Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 17 – A importância do árbitro

agosto 25th, 2010 · Sem comentários

Hoje vamos comentar sobre o papel do árbitro em uma partida de xadrez, diferentemente dos outros esportes, o juiz durante uma partida deverá interferir o mínimo possível enquanto se desenvolve o jogo e somente quando solicitado pelos contendores deverá opinar de acordo com as regras internacionais. Que são:

* O árbitro deve fazer cumprir as Leis rigorosamente.

* O árbitro deve agir no melhor interesse da competição. Ele deve assegurar um bom ambiente de jogo, e evitar que os jogadores sejam perturbados, uns pelos outros, ou pelo público. Ele deve supervisionar o progresso da competição.

* O árbitro deve observar as partidas, especialmente quando os jogadores estão apurados no tempo, e fazer cumprir as decisões que tenha tomado e impor penalidades aos jogadores, quando apropriado.

* As penalidades incluem:

a) uma advertência,

b) adição ao tempo do adversário,

c) redução do tempo do jogador infrator,

d) declarar a partida perdida,

e) expulsão do evento.

* O árbitro pode conceder tempo adicional a ambos os jogadores, no caso de distúrbio externo.

* O árbitro não deve interferir numa partida para indicar o número de lances feitos. quando pelo menos um jogador usou todo o tempo que lhe é permitido. O árbitro deve se abster de informar um jogador que seu adversário fez um lance, ou que ele não acionou o relógio.

* Espectadores e jogadores de outras partidas não devem interferir ou falar sobre uma partida. Se necessário, o árbitro pode expulsar os infratores do salão de jogo.

* Recentemente a FIDE (Federação Internacional de Xadrez) proibiu o uso de celulares nos salões de jogos, portanto deverá o árbitro alertar os participantes do torneio, bem como avisar sobre a proibição do uso de cigarro no ambiente da disputa.

 Importante lembrar os leitores que estaremos sempre à disposição de qualquer um que tenha dúvida sobre a aula da semana, bastando que envie um email para [email protected] para esclarecimentos do tema abordado.

 Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do VTC, abrindo diariamente da 19h às 22h.

Tags: Geral

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário