Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Varginhense é reconhecido por trabalho social desenvolvido em Pernambuco

julho 16th, 2010 · 14 Comentários

Henrique entre os pais Lydia Maria Braga Foresti e Hugo Francisco Foresti (Tio Hugo) e a irmã, Milene Braga Foresti Pereira

O varginhense Henrique Braga Foresti foi recentemente entrevistado pelo jornal Folha de Pernambuco. O seu empenho em um trabalho social, direcionado a alunos de uma escola pública do Recife, despertou o interesse da equipe jornalística do diário. Henrique é cientista da computação e já desenvolveu vários projetos. Dessa vez, o destaque é o MNerim. Esse projeto consiste em popularizar a robótica como instrumento de edificação do aprendizado e possibilitar ao jovem contato com conceitos iniciais de programação de software. Além, também, de estimular a criatividade, na busca de soluções dos problemas, com a promoção de conceitos multidisciplinares e estímulo do senso crítico, aguçado pela necessidade do grupo em ratificar ou contestar hipóteses na construção dos dispositivos robóticos.  “A principal função deste projeto é permitir que alunos, principalmente os menos abastados, tenham acesso à tecnologia através da robótica. Precisamos levar esse instrumento para a escola e criar novas referências pedagógicas”, afirmou Foresti ao jornal pernambucano.
O MNerim começou a ser desenvolvido pelo cientista no ano de 2005, no departamento de Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e para conseguir implementar o seu trabalho, Henrique banca todo o material utilizado no projeto piloto realizado na Escola Municipal Manoel Bandeira, localizada na Ilha do Leite, Zona Central do Recife.

Henrique Braga Foresti, nasceu em Varginha, em 15 de novembro de 1977. É filho de Hugo Francisco Foresti e Lydia Maria Braga Foresti. Estudou no Cetem até a 1ª série do Ensino Médio. Frequentou o Curso Técnico de Telecomunicações em Santa Rita do Sapucaí. Cursou Ciências da Computação no Unis (1ª turma). Atuou como voluntário do projeto Amigo da Escola. Possui especialização em Telecomunicações no Cefet/Belo Horizonte, Mestrado na Universidade Federal de Pernambuco em Robótica. Atuou como pesquisador do Cesar ( Centro de Estudos Avançados do Recife) e Arquiteto de Tecnologia na OI/Matriz Rio de Janeiro. Atualmente coordena o projeto: Kertas: Primeiro Produto Brasileiro: Leitor Digital, com previsão de lançamento em setembro (mais em www.leitord.com.br).

Tags: Educação

14 Respostas Até Agora ↓

  • 1 milene braga foresti pereira // jul 27, 2010 at 12:50 AM

    Como sempre Henrique vem nos surpreendendo a cada momento !!!
    Parabéns maninho !!!!! Estamos com vc sempre !
    Te amo infinito !!

    Milene

  • 2 helder - TIM MAIA // jul 20, 2010 at 12:22 PM

    Satisfação imensa em ler esta noticia !
    Nenhuma surpresa, pois pelos pais q tem , Henrique somente Poe em pratica os ensinamentos familiares !
    Bjo grande a todos

    TIM MAIA

  • 3 Luciano F. Lello // jul 19, 2010 at 10:39 PM

    Valeu Henrique, estamos orgulhosos de voce. Parabens.

  • 4 Allyson P. Alves // jul 19, 2010 at 4:08 PM

    Parabens Henrique….desejo muito sucesso para vc e tenho certeza que todos varginhenses estão orgulhosos de vc ….
    Abraços…

  • 5 Henrique // jul 19, 2010 at 12:25 PM

    Antes de tudo, Obrigado Madeira por este diário, através dele, eu e outros Varginhenses saudosos podemos acompanhar os acontecimentos de nossa cidade.
    Tudo que faço está baseado na essência da educação e felicidade que recebi na minha terra. Não vejo a hora de lançar o projeto em Varginha, se Deus quiser será em breve.
    Para acompanhar as novidades relacionadas ao projeto siga-nos no Twitter: RoboLivre , para ter acesso ao projeto do MNerim, acesse http://www.robolivre.com ,os softwares, esquemas eletrônicos e pranchas físicas podem ser baixados para qualquer pessoa montar um robô. Estou à disposição para responder dúvidas e passar orientações por e-mail: [email protected] ou pelo skype: henrique_foresti

  • 6 eduardo ottoni // jul 18, 2010 at 12:12 PM

    Abraço carinhosamente o Henrique por essa presença tão positiva no cenário educacional brsileiro. Sentimo-nos orgulhosos por esse jovem que, a par da suas qualidades pessoais, traz a marca dos seus pais – Lydia e Hugo – a quem abraçamos com muita amizade.

  • 7 Ana Fátima // jul 18, 2010 at 10:13 AM

    Parabéns, que delícia ler uma notícia destas… Mas, também, sendo filho da Dona Lydia e do Hugo, tem que ser coisa de primeira linha. ²

  • 8 Raul de Véras // jul 17, 2010 at 10:01 AM

    Parabéns Henrique. muito sucesso, o s varginheses estão orgulhosos de você. Mas tambem sendo filho da Dona Lydia e do Hugo tem que ser coisa de primeira linha.

  • 9 Leandro Motteran // jul 17, 2010 at 9:29 AM

    Muito legal! Lembro do “jipeiro” que dava aulas de Delphi ali na São José – da qual fui aluno dele.
    Parabéns pelas conquistas!

  • 10 Antonio Belo Sobrinho // jul 17, 2010 at 7:50 AM

    Que excelente notícia para nós varginhenses. Muito orgulhoso fiquei quando li esta matéria, por ser varginhense e por ser também um dos milhares de alunos que tiveram a oportunidade de receber o carinho, a educação e os ensinamentos da Professora Lydia Braga Foresti no nosso querido Polivalente. E dizem que filho de peixe, peixinho é… pois então, vejam aí o Henrique fazendo sucesso na área social, através de sua profissão. Dª Lydia e família merecem muito esta felicidade e emoção que enche os amigos varginhenses de orgulho e de felicidade. Parabéns e obrigado.

  • 11 vaniafatima // jul 16, 2010 at 9:30 PM

    Se minha tia Maria do Carmo aqui estivesse,tenho certeza que ficaria muito feliz e orgulhosa com essa notícia.Ela foi babá de Henrique e Milene.
    Parabéns ao Henrique e aos seus pais,Lydia e Hugo.

  • 12 rogerio luiz damasceno // jul 16, 2010 at 5:34 PM

    Parabéns pelo sucesso, e pela familia que possui, conheço a diretora LYDIA MARIA BRAGA FORESTI, desde os tempos da escola Polivalente, na qual era diretora e com grandes serviços prestados,não chequei a conhecer seu filho, mas tenho certeza que voce e sua familia, estão muito orgulhosos do trabalho que o Henrique vem prestando tão distante, espero também que traga este projeto para nossa querida Varginha, onde moramos e temos nossos filhos, para que possa usufruir destes projetos.
    um abraço, para dona LYDIA e familia

  • 13 Estelcy Favaro Tavares // jul 16, 2010 at 3:46 PM

    Henrique,

    Envio a você meus parabens pelo sucesso. Não é a primeira vez que isso acontece. Já ouvi outros comentários do seu desempenho em Recife.
    De parabéns também está a sua família.
    Não esqueço de quando você era nosso aluno na antiga FENVA, hoje UNIS-MG.
    Abraços. Estelcy

  • 14 Chacal // jul 16, 2010 at 2:47 PM

    Parabéns ao jovem pela iniciativa, agora é trazer esse projeto para Varginha, que Deus o abençoe jovem , use seu talento para o bem de seu próximo.

Deixe um Comentário