Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Polícia Militar orienta motoristas na Semana Nacional do Trânsito

setembro 21st, 2010 · 3 Comentários

Uma série de blitzes educativas está sendo realizada em Varginha, pela Semana Nacional do Trânsito. Até sábado (25) serão distribuídos panfletos sobre a importância da utilização do cinto de segurança e cadeirinhas para crianças. Os motoristas serão orientados para a adoção de medidas preventivas no trânsito

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o uso do cinto reduz o risco de morte do motorista e passageiro no banco dianteiro em torno de 40% a 50%. No banco de trás esse risco é reduzido em até 75%. Já no caso de bebês e crianças pequenas, o uso dos dispositivos de segurança reduz os riscos em 70% para os primeiros e entre 54% e 80% para as crianças.

Em Varginha

De acordo com a PM, a cidade registrou no primeiro semestre deste ano uma diminuição no número total de vítimas fatais no transito urbano em 50% comparado com o mesmo período de 2009. “Este resultado positivo pode também ser atribuído a uma maior fiscalização repressiva por parte da Policia Militar. Nós verificamos que não havia queda nos índices de trânsito e criamos um grupamento específico para atuar na fiscalização”, afirma o Ten Cel PM Milton de Oliveira Costa. Somente no primeiro semestre de 2010, mais de 85 pessoas foram conduzidas à Delegacia por estarem dirigindo seus veículos sobre a influência de álcool e mais de 65 pessoas foram autuadas por estarem conduzindo seus veículos sem carteira de habilitação ou permissão para dirigir.

Regras

Crianças menores de dez anos de idade devem ser transportadas nos bancos traseiros;

Crianças com até 1 ano de idade deverão utilizar o “bebê conforto ou conversível”, sempre voltado para o vidro traseiro;

Crianças de 1 a 4 anos: “cadeirinha”, instalada no banco traseiro e voltada para o banco da frente;

Crianças de 4 a 7,5 anos devem estar no banco de trás e utilizar o “assento de elevação”;

Crianças a partir de 7,5 anos devem ser transportadas no banco de trás do veículo com o cinto de segurança.

Exceções

O transporte de criança com idade inferior a dez anos poderá ser realizado no banco dianteiro do veículo, com o uso do dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura, quando o veículo for dotado exclusivamente de banco dianteiro; também quando a quantidade de crianças com idade inferior a 10 anos exceder a lotação do banco traseiro, a de maior estatura, poderá ser transportada no banco dianteiro, conforme acima; e ainda quando o veículo for dotado originalmente (fabricado) de cintos de segurança subabdominais (dois pontos) nos bancos traseiros.

Excepcionalmente, as crianças com idade superior a quatro anos e inferior a sete anos e meio poderão ser transportadas utilizando cinto de segurança de dois pontos sem o dispositivo denominado “assento de elevação”, nos bancos traseiros, quando o veículo for dotado originalmente de cinto de dois pontos.

Quem não seguir a lei, leva notificação de infração considerada gravíssima, que prevê multa de R$ 191,54, punição de 7 pontos na carteira e retenção do veículo. (com informações da Assessoria de comunicação Organizacional do 24º BPM)

Tags: Segurança

3 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Johnny Blaze // set 22, 2010 at 11:57 AM

    Por mais q esteja tudo em dia com a documentação, os policias vão sempre procurar alguma coisa pra chamar a atenção. Nunca vão dizer q está tudo OK. Gostam de mostrar autoridade.

  • 2 Seu Direito // set 22, 2010 at 9:49 AM

    Você vítima ou herdeiro/beneficiário de alguma vítima de acidente de trânsito, vítima essa podendo ser condutor, passageiro ou pedestre, acesse http://www.dpvatseguro.com.br ou ligue 0800-0221204 e veja quais são seus direitos em relação a indenização do seguro obrigatório – DPVAT. Não aceite ajuda de terceiros/intermediários remunarados, você mesmo pode solicitar a indenização. Veja as informações no site ou no 0800 e se informe sobre o local autorizado mais próximo de você, é fácil e rápido. Acredite! A mentalidade atual sobre esta indenização é deturpada por causa destes terceiros/intermediários que cobram.

  • 3 jaburu // set 21, 2010 at 9:24 PM

    sera que eles vao expricar como proceder diante de abuso de altoridade pois e o que vem acontecendo com frequencia aqui em varginha pelos policiais eles estao achando que sao xerife da cidade

Deixe um Comentário