Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 20 – O Xadrez Relâmpago

setembro 30th, 2010 · 4 Comentários

Hoje vamos resumir alguns pontos importantes acerca do xadrez relâmpago, que é também uma modalidade bastante usada nos Clubes de Xadrez espalhados pelo mundo e também reconhecido pela Federação Internacional – FIDE.

A partida de ‘Xadrez Relâmpago’ é aquela onde todos os lances devem ser feitos num limite de tempo predeterminado inferior a 15 minutos para cada jogador, (o tempo mais comum é de 5 minutos), ou seja, se a partida não terminar com o Xeque-mate, aquele que deixar a seta de seu relógio “cair” primeiro, perde a partida.

Para evitar que um jogador vença uma partida no tempo, totalmente perdido na posição, atualmente tem se jogado mais o xadrez relâmpago com acréscimo de tempo, isto é, cada jogador inicia a partida com três minutos e recebem um bônus de dois segundos a cada lance que realizam, apesar de parecer pouco se uma partida tiver 40 lances cada um vai acrescer em seu tempo um minuto e vinte segundos.

Aqui também os jogadores não precisam anotar os lances, mas a regra da “peça tocada peça jogada” continua valendo.

As Regras do Xadrez Relâmpago diferenciam um pouco do xadrez rápido, vejamos:

a. Uma vez que cada jogador tenha efetuado três lances, nenhuma reclamação pode ser feita relativamente à colocação incorreta das peças, posicionamento do tabuleiro ou acerto do relógio. No caso de troca de posição de rei e dama não é permitido rocar com este rei.

b. O árbitro deverá intervir na partida somente se for requerido por um ou ambos os jogadores ou se ambas as setas estiverem caídas, situação em que declarará a partida empatada.

c. Um lance ilegal está completo assim que o relógio do oponente for posto em movimento. O oponente tem então o direito de reclamar que o jogador completou um lance ilegal, desde que não tenha feito seu lance. Apenas após tal reclamação é que o árbitro deverá fazer uma intervenção. Entretanto se ambos os reis estão em xeque ou a promoção de um peão não foi completada, o árbitro deverá intervir, se possível.

d. A seta é considerada caída quando for feita uma reclamação válida neste sentido por um dos jogadores. O árbitro deverá abster-se de sinalizar uma queda de seta, mas poderá intervir se ambas as setas caírem.

e. Para reclamar uma vitória por tempo, o requerente deve parar ambos os relógios e avisar o árbitro, para a reclamação ser bem sucedida, depois que os relógios tiverem sido parados, a seta do reclamante deve estar ‘em pé’, e a de seu oponente caída após os relógios terem sido parados.

f. Uma das principais modificações na regra do xadrez relâmpago é que se um jogador completar um lance e deixar seu rei em xeque, seu oponente vencerá a partida simplesmente parando o relógio e anunciando a realização do lance impossível, pois o rei não pode ficar em xeque, mas não poderá capturar o rei, pois neste caso estará, ele, realizando um lance impossível, uma vez que o rei não pode ser capturado.

g. Cada lance deve ser realizado com a mesma mão que acionou o relógio, ou seja, não pode o jogar fazer o lance com uma mão e acionar o relógio com outra.     

Importante lembrar os leitores que estaremos sempre à disposição de qualquer um que tenha dúvida sobre a aula da semana, bastando que envie um email para [email protected] para esclarecimentos do tema abordado.

Tags: Geral

4 Respostas Até Agora ↓

  • 1 PEDRO NICOLA // nov 20, 2015 at 3:39 PM

    )- o que acontece se um jogador efetuar o lance antes que seu oponente acione o seu relógio? Aqui é muito comum o oponente jogar no tempo do outro e quase não permite que seu adversário acione o relógio… Entendeu? Neste caso qual o procedimento do árbitro?
    2)- em relação a letra (c) acima – que determina que o lance termina quando aciona o relógio, aí como fica a o tema da PEÇA TOCADA É PEÇA JOGADA se mesmo tocando na peça e sem acionar o relógio, conforme o descrito neste item, não configura lance ilegal! Não entendi! Como proceder, então? O jogador deliberadamente faz um lance ilegal (ou tocando numa peça por ex que está cravada – e não acionou o relógio, ele pode voltar e fazer outro lance ou perde a partida?

  • 2 Oscar da Luz Souza // maio 30, 2014 at 11:35 AM

    No Xadrez relâmpago, o lance ilegal não caracteriza a perda da partida? Não sendo assim, que providências o juíz adotará?

  • 3 Americo // ago 5, 2012 at 12:13 AM

    no xadrez relampago, quando posso efetuar meu lance, quando meu oponente solta a peça ou so depois que o mesmo aciona o ralogio?

  • 4 Americo // ago 5, 2012 at 12:12 AM

    no xadrez rapido, quando posso efetuar meu lance, quando meu oponente solta a peça ou so depois que o mesmo aciona o ralogio?

Deixe um Comentário