Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Encerrada a Semana Jurídica da Fadiva “Dr. Tomé Antônio Guimarães”

setembro 13th, 2010 · 3 Comentários

                         Dr. Aloísio, durante seu pronunciamento

A Semana Jurídica da Faculdade de Direito de Varginha – 2010, foi realizada nos dias 08, 09 e 10 de setembro, e contou com a presença de ilustres palestrantes.

                          Professor Morvan, Drª Terezinha e Dr. Enio

Como em todos os anos, a Semana Jurídica da FADIVA prestou homenagens a uma personalidade dos meios acadêmicos ou jurídicos, sendo neste ano, o homenageado, o Professor Tomé Antônio Guimarães, grande professor da casa.

              “Alunos que Brilham”

            Dr. Tomé também prestou relevante serviço à comunidade, quando Promotor de Justiça, onde demonstrou três características: integridade, responsabilidade e competência.

Na FADIVA, atuou como professor e Vice – Diretor, sendo, inclusive, um dos fundadores da Instituição.

Durante os anos que ministrou aulas na cadeira de Processo Penal (hoje ministradas por sua sucessora e filha, Profª Vânia Maria Guimarães Bemfica Pinto Coelho), presenteava seus alunos com riqueza de detalhes da disciplina, e, numa sala com, aproximadamente, 200 alunos, o mesmo, sem microfone, mantinha o ritmo de suas aulas e, principalmente, a atenção dos alunos, comprovando que o dom da docência também era uma de suas inúmeras qualidades.

               Alunos do 5º ano aprovados na OAB/MG

Na sexta-feira, dia 10/09, realizou-se a Noite de Gala, onde professores e alunos prestaram justas homenagens ao saudoso professor.

Esteve presente a esposa, Drª Teresinha Benfica Guimarães, a quem foi entregue uma placa de homenagem.

Também compareceram os filhos, netos, sobrinhos, amigos, ex-alunos, enfim, pessoas ligadas ao Professor Tomé, quer seja por amor, por laços sanguíneos ou por admiração. A verdade é que, naquele momento, todos tinham o mesmo sentimento: a saudade.

A Noite de Gala foi aberta com a apresentação do Conservatório Estadual de Música de Varginha, com uma bela apresentação que emocionou a todos os presentes.

O Diretor da FADIVA, Prof. Álvaro Vani Bemfica, iniciou a Noite de Gala com um discurso que, como sobrinho e genro do homenageado, pode descrever as grandes qualidades do mesmo, e, destacou que Prof. Tomé era um homem que evoluía de acordo com as mudanças do mundo, com mente aberta para entender o comportamento evolutivo dos mais jovens, sem, jamais, ferir a sua integridade.

Também, contou-nos que o mestre, era um grande conhecedor da língua e da literatura portuguesa, sendo, inclusive, admirador de Carlos Drummond de Andrade.

Foi dada a palavra ao Promotor de Justiça da Comarca de Varginha e, também, professor da FADIVA, Dr. Aloísio Rabelo de Rezende que relembrou momentos vividos como aluno e amigo do professor Tomé.

Professor Carlos de Souza Carvalho também proferiu belas palavras ao lembrar do saudoso Professor, com quem mantinha laços de amizade, antes mesmo de tornar-se um profissional do Direito.

Após, uma bela homenagem foi transmitida aos convidados, com fotos de família e trilha sonora, carinhosamente preparada pela Professora Márcia Rabelo de Rezende.

Em meio a tanta emoção, Prof. Álvaro conduziu as homenagens aos “Alunos que Brilham”, novidade da SEMJUR/2010. Foi homenageado um aluno de cada sala, totalizando 16 alunos que se destacaram por notas, freqüência e comportamento em sala. Todos receberam presentes e o certificado “Aluno que Brilha”:

EVELIN MESSIAS DARÉ –  1º ano A

KARLENO CHARLES TEIXEIRA – 1º ano B

ROGER AUGUSTO PEREIRA MOTA – 1º

FRANCK TOLEDO LENZI – 1º ano Diurno

ANA PAULA LEMES DE SOUZA – 2º ano A

MILLER RICARDO IGINO – 2º ano B

FRANCINE MAIOLINI – 2º Diurno

FRANCISMARA PAULA REZENDE DA SILVA – 3º ano A

MARCELO GERALDO DE OLIVEIRA – 3º ano B

STEPHANIE SANDRA AMARAL RODRIGUES ROMERO – 3º ano Diurno

CÁSSIO CÍCERO SIERVULI DA SILVA – 4º ano A

KENNIA COSTA RAMOS – 4º ano B

STAEL STEPHANIE FERNANDES – 4º ano Diurno

ELISA MIGLIORINI PINHEIRO – 5º ano A

MATHEUS BIAZZI BORGES PINTO – 5º ano B

GEORGE LUCAS DE ABREU COELHO  –  5º ano Diurno

E, claro, que numa noite emocionante, a FADIVA não poderia deixar de prestar homenagens aos alunos que cursam o 5º ano e, que de forma brilhante, foram aprovados nos Exames da OAB. Os mesmos foram agraciados com presente e certificado:

– ADELSON BARBOSA DAMASCENO;

– IZABELLA DE OLIVEIRA RODRIGUES;

– LUIZ FELIPE FORTUNATO FURTADO;

– MATHEUS BIAZZI BRAGA PINTO;

– RAFAEL JOSÉ MARTINS BRÁS.

Comemorar o êxito dos alunos e, ainda, agraciá-los com justas homenagens, é o mínimo que a FADIVA pode fazer para aqueles que trazem orgulho para a instituição.

Sabedores da importância do evento, alguns parceiros da FADIVA colaboraram com o evento. São eles: Água de Cheiro, Bom Dia Café, Conservatório Estadual de Música de Varginha, D.A. Hylo Andrade, Editora Atlas, Editora Escala – Revista Visão Jurídica, Editora Juruá, Editora Saraiva, Gráfica São Jorge, NATURA, OAB/MG, SUPERA – Ginástica para o Cérebro e WIZARD.

 Com certeza a Noite de Gala da Semana Jurídica “Prof. Tomé Antônio Guimarães” foi um dos momentos mais emocionantes vividos na FADIVA.

O evento apenas confirmou o quanto Prof. Tomé era querido.

Dr. Tarcísio Moreira de Souza, Juiz de Direito de Almenara – MG, ainda, segundo o próprio “eterno aluno da FADIVA”, manifestou que: “recebi, com muita alegria, via e-mail, o convite da SEMJUR 2010.Cumprimento-os pela Semana Jurídica e a maravilhosa e justa homenagem ao grande professor Dr. Tomé. Apesar de ter sido aluno dele, por um breve período, lembro-me de sua serenidade e eloqüência nas aulas de Processo Penal.”

Eu, Assessora de Imprensa da FADIVA, e também ex-aluna do Dr. Tomé, não poderia deixar de manifestar minha admiração ao querido professor, e, encerrar este trabalho prestando uma singela homenagem. Então, digo: como é bom saber que, num mundo com tanta desonra, egoísmo, ilicitude, um grande homem, que com sua capacidade, inteligência, e, acima de tudo, integridade, por aqui passou. Por aqui gerou frutos que tendem a brotar e deixar na terra a herança que lhes foi passada.

“Sou Promotor por profissão e Professor, por vocação.” – Prof. Tomé Antônio Guimarães. (Assessoria de Imprensa da FADIVA: Daniela C. Amorim)

Tags: Educação

3 Respostas Até Agora ↓

  • 1 maria aparecida guimarães bemfica // set 16, 2010 at 12:57 PM

    eu sendo ex acadêmica da FADIVA, filha do prof. tomé sem ter sido sua aluna nai nstruição não deu tempo quero agradecer àqueles que promoveram a belíssima homenagem ao meu pai e falar do quanto a família ficou emocionada muitas vezes chegando às lágrimas sei que meu pai foi um homem como poucos marcado pela integridade e honestidade e cravando nos seus descendentes essa marca: lealdade integridade honestidade sempre. essa marca continua em seus filhos netos e sobrinhos obrigada a todos os que contribuíram para esse evento ao Dr aloísio Rabelo pelas belas palavras proferidas ao prof. carlos carvalho amigo de anos e ao diretor Da FAdiva meu marido prof. ÁLVARO VANI BEMFICA que conheceu meu pai foi seu aluno teve com papai aulas de portugues antes de prestar vestibular para medicinaenfim eu emocionada agradeço

  • 2 cidadão // set 15, 2010 at 8:51 AM

    parabens pelo evento. me disseram que foi legal. pena que não deu pra ir.
    parabens pra quem escreveu esse texto. conseguiu transmitir a emoção.
    saudades da fadiva.

  • 3 Curioso // set 13, 2010 at 12:46 PM

    Parabéns Luiz Felipe Fortunato,

    A sua luta e determinação trouxeram conquistas valorosas…

    Continue assim, ninguém te segura, pois você e FORTUNATO.

Deixe um Comentário