Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Seraj presta relevante serviço ao Judiciário

agosto 23rd, 2010 · 6 Comentários

A Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva) mantém o Serviço de Assistência Judiciária – SERAJ, que presta atendimentos jurídicos nas áreas cível e criminal. No SERAJ, atuam dois Supervisores, um da Área Criminal, Prof. Marco Aurélio da Costa Benfica e uma da Área Cível, profª Nilcéa Oliveira Rezende. Ambos recebem o apoio da Drª Isabel Cristina da Costa Benfica, Bacharel em Direito e Psicóloga, responsável pela secretaria.

Além dos profissionais, o SERAJ conta com o trabalho dos alunos estagiários, do 4º e 5º anos, noturno e diurno, que acompanham todos os procedimentos, sob a supervisão dos professores.

Para a aluna Gracy Guilherme Amarante, “o SERAJ permite vivenciar como os problemas das partes conflitantes são encaminhados dentro de um escritório de advocacia. Atendemos a população de baixa renda e ajudamos essas pessoas em demanda judiciais e conciliadoras, com o objetivo de proteção social básica e fortalecimento dos vínculos comunitários. Também, recebemos orientações necessárias para o atendimento ao público, quanto ao procedimento a ser adotado, acompanhamento nas redações de peças processuais, técnica nas audiências e, ainda, visitas orientadas.”

Recentemente, os alunos estagiários foram levados até o Presídio de Varginha, onde acompanharam de perto a realidade prisional e, ainda, o trabalho executado pela SUAPI – Subsecretaria de Administração Prisional.

Os processos criminais assistidos pelo SERAJ, em sua maioria, estão relacionados aos artigos 33 e 35, da lei 11343/06 – tráfico e associação para o mesmo.

Atualmente, no Presídio de Varginha, estão detidas 215 pessoas, sendo que, aproximadamente, 80% delas incorreram nas penas dos artigos supracitados.

Para o denunciado que não tem condições de arcar com os honorários advocatícios, o M.M. Juiz de Direito da Vara Criminal de Varginha, nomeia, para atuar no processo, um Defensor Público ou o Supervisor do SERAJ, Prof. Marco Aurélio da Costa Benfica.

Para o Prof. Marco Aurélio, a criminalidade tem aumentado dia-a-dia e, está sempre relacionada às drogas: ou por tráfico ou por furto para manter o vício.

Outro ponto que prof. Marco Aurélio expos, relaciona-se à lei 11340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha. Segundo ele, “as denúncias referentes à Lei Maria da Penha vem aumentando gradativamente. Porém, muitas vítimas também nos procuram para obter informações alegando estarem arrependidas de terem denunciado o companheiro.”

O Juiz responsável pela Vara Criminal da Comarca de Varginha, Dr. Oilson Nunes dos Santos Hoffmann Schimitt, com intuito de cumprir todos os prazos processuais, principalmente os relacionados aos processos de réus presos, está agendando audiências, também, no período da manhã.

Tal medida garante que o réu tenha a sentença proferida, antes que seja solto e aguarde em liberdade seu julgamento; impedindo, assim, que criminosos voltem à sociedade e cometam outros crimes.

O trabalho executado pelo nobre magistrado tem movimentado bastante a secretaria criminal e os profissionais cujo trabalho relaciona-se à ela.

Prof. Marco Aurélio contou-nos que, as pautas de audiências eram marcadas apenas no período da tarde; porém, atualmente, as pautas extenderam para o período da manhã. Apesar ter ocorrido um acréscimo em seu horário de trabalho, o professor diz que está satisfeito com os resultados, pois assim, o Judiciário e profissionais do meio jurídico cumprem seu papel em busca de uma sociedade melhor.

Que a dedicação desses profissionais, quer seja Juiz, Servidores do TJMG, Defensores ou estagiários, seja exemplo para toda a sociedade. (Assessoria de Imprensa FADIVA: Daniela Cazelato Amorim)

Tags: Geral

6 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Bruno Bugiganga // out 31, 2010 at 9:17 PM

    Vou bate os corações das gatinhas então kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Rafaela, que isso trabalhamos para melhor servir todos. é direito de todo mundo ter seus direitos garantidos.

    Maria dos Anjos Ibrigado pelo carinho.

  • 2 Maria dos Anjos // set 5, 2010 at 12:34 AM

    Agradeço a todos os advogados que trabalham no Seraj pela comprensão e carinho esposto ao publico carente. Agradeço Principalmente a drA nilceia , DR Bruno e Dra gracy pelo carinho e pela atenção que me deu na hora da precisazão

  • 3 Rafaela // ago 27, 2010 at 1:08 PM

    se todos servisos públicos fosse igual a este serviso, nos que nao pode pagar, pois somos pobres, seria bom demais. Nunca fui tao bem atendida.

  • 4 cidada varginhense // ago 26, 2010 at 4:01 PM

    Fui atendida no SERAJ, fiquei impressionada com o trabalho serio que fazem la dentro..advogados de grande competência. Agradeço de coração a Dra. Isabel Cristina pessoa humana e seria…de uma educação ´maravilhosa. Nunca fui tao bem tratada. Obrigada Dra. Isabel.

  • 5 cidadão // ago 24, 2010 at 4:28 PM

    eh FADIVA, tá só melhorando!
    Continue assim. Parabéns pra quem está por traz do esquema de divulgação. Se faz, tem que mostrar.
    A justiça não pode ser lenta. Que seja sempre assim.

  • 6 anonimo // ago 23, 2010 at 6:14 PM

    Bruno Bugiganga tá gatinho hein rsrs vai bater muitos corações da gatinha

Deixe um Comentário