Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Debate da Fadiva

outubro 2nd, 2010 · Sem comentários


A saúde foi o assunto mais discutido durante o debate entre os candidatos a deputado estadual com domicílio eleitoral em Varginha. Foi na noite de quinta-feira, último dia permitido pela lei eleitoral. Clique abaixo para ver um resumo do debate, feito pela repórter Thayane Viana, do que foi discutido no debate.

                                                 Os jornalistas Márcio Borges (do Varginha on Line, fazendo anotações), Priscila Paiva (Rádio Clube) e Mirella Penha (Jornal Sul de Minas). Foto: Thayane Viana

Resumo do debate pela ordem de respostas

 

Bloco de perguntas dos jornalistas

Dr. Iliano

Questionado sobre o índice do ICMS de Minas, respondeu que se eleito tentaria uma forma de reduzir. E compensar a arrecadação dando condições para aumentar a produção.

Dr. Adilson

No âmbito da cafeicultura, o candidato disse que “Minas Gerais vive hoje uma escravidão melhorada. É o estado que mais produz café, mas não lucra com ele”. Afirmou que é preciso investir na propaganda para incentivar principalmente o consumo de café no mercado interno.

Rogério Salomé

Para auxiliar aos jovens que buscam o primeiro emprego ele acredita que o Estado poderia oferecer mais cursos profissionalizantes durante o ensino médio.

Dilzon Melo

Questionado sobre como um deputado consegue enviar verbas para a cidade, Dilzon Melo explicou que tudo depende de iniciativa. “Nos últimos oito anos não recebi nenhuma visita da atual administração de Varginha para solicitar recursos e investimentos. O que veio para a cidade foi de iniciativa do próprio Estado”.

Dr. Iliano

O candidato vê uma melhora no nível sócio-econômico de Minas. E apesar de ainda haver déficit habitacional ele acredita que hoje é muito mais fácil conseguir a casa própria pelos diferentes tipos de crédito. “Hoje, praticamente, só não tem a casa própria quem não quer”.

Rogério Salomé

Vê como prioridade o desenvolvimento da região. Para isso, é preciso melhorar a infra-estrutura e qualificar mão-de-obra para atrair investimentos das grandes empresas. É preciso também melhorar os aeroportos da região e construir um novo.

 

Dilzon Melo

Falando sobre os problemas da saúde, Dilzon Melo lembrou os mais de 12 milhões de reais investidos pelo Estado no Hospital Regional e Hospital Bom Pastor. Da Casa da Gestante construída no município, que oferece atendimento para mulheres com gravidez de alto risco e todos os exames pré-natais de graça. E falou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que será construída.

Para ele, verbas os hospitais recebem, mas é preciso saber administrar. Hoje os hospitais estão cheios de dívidas. Exemplificou citando o hospital de Três Corações, que colocou suas contas em dia, capacitou seus servidores e se empenha em oferecer um serviço de qualidade.

Dr. Adilson Rosa

Ainda sobre a saúde, Dr. Adilson foi questionado sobre a situação do Hospital Regional. O candidato é favorável a sua completa estadualização. “Se não fosse o Estado ajudar ele já teria fechado as portas há muito tempo. É uma terceirização criminosa o que acontecia lá e que hoje acontece no Hospital Bom Pastor”. O candidato também considera de grande necessidade a construção de um novo hospital em Varginha.

 

Bloco de perguntas entre candidatos

 

Respostas dos candidatos:

Dr. Adilson Rosa

É favorável a projetos que mantenham os alunos na escola em tempo integral. “Eles precisam aprender coisas do dia-a-dia, cuidar da casa, cozinhar… não adianta ter todo o conhecimento técnico e não saber coisas essenciais”.

Rogério Salomé

Disse que na educação é preciso antes de tudo valorizar o professor. Com capacitação, oportunidades e remuneração justa.

Dilzon Melo

Sobre segurança, o candidato enfatizou que ela começa na educação que vem de casa. Depois passa pela oportunidade de formação pessoal. Ele acha necessário mudar a grade curricular das escolas de modo que atue na prevenção da criminalidade. “Não adianta construir penitenciárias, colocar mais policiais nas ruas… isso é quebra-galho”.

Sobre o desenvolvimento regional, Dilzon também demonstrou preocupação com a infra-estrutura e mão-de-obra qualificada. Lembrou que a Philips-Walita  foi o maior investimento que Varginha recebeu no ramo empresarial. “A vinda da Walita foi uma imensa conquista, muitas cidades disputaram a atração dessa empresa e Varginha conseguiu. Junto com ela vieram mais seis empresas que geram emprego, renda e estimularam a capacitação na região”.

Rogério Salomé

Defendeu a reciclagem como uma forma de preservação ambiental e geração de renda. Acredita que essa reciclagem deve ser aperfeiçoada, tratada de modo mais sério. Dr. Adilson Rosa (que o havia questionado) completou com a frase: “Enquanto o lixo for tratado como apenas lixo a reciclagem não sai do lugar”.

Dr. Adilson

Questionado sobre os constantes problemas envolvendo o Hospital Bom Pastor respondeu que “O problema lá é de incompetência administrativa. Os pagamentos não estão em dia. Os médicos e trabalhadores precisam de seus salários e se não recebem, não prestam atendimento. A saúde hoje é desesperadora, principalmente no Pronto Atendimento. Vemos faltar materiais básicos, até mesmo papel higiênico. Não adianta injetar dinheiro enquanto não há administração de fato. É preciso trocar a gestão até acertar. Pelo que vejo, temos uma anestesia geral hoje na cidade, nosso prefeito é médico também e parece que não vê, não acorda que a saúde precisa melhorar urgentemente”.

Dr. Iliano

Acredita que trabalhar a saúde preventiva com maior afinco é um caminho para melhorar a saúde a longo prazo. Ele acredita que esse trabalho precisa ser desenvolvido também nos PSF’s melhorando a qualidade de vida das pessoas e a saúde no município.

No bloco seguinte vieram as considerações finais de cada candidato.

Tags: Blog nas Eleições 2010

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário