Ribeiro foi o projecionista e tomou todo o cuidado para não haver um incêndio, visto que o filme tem base de acetado, que é altamente inflamável. A qualidade da gravação não é muito boa devido à qualidade dos equipamentos da época e foi piorada pela movimentação da câmera de vídeo. Acho que o cinegrafista ficou entusiasmado com a história e queria pegar closes das cenas. Uma pena… É a única cópia que temos. O filme original encontra-se depositado na Cinemateca em São Paulo. Interessante o título do documentário que é “Varginha – Rainha do Sul de Minas”. Apesar da falta de qualidade das imagens o som é original e podemos observar cenas da cidade na década de 1940. Temos a “Furiosa” (Lira Varginhense) subindo a av. Rio Branco em frente ao Cine Rex.
E o mais interessante: as mulheres praticamente estão ausentes durante as comemorações da posse. A multidão é formada por homens (de chapéu)”.

Tags: Memórias de Varginha

12 Respostas Até Agora ↓

  • 1 maura crabi // jul 11, 2015 at 11:56 PM

    alguem tem imagens do carnaval do vtc de 1989,que saudade!!!!

  • 2 Julio Penna // dez 6, 2010 at 11:31 AM

    Muito interessante este filme. Hoje há grandes facilidades e técnicas para restauração. Seria ótimo se alguém pudesse fazê-lo.

  • 3 Antonio Carlos Paione Geraldi // nov 25, 2010 at 4:42 PM

    Sou filho de Maria Paione Geraldi casada com Geraldo Geraldi natural de Varginha .Passei a maior parte da minha infancia em Varginha . Minha máe é filha do Eng. Armindo Paione sobrinha do Eng. Bras Paione um abraço eng Antonio Carlos Paione

  • 4 JAPAIONE // nov 10, 2010 at 7:01 PM

    Braz Paione é meu querido pai. Foi Prefeito de Varginha, em 1945/46, nomeado pelo Governador de Minas Gerais, na época,Benedito Valadares. Vou fazer uma confidência : um amigo nosso foi à Prefeitura solicitar um emprego. Meu pai muito sincero e justo respondeu-lhe: Infelizmente não posso fazer nada.EU JÁ SOU DEMAIS AQUI.

  • 5 Diego Gazola // out 31, 2010 at 10:58 PM

    Quanta riqueza, parabéns Paione!

  • 6 Carlos // out 27, 2010 at 4:19 PM

    Onde a “Furiosa” esta subindo a Rio Branco ficava a bicicletaria Rex acima do Cinema!!!!
    Boas lembranças.

  • 7 Chacal // out 27, 2010 at 12:46 PM

    Caraca adorei esse video, que falava das casas Navarra, do Educandário,do Aeroporto e da posse do Prefeito Braz Paione,Varginha já era a Rainha do Sul de Minas,alguém pegou esse titulo, poís se quando eu me mudei pra cá era a princesinha do sul de Minas, alguém ai se lembra? Nossa princesa hoje é rainha, bordão de um certo candidato? einh….! alguém ai se lembra????????

  • 8 Lobão // out 27, 2010 at 10:51 AM

    Parabéns ao Paione em divulgar esses materiais. Não é como os outros ditos “historiadores” de Varginha, que ficam segurando material em troca de dinheiro. Passou da hora de abrir o baú e jogar as preciosidades na rede!

  • 9 Varginhense @ O Original // out 27, 2010 at 8:07 AM

    Interessante e importantissimo estas materias para que todos possam ver o passado de nossa cidade.
    Materias deste porte trás ao internauta e aos leitores do blog um conhecimento de grande importancia para nossa cultura e relembrar e tambem claro, ver e pensar no crescimento da cidade….

    Materia valiosa que merecia um espaço maior no Blog, sobre o passado da cidade….

    Nota do blog: as matérias da seção Memórias de Varginha estão linkadas no topo do blog, acima da foto de abertura. Clique lá para ver mais reportagens sobre a história da cidade.

  • 10 PROFESSORA // out 27, 2010 at 1:25 AM

    Adorei! Parabéns pela iniciativa cultural de nos presentear sobre a hisíria de nossa cidade.Valeu!

  • 11 Vuvuzela // out 26, 2010 at 11:07 PM

    Parabéns pela dedicação e sensibilidade em resgatar um pouco da Memória de Varginha.Isso nos torna cidadãos melhores.
    Tenho mais de 30 anos e sempre ouvi estórias sobre a Praça de Esportes, Casa Rodia, Navarra, Ford, Santa Casa, Educandario.Vi poucas fotos mas este documentário pode me levar no tempo.
    Orgulho da terra, do povo, da história.
    Magnifica a narração do video,a simplicidade aos detalhes tão supérfluos hoje em dia é emocionante.

  • 12 Isabel Braga // out 26, 2010 at 6:19 PM

    Parabéns Madeira!!!!!
    Um documentário valioso. Vale a pena ver e copiar.

Deixe um Comentário