Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Varginhense lança livro sobre arquitetura rural

setembro 13th, 2010 · 8 Comentários

O arquiteto varginhense Cícero Ferraz Cruz lança, neste sábado (18) e segunda-feira (21) o livro Fazendas do Sul de Minas Gerais – Arquitetura rural nos séculos XVIII e XIX. No sábado será em Belo Horizonte (rua Paraíba, 1419, às 10h30) e na segunda-feira, em São Paulo (rua Fradique Coutinho, 915, 18h30).

Descobrir o que havia em comum entre os velhos casarões das fazendas mineiras que conheceu na infância sempre motivou o arquiteto e professor Cícero Ferraz Cruz, muito antes de ele pensar em seguir essa carreira. Ao iniciar o curso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), o jovem mineiro começou a pesquisar essas construções. Formado, decidiu que esse seria o tema de sua tese de mestrado (EESC-USP).

A pesquisa durou anos. Nesse tempo, Ferraz Cruz visitou mais de cem fazendas do sul de Minas Gerais e mergulhou na bibliografia existente sobre o tema. O resultado foi que a tese virou o livro “Fazendas do Sul de Minas Gerais, Arquitetura Rural nos Séculos XVIII e XIX” editado pelo Iphan/Programa Monumenta. O livro será lançado na Livraria Mineiriana, no dia 18 de setembro, a partir das 10h30.

No prefácio do livro, o prestigiado arquiteto Carlos A.C. Lemos destaca que o trabalho “bem cuidado” de Cícero Ferraz Cruz mostra uma das ilhas culturais do Brasil, a ilha onde se estabeleceram aventureiros portugueses em meados do século XVIII, trazendo para a colônia os modelos arquitetônicos de sua terra.

Ferraz Cruz mostra que as fazendas inauguram uma nova técnica construtiva no Brasil. Além disso, têm a mesma concepção programática e mesmos materiais construtivos, criando uma família tipológica própria na porção sul da bacia do Rio Grande. Autor do texto e das fotos, o arquiteto presenteia o leitor com desenhos de fachadas e das plantas dos casarões, o que permite uma verdadeira viagem pelo tempo.

Tags: Cultura

8 Respostas Até Agora ↓

  • 1 joao alberto // jan 2, 2011 at 2:35 PM

    gostaria de saber como adquirir o livro

  • 2 Ana Paula Brandão Menezes // out 14, 2010 at 8:24 PM

    Boa noite:
    Moramos em Belo Horizonte e a minha mãe está muito interessada em adquirir o livro do Cícero, por favor me informe aonde conseguir, aqui em BH já esgotou. Qual o nome da editora?
    Atenciosamente,
    Ana Paula

  • 3 Adriana // set 25, 2010 at 4:37 PM

    Gostaria muito de adquirir o livro,por favor me mande o valor e como conseguir, obrigada!
    Adriana.

  • 4 Rogerio Prado // set 19, 2010 at 10:03 PM

    Tomei conhecimento do lançamento deste livro em diversos jornais de Minas, estou muito interessado em conhecer o trabalho do Cícero. Parabéns pela notícia e Parabéns ao Cícero pelo trabalho que com certeza irá promover a cultura mineria. aguardo contato

  • 5 // set 14, 2010 at 2:58 PM

    Quem? Cuma?

  • 6 Barão de Araruna // set 14, 2010 at 12:07 AM

    Minha fazenda é linda amigo,tenho minha senzala conservada até hoje,apenas o ouro que eu não consegui achar,minha fazenda tem capela dentro da casa,30 quartos,é um casarão!

    Bem legal esse reportagem!

  • 7 José da Silva // set 13, 2010 at 8:27 PM

    Parabéns ao Varginhense Ilustre, pela publicação desse importante livro. Gostaria de saber se o livro não será lançado em Varginha? onde pode ser comprado? qual o preço?

  • 8 eduardo benedito ottoni // set 13, 2010 at 8:12 PM

    DEVE SER MUITO INTERESSANTE ESSE TRABALHO DO CICERO. ACHEI QUE ELE FOSSE PARENTE DO CICERO CRUZ, APOSENTADO DO BANCO DO BRASIL. PRECISO DE UM CONTATO COM ELE, A PEDIDO DE UMA PARENTE DE BAEPENDI QUE PRETENDE ADQUIRIR O LIVRO E SABER SE A FAZENDA DA VARGEM, NAQUELE MUNICIPIO, CONSTA DO SEU TRABALHO.

Deixe um Comentário