Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 22 – O meio-jogo

outubro 20th, 2010 · Sem comentários

Na aula de hoje vamos falar sobre o meio-jogo, ou seja, a fase em que os contendores após desenvolverem suas peças para casas estratégicas irão buscar a melhor forma de obterem uma vantagem material e/ou posicional e consequentemente atingirem o objetivo do jogo que é o xeque mate.

O meio-jogo é a fase da partida onde as peças em sua maioria já alcançaram o seu melhor desenvolvimento, dependendo, todavia, em como foi conduzida a abertura ou defesa escolhida por cada enxadrista. Por esta razão, o estudo da teoria das aberturas e defesas deve estar em harmonia com a preparação de planos estratégicos que resultam em um meio-jogo esperado.

O meio-jogo também é a fase na qual a maioria das combinações pode acontecer. Combinações de meio-jogo estão frequentemente conectadas com o ataque ao rei oponente; alguns padrões típicos possuem seus próprios nomes, por exemplo, Mate de Boden ou Combinação Lasker-Bauer.

Outra importante questão do meio-jogo é quando e como reduzir o material disponível e entrar na fase final da partida (esta redução de material é denominada de simplificação). Por exemplo, pequenas vantagens materiais podem ser transformadas em vitória somente em um final de jogo bem conduzido e para isso, o lado com a pequena vantagem deve procurar um meio para efetuar a simplificação e obter um final favorável. Entretanto, nem todas as reduções de material são adequadas para este propósito, por exemplo, se um dos lados possui um bispo de casas claras e o oponente possui um de casas escuras, a simplificação para um final de bispos e peões é geralmente vantajosa para o lado mais fraco, uma vez que finais de bispos de cores opostas normalmente terminam em empate, mesmo com a vantagem de um ou dois peões.

Resumindo, os especialistas consideram o meio-jogo a fase mais importante da partida, isto porque é ele que irá definir o tipo de final a ser jogado e certamente aquele que conseguir melhor manejar suas peças nessa fase, com certeza entrará em um final mais confortável e fácil de conduzir à vitória. Não podendo desconsiderar a possibilidade da partida sequer chegar a um final, como nos casos que ocorrem os famosos golpes táticos levando á perdas materiais que não justificam continuar a partida.

 Importante lembrar os leitores que estaremos sempre à disposição de qualquer um que tenha dúvida sobre a aula da semana, bastando que envie um email para [email protected] para esclarecimentos do tema abordado.

Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do VTC, abrindo diariamente da 19h às 22h.

Tags: Geral

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário