Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Assembleia decide hoje greve na prefeitura

agosto 10th, 2010 · 13 Comentários

Pela primeira vez em 20 anos, funcionários da Prefeitura de Varginha se articulam para reivindicar melhorias salariais. A última vez foi em dezembro de 89, quando servidores da educação fecharam a entrada da antiga sede da prefeitura, na Presidente Antonio Carlos. Passaram o dia assistindo televisão, instalada na farmácia ao lado. Reivindicavam aumento salarial.
Mas o que os servidores da Prefeitura de Varginha pedem, dessa vez?
Eles não reivindicam aumento salarial, mas sim reajuste para evitar a perda salarial frente à inflação. A prefeitura não pagou a diferença, que é de aproximadamente 5%. O que os servidores dizem é que o pedido é uma questão de justiça e de cumprimento da Constituição Federal, que estabelece a obrigatoriedade de recomposição anual dos servidores. Não seria, portanto, um favor da administração municipal em conceder o reajuste.
Entretanto, dificilmente a prefeitura vai reajustar o salário dos servidores, mesmo sendo um índice tão baixo. O motivo é que a prefeitura já comprometeu 50% do orçamento com a folha de pagamento. Em alguns meses, o índice chega a preocupantes 52%, o que já rendeu uma notificação do Ministério Público para o prefeito. Uma prefeitura não pode gastar mais de 50% com servidores.
Uma saída seria realizar um enxugamento da prefeitura, mandando embora quem está sobrando na estrutura da máquina municipal. Como a prefeitura não pode mandar embora servidores efetivos, a solução seria exonerar os cargos comissionados, que são de livre nomeação do prefeito. Ou retomar a redução da carga horária, em 25%. Mas, nesse caso, o prefeito esbarra na câmara. Os vereadores têm receio de que a carga horária menor cause uma queda na prestação dos serviços municipais para a população.
Resumo da ópera: parece que a greve na Prefeitura de Varginha está mais próxima do que se imagina.

Tags: Geral

13 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Chocolate // ago 11, 2010 at 11:01 PM

    APENAS SERIA COMO UM PLANO DE CARREIRA… E TBM UMA VALORIZAÇÃO PARA OS BONS FUNCIONARIOS, E ESSES FARIA MT BEM MELHOR O SEU SERVIÇO, SEM FICAR ANDANDO DE CARRO ATOA PRA TODO LADO COMO MTS DOS CPC’S FICAM… E AINDA DIZEM QUE ESTAM TRABALHANDO

  • 2 SOPRACONTRARIAR // ago 11, 2010 at 4:02 PM

    DE NOVO redução de carga horária?? Já vimos este filme!! E só serviu pra virar um CAOS o serviço público! FILAS, FILAS, HOSPITAL PARADO!!

  • 3 Verdadeiro // ago 11, 2010 at 7:40 AM

    O comentarista Dirso falou o que realmente precis ser feito, muita falação e mostrar alguma coisa que bom nada, é a velha politicagem de Varginha.

  • 4 professores // ago 10, 2010 at 11:30 PM

    Funcionários públicos, jornada reduzida, etc, etc…..
    E COMO FICARÁ A SITUAÇÃO DOS PROFESSORES MESMO?????

  • 5 Radical // ago 10, 2010 at 11:16 PM

    Em 1989, depois da greve, houve muita perseguição. Ano passado, os professores fizeram um movimento, uma operação tartaruga e ninguém foi perseguido, ninguém foi transferido de escola. Esta é a diferença de uma administração do PT. Na administração do Antonio Silva, gente, as perseguições foram absurdas! Nas escolas então, não tem como explicar! Será que as pessoas têm memória.
    Mas, de qualquer forma, é bom um movimento dos funcionários. A pressão, o autoritarismo, às vezes, é muito forte.

  • 6 carlos augusto // ago 10, 2010 at 9:44 PM

    é facil, um CPC deve ganhar uns 4.000 reais,
    mande embora pelo menos uns 100 e de um aumento para os verdadeiros funcionarios,
    esses cargos de confiança ninguem vai notar se eles sairem, porque não trabalham mesmo.

  • 7 Maria Purpurina // ago 10, 2010 at 7:21 PM

    Manda embora todos os cargos de confiança, ENXUGA tudo…..É SÓ TER CORAGEM, NÉ

  • 8 Servidora indignada // ago 10, 2010 at 5:18 PM

    Eu acho incrivel q uma servidora na fundação só por ser cargo de confiança possa ganhar 3 mil reais por mes e outro servidor 3,500, isso tudo q eu ja vi o holerite, pois nao escondem de ninguem… e nem fizeram concurso…tao so por indicação (trecho editado)… enquanto agente que ganha 600 tem q se conformar…tenho mais de 200 hrs extras acumuladas e pergunta s o hospital paga? paga 8hr por mes, nao da nem 40 reais! isso é muito desmotivantes…tenho do da populaçao mas voto pela redução e se tiver q parar eu sou a primeira! salarios dignos para quem quer comprometimento dos func!!!

  • 9 Vga // ago 10, 2010 at 4:45 PM

    É igual em nossas casas, tem hora que tem que assistir uma novela só, um jornal só e tomar banho de 5 min, para economizar energia e o salário no fim do mês.

  • 10 DIRSO // ago 10, 2010 at 4:31 PM

    SUGESTÃO PARA OS VEREADORES: PUBLICAR NESTE BLOG OS CARGOS DE CONFIANÇA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO.

  • 11 Verdadeiro // ago 10, 2010 at 4:15 PM

    O reajuste salarial é reinvidicação mais do que justa dos funcionários da prefeitura, porém a notícia tem que se pautar pela realidade, a prefeitura não gasta 50% do orçamento com folha de pagamento e não foi notificado pelo M.P. por gastar 52%, na ocasião a promotora pediu informações a cerca da quantidade de cargos comissionados e nada pode fazer pois a prefeitura de Varginha não tem esse aparelhamento todo que algumas pessoas gritam por aí, talvez o Corujinha poderia fazer com Toninho “enxugar a máquina” e também os serviços, pois na época da “máquina enxuta” não existia Semel, a saúde era pior do que existe hoje, o atendimento ao munícipe era precário e isso é fato, é só analisar ambas as situações com imparcialidade.
    A melhor solução no caso em tela é a redução da jornada pra 6 horas, só que desta vez os funcionários da secretaria de obras tem que trabalhar as 6 horas de verdade, não parando pra almoçar às 11:30 voltando do almoço 12:30 indo embroa às 13:00, tem que trabalhar até às 13:00 com 15 minutos para um lanche e almoçar só quando chegar em casa como todos faziam.

    Madeira, vc é funcionário público e creio que você pode conseguir alguns dados com facilidade, você repete tanto as enfurecidas varadas na’agua do vereador Lousada em realção aos cargos de confiança e esse tal 50% do orçamento, por que então você não averigua essa história aí dentro com dados oficiais e publica em seu blog?

  • 12 Carlos // ago 10, 2010 at 3:28 PM

    Antes de entrar em estado de greve, os dirigentes sindicais do municipio deveriam se reunir com o Alto Comando do Municipio e procurar uma solução legal em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal e consequentemente a extinção de muitos cargos de confiança!!!!!!!!!!!

  • 13 RISCO // ago 10, 2010 at 2:41 PM

    Uma paralisação seria muito importante para mostrar a população a verdadeira cara da nossa Administração.

Deixe um Comentário