Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

3 horas para ser atendido no pronto-atendimento de Varginha

setembro 3rd, 2010 · 43 Comentários

Dezenas de pessoas se amontoaram no pronto-atendimento do Hospital Bom Pastor, na noite desta quarta-feira. Uma mulher que caiu da escada e sofreu vários ferimentos levou uma hora e meia para ser atendida. Aguardou sentada no chão do corredor. A mãe de uma criança que caiu e se machucou também esperou mais de hora para receber os cuidados médicos. Depois de esperar quase três horas para serem atendidos, os pacientes chamaram a Polícia Militar e registraram dois boletins de ocorrência.

O problema é comum, em Varginha. Mesmo durante o dia, poucas pessoas vão às policlínicas, onde o atendimento médico é rápido (as pessoas reclamam que um mesmo médico atende mais de 20 pessoas em duas horas). Como há problemas no atendimento nas policlínicas (e isso foi constatado pelo próprio chefe do pronto-atendimento, Dr. Emerson), os pacientes vão para o pronto-atendimento. A equipe tenta implantar o protocolo de Manchester, que vai sistematizar o atendimento (casos graves, cor vermelha; casos que podem esperar um pouco mais, cor amarela etc.). Mas esse método deveria ter sido implantado em junho do ano passado.

Enquanto nada é feito, o pronto-atendimento sem pediatra continua com o frequente problema de superlotação. (Fotos: Alex Chereze)

Tags: Saúde · Segurança

43 Respostas Até Agora ↓

  • 1 dildene // set 12, 2010 at 9:28 PM

    eles não atendem quando atendem os familiasres não podem ter informações nenhuma de quem está la dentro isso é um absurduuuuuu. pobre tem msm q reclamar é na hora de votar dps nem adianta mas não

  • 2 Sem resposta // set 11, 2010 at 10:51 PM

    E AI AMIGO MADEIRA CADE MINHA RESPOSTA SOBRE O MOTORISTA DO PS QUE ENVIEI?ESTOU AGUARDANDO,DESDE JA OBRIGADA.

  • 3 VULVA DA ZÉLIA // set 10, 2010 at 9:55 PM

    Eu, não posso me queixar, em Abril desse ano, tive uma cólica uterina, ¨sanguinolenta¨, uma hemorragia, ( eu gastei duas fronhas novinhas, para estancar. ) cheguei e fui atendida de imediato. agora já estou zero bala.

  • 4 pricila // set 10, 2010 at 4:36 PM

    para melhoar o atendimentoe preciso colocar mais medico,e atendente com educação,tanta gente querendo trabalhar e colocam essa pessoas que não sabe lidar com as pessoas ,por que tem que atender idosos e tem gente que não sabe lidar com isso se melhorasen tudo isso euiria agrardecer…….
    por todos que não são atendidos bem !!!!!!!!!!!!

  • 5 PC // set 8, 2010 at 12:47 PM

    Gostaria de ressaltar que nesta matéria consta alguns dados incorretos. Hoje em dia o Doutor Emerson não é o Coordenador do PS, mas sim Doutor Genésio.

    Em relação ao horário de atendimento tive pesquisando através dos dados do SUS que o atendimento em casos de urgência pode ocorrer no período de 2h.Os casos de emergência, com risco de morte, serão atendidos imediatamente.
    Vendo isto, apesar de todo caos, tudo está dentro da lei.

    Ressaltando que um “resfriado forte” não é caso de PS e sim de policlínica.

    A população precisa se conscientizar para que o serviço público possa fluir da melhor forma possivel, é claro, dentro de suas limitações.

    Gostaria de deixar claro que minha opinião não é contra ou a favor da atual administração de Varginha, mas sim do que é correto.

  • 6 Fabiano // set 7, 2010 at 11:57 AM

    Estava muito mal com resfriado, por esse tempo estar seco. Febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse sem parar fui ontem noHUMANITAS pq pago o plano e não é pouco se quiser pode conferir ontem dia06/09/2010 as 15:00 Hs fiquei na fila 3 hs e 15 minutos, acho que o melhor medico para sesafogar as filas é a chuva.

  • 7 Laurinha // set 7, 2010 at 11:52 AM

    Quem trabalha lá vai poder dizer….todos que estão nas fotos são figurinhas carimbadas, vão todos os dias no hospital e no ps, pareçe que virou opção de vidas para eles. E prejudica que realmente esta precisando, e que procura nas reais necessidades.
    Por favor quem vai no médico todo dia??????? Ajuda ai né?!

  • 8 luiz // set 6, 2010 at 10:13 PM

    luiz // Sep 3, 2010 at 9:12 pm

    tem gente que com que da uma tosedinha e corre pro pronto socorro,enche a cara de mé e corre pro pronto socorro,pra não ir trabalhar no outro dia corre pro pronto socorro,tem gente que adora pronto socorro. ai os que realmente precisa vai ter que esperar ,assim não da, passou da hora do povo se conscientizar, deixar de ser cara de pau,pronto socorro é pra casos urgentes que não podem esperar .não tem lugar que funcione direito para o povão,e isso é no mundo inteiro, não é só aqui e agora não. se por 1000 medico la vão arrumar alguma coisa pra por defeito, assim é a humanidade,nada nunca vai estar bom principalmente se for no 0800 he he he he qual é madeira ???

  • 9 IN OFF // set 6, 2010 at 7:54 PM

    Pôrra meu!!
    É muito ruim!!! Terror!!!
    Já basta nas clinicas!!!!
    Eu hein!!!

  • 10 BAADER MEINHOF // set 6, 2010 at 7:04 PM

    Pq é que vcs não pedem pro prefeito que VCS ELEGERAM pra que ele use o mesmo Hospital/P.s que vcs usam ?
    Experimentem fazer isso…

    Aaaah, ele prometeu nas últimas eleições que IRIA PRIORIZAR A SAÚDE, e vcs acreditaram, coitadinhos…
    É, não culpo ele não…os culpados são vcs mesmos. Não votaram nele ?! Aguentem, e boa sorte….pq VAI PIORAR….

  • 11 carlos augusto // set 6, 2010 at 2:36 PM

    alguem já assistiu ao filme:
    Pague para entrar, reze para sair

    Título Original: The Funhouse.
    Origem: Estados Unidos, 1981.

  • 12 LuNa // set 6, 2010 at 2:13 PM

    fiquei 2 horas na quinta feira para consultar minha filha e desisti.marcar consulta então nem pensar,não está agendando,esperar encaixe?perdemos horas no trabalho e nem sempre conseguimos.Ô GENTE,O JEITO É NÃO FICAR DOENTE,PORQUE NÃO TEMOS RECURSO.

  • 13 Mano vida loka // set 5, 2010 at 8:28 PM

    o Prefeito é medico, tem 2 vereadores medicos e por ai vai… ninguem resolve nada só querem aparecer e disputar eleiçao pra ganhar cada vez mais dinheiro!

  • 14 Carol // set 5, 2010 at 1:23 PM

    Providências urgentes precisam ser tomadas. Isso não pode ficar assim…

  • 15 Fire Fox // set 5, 2010 at 12:01 AM

    Pronto Socorro do Péssimo Pastor: o horror é na hora e de graça.

  • 16 maria aparecida da silva // set 4, 2010 at 11:16 PM

    Pois e pessoal,tenho vergonha de ter dado meu voto em vao para o sh corujinha,eu so vi ele antes das eleiçoes,nunca mais.A anbulancia do PS e carro particular de um motorista seu nome? ha FERNANDO..roda a cidade toda pra chegar no devido bairro e eu dentro,ha eu faço HEMODIALISE,me aguarde vou falar mais..

  • 17 Barão de Araruna // set 4, 2010 at 7:50 PM

    Tem que levar o Corujinha para o tronco!!!
    Ao povo de Varginha, marchinha do Corujinha!>>>>> http://www.youtube.com/watch?v=n85TjI1DvqQ

    Prefeito como profissional da saúde ,da um grande exemplo! Tronco Nele!

  • 18 Cidadão Atento // set 4, 2010 at 6:54 PM

    Olha eu aí de novo…tinha dado um tempo de comentar..mas vai lá…gostaria de dizer ao Calma Gente que essas comparações que você está fazendo é sinal de Comodismo, quer dizer então que devemos aceitar a situação em que estamos? Sabemos sim que os Hospitais que você citou tem problemas, claro, até porque muitos são administrados pelos atuais Governantes que precisam sair da cadeira URGENTE. Agora, se ficarmos acomodados com a situação é melhor que se coloque o Reinado neste país e aí quando o rei morrer quem sabe outro rei entra e resolve tudo…e a gente não precisa se preocupar com mais nada. Estamos em uma Democracia e quem governa na Democracia é o Povo. Demo = Povo Cracia = Governo..é isso que eu aprendi…então vamos à luta. Dia 3 tá aí…

  • 19 jaburu // set 4, 2010 at 6:06 PM

    uma piada sobre os doentes nun salao tinha umas cem pessoas para ser atendida pelo medico vendo a situaçao jesus cristo vistiu de e emtrou na sala para atender os pacientes falou para a enfermeira pode entrar o proximo ai entrou um alejado numa cadeira de roda jesus olhou e disse levanta ti e anda oalejado foi saindo ai o resto do pessoal perguntou para ele e este medico e bom o alejado respodeu e igual os outros nem a mao na gente ele poi

  • 20 jaburu // set 3, 2010 at 9:08 PM

    calma pessoal o ps tem comvenio com a funeraria municipal quen passar pelo ps tem 100 por cento de desconto quen quiser usufluir deste beneficio e so passar pelo ps

  • 21 inoportuno // set 3, 2010 at 9:02 PM

    Acho que seria um bom lugar para levar os futuros candidatos…. este é um bom cenario. tem bastante gente, eleitores, interressados em apladi-los, bancar o palhaço da historia. continue com menos dedos, vao obter tudo isso e muito mais

  • 22 Rick // set 3, 2010 at 8:32 PM

    Parabens ao revoltado porem consciente pelo comentario. Realmente boa parte da população nao colabora. Acha que porque foi prometido saude , a ambulancia tem de buscar pacientes com dor de dente…ai não da ne gente…rs. O povo abusa e sabemos que abusa. Agora não justifica o abuso do povo com administração de má qualidade. Como bem disseram,este prefeito é medico,imagina se nao fosse…..e pelo que sei so na camara municipal tem mais uns 4 medicos….e ai gente?….cade a fiscalização?cobrança? So ganhar salario todos nos queremos tbem. Agora a verdade é a seguinte…..o povo brasileiro é conivente com a situação, apredemos a so pagar impostos e nao cobrar pelo que pagamos,pelo retorno. Elegemos representantes para trabalhar pra nos no executivo e legislativo e depois so sabemos reclamar,sem cobrar pelo que precisamos. Essa mania de povo solidario acaba nos colocando como otario,pois assumimos grande parte da responsabilidade governamental.

  • 23 carlos augusto // set 3, 2010 at 7:24 PM

    jacarezada

  • 24 Chacal // set 3, 2010 at 5:13 PM

    CALMA GENTE VC É FUNCIONARIO DO CORUJINHA? LARGA A MÃO DE SER PUXA SACO E BABA OVO!!!!!!!!!!!!!

  • 25 Calma Gente // set 3, 2010 at 2:54 PM

    Tirem uma foto das seguintes emergências : Souza Aguiar ( RJ ), Hospital das Clinicas SP, Hospital João XXIII-BH; Hospital São Paulo-SP, Emergência do Recife [ e olha que todos esses são referencias regionais]. Verão que a foto do Bom Pastor tá até bonita !!!!

  • 26 Doutor Simplício // set 3, 2010 at 2:50 PM

    Estou de plantão se vcs passarem mal eu dou um toque

  • 27 Calma Gente // set 3, 2010 at 2:50 PM

    Concordo plenamente com o que escreveram ai em cima : João, Cidadão e Revoltado porem consciente.

  • 28 Calma Gente // set 3, 2010 at 2:48 PM

    O povo tá querendo muito tb.
    Se no Humanitas Ou em clinicas particulares demoramos 2 a 3 horas para ser atendidos , imagina no Bom Pastor.
    Calma galera!!! Sabemos que saude é direito de todos, mas se voce for em emergencias publicas de SP,RJ ,BH e até nos USA estão todas lotadas.

  • 29 Vuvuzela // set 3, 2010 at 2:29 PM

    Ô genti….pressstenção…o prefeito q ocêis escolheram é Médico de diproma e tudo mais… magina se ele fosse açogueiro…ía tá muito pió, num ia???

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 30 Lu // set 3, 2010 at 1:57 PM

    Onde esta o erro, na Administração do hospital ou da Prefeitura?

  • 31 Chacal // set 3, 2010 at 1:27 PM

    Lá em casa todo mundo é Corujinha! onde estão os idiotas que até pouco tempo puxavam o saco do Sr. Prefeito? porque não aparecem agora? e a propaganda na Tv? com que dinheiro a Prefeitura pagou a empresa de propaganda para mentir para a população? ai está a resposta minha gente, falta médico nos Hospitais, o atendimento é uma porcaria no melhor sentido da palavra, e está faltando até remédios nas policlinicas, os funcionarios fingem que trabalham e a Administração Municipal finge que paga,eu li aqui que temos que procurar os atendimentos S.O.S, mas como? se os funcionários nos atendem mal,são mal educados, e se estiverem no lanchinho sagrado deles e vc estiver com dores, vc fique com suas dores, mas eles tem que terminar o lanchinho sagrado deles. É uma vergonha, fazer campanha na Tv e mostrar tudo lindo e maravilhoso é facil, o dificil é manter a palavra de campanha a trabalhar realmente para a população sem maquiagem. ACORDA ZÉ POVINHO!!!!!!!!!!

  • 32 joao // set 3, 2010 at 1:04 PM

    O grande problema das pessoas de baixa renda é que eles ficam testando medicos, pois vao nas policlinicas, depois sos e por ultimo no pronto socorro.E na grande maioria das vezes não tem nada.É muito facil nos olharmos isso, é so passarmos nos 2 hospitais particulares e olharmos se tem filas e aglomeração de pessoas.
    Digo isso porque uma pessoa com um pouco de cultura nao procura de cara por atendimento medico.

  • 33 // set 3, 2010 at 12:21 PM

    Ah…. Aqueles q acham graça nas construções desnecessárias de varginha que aplaudam essa situação. Onde já se viu a saúde tem que vir em primeiro lugar, mas isso não acontece.
    Poderiam muito bem, antes de investir em centro de não sei o quê, tentar melhorar a saúde e as condições.
    uma piadinha q está circulando, pra ajudar nos comentários ai de cima:
    Os oito cachorrinhos
    Joãozinho chega cedo ao colégio e diz à professora:
    Tias lá em casa nasceram oito cachorrinhos e todos vão votar em ***.
    É mesmo! Diz a professora toda feliz…
    Uns quatro ou cinco dias após o Joãozinho novamente chegam à professora e diz:
    Tias lá em casa nasceram oito cachorrinhos e apenas cinco vão votar em ***.
    Então a professora intrigada pergunta:
    Ué? Não eram os oito?
    Eram, mas três já abriram os olhinhos!
    Isso Ai galera, vamos aprender e abrir os olhos agora, pra que isso não aconteça novamente.

  • 34 Cidadao varginhense // set 3, 2010 at 11:49 AM

    Pois é!!! Só nao enxerga quem nao quer!!! A venda nos olhos tambem pode ser chamada de cestas basicas,tijolos,favores,promeças de emprego, etc… abram os olhos, nao deixe que te coloquem a venda nos olhos!!! Vamos votar com consciencia,pensando no futuro nosso e de nossos filhos, COM HONESTIDADE E CARÁTER!!!

  • 35 Cidadão // set 3, 2010 at 11:27 AM

    Outro dia, na PRONTOMED do Humanitas levei 2 horas e meia para ser atendido… Nessa época do ano o tempo de atendimento médio é realmente demorado…

  • 36 ATENÇÃO // set 3, 2010 at 11:06 AM

    MAS PARA CASOS NÃO URGENTES TEM O SOS

  • 37 Vga // set 3, 2010 at 10:42 AM

    Apesar do local que vemos na foto, já estar a muito tempo pequeno para atendimento das pessoas. A Prefeitura terá que fazer uma campanha de conscientização, para que as pessoas procurem mais os atendimentos nas Policlinicas de casos não urgentes.

  • 38 Revoltado porém consciente // set 3, 2010 at 10:22 AM

    Temos de mudar muita coisa na saude , não tiro a razão do povo em procurar socorro médico ,porém temos muitos fatos que o próprio povo ocasiona isso .

    Ex:

    Quantas vezes o paciente chama a ambulância do Hospital e do Corpo de Bombeiros para o mesmo local , pelo fato de querer consultar e não ter dinheiro para pegar ônibus

    Em contra partida o Hospital também usa as suas ambulâncias para serviços administrativos, seriam mais fácil ter uma moto ou um carro para isso , sairia mais barato e quem realmente precisa da ambulância seria atendido

    Ja vi fatos que a pessoa chama uma ambulância do Pronto atendimento ou do Corpo de Bombeiros para que a leve em Fisioterapia ou dor de dente ( Absurdo) Isto não é Emergência ou urgência , a pessoa pode tomar um remédio q tire a dore e ir de ônibus ou carona para o hospital

    Todos os bairros tem Policlinicas , mais o povo não satisfeito acha q o médico que esta lá no pronto atendimento e melhor que o da policlínica , pq ja medica na hora , muitas coisas depende de tratamento um simples medicamento para dor resolve momentaneamente e amanha a dor volta e o paciente volta para fila do PS , sendo q deveria seguir o tratamento

    Olha povo de VArginha temos necessidades básicas de saúde , mais sou uma testemunha que algumas pessoas fazem e pura comodidade , pois começam passar mal de dia ao invés de iar nas policlinicas esperam as linhas de ônibus acabaren para que se desloquem ao PS , ai não acham ambulancias disponiveis ,medicos estressados pq tb são serem humanos ,e acham que chmar a impressa vai resolver , não é bem assim

    As Eleições estão chegando , não troque seu voto por cestas básicas , ou dinheiro de muro pintado

    Aprendam a votar em pessoas que realmente querem ajudar o povo , não em sang
    uessugas que aparecem de 4 em 4 anos.
    Enquanto isso o governo faz muita propaganda na TV que a saúde e ótima!!!!!Pura maquiagem do Governo !!!!!
    É otima pq nenhum politico precisa usar o PS pq pode pagar um convênio !!!

    (Comentário editado, em respeito à lei nº 9.504 e à resolução 23.193/10)

  • 39 Brunna // set 3, 2010 at 9:58 AM

    é um absurdo o atendimento desse hospital
    se não conseguem atender a população, imagina quando tiver a UPA

  • 40 Felipe // set 3, 2010 at 9:49 AM

    Meu irmão estava muito mal com resfriado, por esse tempo estar seco. Febre, dor no corpo, cansaço, dor de cabeça. O médico receitou um medicamento e minha mãe comprou e foi ver a bula. O medicamento é para tratamento de lesões musculares, artrite, lupos… etc

    Detalhe, meu irmão tem 10 anos, e o medicamento é proibido para menores de 15 anos.

    Varginha pode estar indo muito bem com a economia saindo até em revista de grande circulação, mas não se está tendo o cuidado BÁSICO com os que levam esse status de “cidade de futura metropole” a estas revistas.

  • 41 ZÉ PICÃO // set 3, 2010 at 9:42 AM

    — CULPA DE QUEM AFINAL??? – MÉDICOS DE ¨FORA¨, VEM AQUI SÓ PARA ABOCANHAR A ¨GRANA ¨DO PLANTÃO. – nÃO ESTÃO NEM AI PARA A POPULAÇÃO DE VARGINHA. ALÉM DO QUE: A QUALIDADE PROFISSIONAL DESSES MÉDICOS, MUITO DUVIDOSA. ( SE ELES FOSSEM BONS , ESTARIAM NO CONSULTÓRIO DE SUAS CIDADES… PRONTO-ATENDIMENTO – SERVE MAIS AS CIDADES DE T. PONTAS, E. MENDES, E ATÉ DE NEPOMUCENO. QUEM SÃO OS MAIS PREJUDICADOS??? VARGINHENSES, FILHOS LEGITIMOS, QUE PAGAM IPTU, IMPOSTOS MUNICIPAIS E FICAM NA FILA…. – SE NÃO HOUVER ¨URGENTE¨, UMA MUDANÇA RADICAL, VARGINHA, TERÁ EM BREVE TEMPO, A FILIAL DO ¨SOUZA AGUIAR¨- PARA QUEM NÃO SABE, É O HOSPITAL MAIS CONGESTIONADO DO RIO DE JANEIRO. LAMENTAVEL, TRISTE, E ENVERGONHA A POPULAÇÃO DE VARGINHA.

  • 42 Leitora // set 3, 2010 at 9:40 AM

    Essa é a nossa cidade *****. Se me lembro bem, numa eleição anterior o prefeito da ocasião dissse “você não precisará ir até o médico, o médico vai até vc”, não é isso que estamos vendo.
    E nas próximas eleições .
    (Comentário editado, em respeito à lei nº 9.504 e à resolução 23.193/10)

  • 43 Vedadeiro // set 3, 2010 at 9:20 AM

    Madeira, você poderia publicar fotos de um PS modelo para vermos como deve ser feito.
    Só não vai asssustar com imagens piores do essas aí.

Deixe um Comentário