Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Varginha inaugura mais duas “Academias de Rua”

setembro 10th, 2010 · 22 Comentários

Quatro pontos da cidade já contam com as “Academias de Rua”: além do Sion e Santa Maria, Centenário e Novo Horizonte acabam de receber os aparelhos com o monitoramento dos professores de Educação Física da Secretaria de Esportes e Lazer. De acordo com a Semal, ainda no segundo semestre, mais dois bairros terão a Academia de Rua: Imaculada Conceição, onde os aparelhos estão sendo instalados, e a Vila Paiva.

Todos os locais escolhidos foram analisados de acordo com a necessidades dos bairros. A população utiliza os aparelhos durante todo o dia, de forma gratuita e, em horários específicos, no começo da manhã e final da tarde, a comunidade é acompanhada por um professor de Educação Física, que além de monitorar os praticantes, comandam atividades especiais com outros acessórios e alongamento.

Os equipamentos, similares aos encontrados em academias, funcionam através da movimentação do corpo humano, o que permite o uso por pessoas de todas as idades, de crianças à turma da melhor-idade.

Centenas de praticantes

O Projeto da ‘Academia de Rua’ começou há dois anos em Varginha com os aparelhos montados nos bairros Sion e Santa Maria. Desde o início, o número de praticantes superou as expectativas, com centenas de pessoas utilizando o serviço diariamente e, inclusive, elas passaram por avaliação física para um melhor acompanhamento das atividades diárias.

“É uma bela oportunidade para a comunidade fazer uma atividade física diária. Notamos mensalmente que o número de adeptos aumenta consideravelmente e vale lembrar que aliado ao esporte e a estética, o trabalho da ‘Academia de Rua’ funciona como prevenção, pois os próprios frequentadores alegam que houve diminuição na quantidade de medicamentos que eles utilizavam antes de iniciar a prática”, comentou o professor Flávio Henrique Pontes, monitor no Santa Maria.

Atividades especiais

As atividades nas ‘Academia de Rua’ não se limitam apenas aos aparelhos instalados nos bairros. A Semel reúne os frequentadores para a participação em atividades especiais que englobam caminhadas em diferentes pontos da cidade. Para se ter uma ideia, somente nos últimos meses, os praticantes caminharam até o Riviera do Lago e a Flora. Eles também participaram do Dia do Exercício, que geralmente é realizado em uma manhã de sábado, com diferentes atividades (ginástica localizada, tai chi chuan etc) em um local específico. O Projeto ‘Academia de Rua’ funciona através da Prefeitura de Varginha e é comandado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Varginha (Semel) com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Sosub). (ASSCOM/SEMEL)

Tags: Esporte

22 Respostas Até Agora ↓

  • 1 BAADER MEINHOF // set 19, 2010 at 10:34 PM

    “Jose Luiz”, a palavra ANIMAL aqui está sendo utilizada como sinônimo para IRRACIONAL. Se vc tiver a capacidade pra analisar isso, quero dizer aqui que o “ser humano” que faz isso não tem, no mínimo, discernimento entre o que é certo ou errado, ou seja, não tem sequer a capacidade MÍNIMA de refletir sobre o que está fazendo.
    Enfim, “gaste” sua revolta com coisa mais importantes, seu ANIMAL…

  • 2 JOSE LUIZ VILELA // set 18, 2010 at 10:21 AM

    NÃO CONCORDO COM COMENTÁRIOS IDIOTAS , PORQUE ANIMAL E INDIO NÃO DESTROEM, QUEM DESTROI SÃO OS SERES HUMANOS, ENTÃO VAMOS TER MAIS RESPEITO COM OS ANIMAIS E INDIOS.

  • 3 Regi // set 15, 2010 at 4:10 PM

    Marcos,vc se inclui no ‘Varginha é assim” ou no “Nova Varginha só tem índio”?Sim,pq uma pessoa q acha q cultura é coisa de desocupado,nem de índio pode ser chamado,uma vez que índios valorizam mto a própria cultura né?Ah sim,ficou claro que é na parte da ralé.Ralé ignorante,ñ do Nova,nem de Varginha.Vc parece daqueles q criticam mas ñ tem coragem de fazer nada pra mudar,talvez nem a própria situação de inércia e ignorância.O local onde uma pessoa mora nem sempre indica como ela é.Em mtos condomínios e prédios de luxo,(deve ser num desses q vc mora),talvez seja mais fácil encontrar pessoas “pobres” como “talvez” seja o seu caso.

  • 4 ig // set 15, 2010 at 9:52 AM

    ………………

  • 5 pedro // set 15, 2010 at 9:52 AM

    E o bairro parque rinaldo 1 foi esquecido mesmo ?????
    cade os nossoa aperelhos ??????? senhores !!!!!

  • 6 BAADER MEINHOF // set 14, 2010 at 8:48 AM

    A idéia é excelente. Mas, infelizmente, em um lugar onde só vivem ANIMAIS, deve-se pensar duas vezes antes de fazer qlq investimento de verba pública pois, como já disseram aí, os ANIMAIS destroem tudo rapidinho…

  • 7 Brunna // set 13, 2010 at 9:00 AM

    tá bom!!!!!!!
    pelo menos fez alguma coisa util no parque

  • 8 Antonio Belo Sobrinho // set 12, 2010 at 12:06 PM

    Estas academias representam muito para várias pessoas, realmente é sempre bom ver pessoas, de várias idades utilizando os equipamentos, fico até com inveja, confesso, pois é uma oportunidade que todos poderiam aproveitar e a correria do dia a dia não permite… parabéns por mais uma praça com ginástica.

  • 9 carlos augusto // set 12, 2010 at 11:30 AM

    Esses vandalos que destroem o patrimônio tem que pagar fazendo capina com uma bola de 10 KG presa no pé.

  • 10 Livia // set 11, 2010 at 9:11 AM

    Achei super legal os aparelhos, só que o unico problema e que as crianças já estão destruindo tudo e os pais ficam lá sentados só olhando não fazem nada….

  • 11 timélo rego // set 10, 2010 at 8:52 PM

    vão destruir tudo rapidinho!!

  • 12 Rosane // set 10, 2010 at 8:26 PM

    Semal??

  • 13 giovana steves // set 10, 2010 at 8:06 PM

    eu adorei,achei bem legal,e muito intesante

  • 14 giovana steves // set 10, 2010 at 8:02 PM

    eu adorei,eu achei super legal, e é muito interativo

    bjs da gigi

  • 15 Carol // set 10, 2010 at 5:16 PM

    Marcos, ralé e índio é vc com esses comentários nada a ver…

  • 16 eduardo benedito ottoni // set 10, 2010 at 3:27 PM

    Parabéns ao Prefeito Corujinha, ao Secretário (brilhante) Alex e ao Jaime (Baiano – Semel). Que a poulação possa aproveitar e que os equipamentos sejam preservados para uso a que se destinam.

  • 17 carlos eduardo // set 10, 2010 at 3:01 PM

    muito bom,parabens nos merecemos.

  • 18 morador de varginha // set 10, 2010 at 2:51 PM

    No parque centenario colocaram sim os aparelhos, mas esqueceram de arrumar o parque que esta totalmente abandonado com a sua quadra de areia,parquinho, ducha , praça e bar, banheiros e pedalinhos em pessimas condiçoes.
    Cade a reforma prometida na campanha?

  • 19 Oliver "anonimo" // set 10, 2010 at 12:53 PM

    Quais são os horarios que os profissionais de ED. Fisica estão nessas academias?
    Tem como publicar de todas?

    Abraço

  • 20 Marcos // set 10, 2010 at 12:15 PM

    Se colocarem estes aparelhos no Nova Varginha, os indios quebram tudo. Varginha é assim.Nova Varginha so tem rale

  • 21 Regi // set 10, 2010 at 10:56 AM

    QUE BOM Q TEM ORIENTAÇÃO DOS PROF. DA SEMEL.HJ PELA MANHÃ JÁ VI OS APARELHOS INSTALADOS NA PRAÇA DA UNIFENAS,NO IMACULADA!!!PODIAM ACHAR UM ESPAÇO NO NOVA VARGINHA PRA COLOCAR TBM NÉ?!

  • 22 Marcos // set 10, 2010 at 9:22 AM

    Tem esteira eletrica???? Aposto que não, isto é so para iludir o povo.

Deixe um Comentário