Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Semana Jurídica da Fadiva homenageia Professor Tomé Antônio Guimarães

setembro 9th, 2010 · 1 Comentário

Nesta quarta-feira (8/9), às 8h30, teve início mais uma Semana Jurídica da Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva), no Salão de Eventos da própria instituição.

O homenageado deste ano é o professor Tomé Antônio Guimarães. Na abertura, realizou-se a apresentação do Coral da Fadiva, que, após o Hino Nacional, executou o Hino da Fadiva, de autoria do Prof. Mário Vani Bemfica, cuja letra encontra-se no site da instituição, em seguida, “Carinhoso” e, finalizou a apresentação com “Caçador de Mim”, que, num belo arranjo vocal, emocionou os presentes. Drª Terezinha Richartz, da Escola Supera – Ginástica para o Cérebro, iniciou a palestra definindo o cérebro, seu funcionamento e como trabalhá-lo para atingir o máximo de sua capacidade e, o mais interessante, que o órgão é plástico, podendo ser moldado de várias formas, basta exercitá-lo. O Supera apresentou aos alunos seus objetos de trabalho, como por exemplo, o ábaco, muito utilizado pelos orientais no estímulo cerebral relacionados a cálculos, além de alguns jogos de raciocínio. Também estiveram presentes, apresentando os produtos, as representantes da Água de Cheiro e do Bom dia Café, que fazem parte do quadro de empresas parceiras do presente evento. A Semana Jurídica da Fadiva é realizada todos os anos, onde ocorrem palestras com profissionais renomados do meio jurídico. Este ano, o homenageado, será o Professor Tomé Antônio Guimarães, grande professor da casa. Mineiro, nascido em São Sebastião do Rio Verde, casou-se com Teresinha Bemfica Guimarães, com quem teve 6 filhos e 13 netos. Dr. Tomé também prestou relevante serviço à comunidade, quando Promotor de Justiça, onde demonstrou três características: integridade, responsabilidade e competência, testemunhadas pelos moradores de Ferros, Ervália, Baependi, Itanhandu, Alfenas e Belo Horizonte, onde, então, aposentou-se. Também destacou-se por ser grande conhecedor da língua portugesa, conhecimento este, utilizado em processos seletivos de algumas instituições de ensino. Na Fadiva, atuou como professor e Vice – Diretor, sendo, inclusive, um dos fundadores da Instituição. De 1969 a 1996, anos em que ministrou aulas na cadeira de Processo Penal (hoje ministradas por sua sucessora e filha, Profª Vânia Maria Guimarães Bemfica Pinto Coelho), presenteava seus alunos com riqueza de detalhes da disciplina, e, numa sala com, aproximadamente, 200 alunos, o mesmo, sem microfone, mantinha o ritmo de suas aulas e, principalmente, a atenção da classe, comprovando que o dom da docência também era uma de suas inúmeras qualidades. Na sexta-feira, dia 10/09, está marcada uma Noite de Gala, quando professores e alunos prestarão justas homenagens ao saudoso professor. Faz parte da programação da Noite de Gala, a entrega de prêmios para os alunos que mais se destacaram neste ano de 2010. A programação da Semana Jurídica da Fadiva “Prof. Tomé Antônio Guimarães” está disponível no site da instituição. Informações e inscrições na Secretaria da Fadiva – 3221-1900. (Assessoria de Imprensa da FADIVA: Daniela C. Amorim)

Tags: Educação

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 eduardo benedito ottoni // set 10, 2010 at 3:35 PM

    Compartilho da justa e oportuna homenagem ao Professor Tomé, mineiro de São Sebastião do Rio Verde. Fui seu aluno e tenho registrado seus ensinamentosAlém de cultor do Diretio, foi um grande jogador de futebol, muito respeitado na região do grande Baependi … Cumprimento Dona Teresinha e seus familiares.

Deixe um Comentário