Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Corujinha fala sobre políticas de resíduos sólidos urbanos

agosto 18th, 2010 · 5 Comentários

O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho “Corujinha” (PT) participa hoje (18) do “9° Festival Lixo e Cidadania – Reciclando Atitudes”, em Belo Horizonte. O evento é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). Corujinha participa de painel sobre políticas de resíduos sólidos urbanos como diretor da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Ao seu lado, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho. Para o prefeito de Varginha, “o festival é uma ótima oportunidade para divulgar as ações e as responsabilidade dos municípios no trato com os resíduos sólidos urbanos – de modo especial após a sanção da Lei Nacional de Resíduos Sólidos. Esta lei exige uma série de ações das prefeituras, e é importante enriquecermos o debate com eventos como esse” disse.

Tags: Meio ambiente

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 manéhoje // ago 19, 2010 at 4:23 PM

    cumé qui o alcaide qué fala de lixo solido se não dá conta do lixo jogado nas sarjetas e praças da cidade?

  • 2 manéhoje // ago 19, 2010 at 4:22 PM

    esse tal de xio solido é um problema muito sério.

  • 3 Lôcha // ago 19, 2010 at 4:21 PM

    Madeira faltou você lembrar uma materia que você mesmo que fez que o aterro sanitãrio não está pronto faz não sei quantos anos……

  • 4 Vga // ago 19, 2010 at 10:25 AM

    Aproveitando a matéria, lá em Alfenas estão terminando o Aterro.

    – Aterro em Alfenas
    Os recursos financeiros para finalização do aterro sanitário já estão aprovados. Mas a obra só deve ser finalizada no final do ano. Isto porque o valor do financiamento autorizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) só deve ser disponibilizado após o período eleitoral.

    No final de julho, a STN autorizou o município a contratar um financiamento de R$ 6 milhões junto ao BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).

    Devido as restrições do período eleitoral, o município só poderá contratar o serviço no final do ano. Enquanto isso o local passa por manutenções constantes para evitar que o trabalho já executado seja prejudicado.

    O aterro sanitário está sendo construído em um terreno próximo a rodovia que liga Alfenas a Machado, no bairro Lage. A área possui 34,6 hectares, sendo que 15 serão destinados à implantação do sistema.

    A área substituirá o aterro controlado, que fica próximo ao bairro Vista Grande. O local está localizado ao lado da estrada que dá acesso a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). O lixo depositado é coberto por camadas de terras.

    O processo de implantação do aterro sanitário começou em 2002. Mas só em 2005 foram aprovadas as licenças prévia e de instalação, o que possibilitou o início das obras. Ainda resta a licença de operação pela qual a Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente) autoriza o funcionamento do aterro.

    A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada recentemente pelo Congresso Nacional. A proposta tramitou durante 21 anos e é a primeira legislação nacional unificada sobre a destinação do lixo no país.

  • 5 Eu, uai... // ago 18, 2010 at 2:57 PM

    Para o prefeito de Varginha, “o festival é uma ótima oportunidade para divulgar as ações e as responsabilidade dos municípios no trato com os resíduos sólidos urbanos – de modo especial após a sanção da Lei Nacional de Resíduos Sólidos. Esta lei exige uma série de ações das prefeituras, e é importante enriquecermos o debate com eventos como esse”
    Falar é fácil,
    mas cadê o nosso aterro municipal? Isso já foi tema aqui no Blog do Madeira.
    Pronto, se não tiver, tá quase…
    mas se a prefeitura não pagar e nem abrir licitação pra fazer a reconformação… fica difícil, né?
    Mas esse Coruja goooosta de aparentar estar bem na fita…

Deixe um Comentário