Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Sai edital da lei de incentivo à cultura de Varginha

julho 22nd, 2010 · 18 Comentários

O Conselho Municipal de Incentivo à Cultura (Comic) publicou no Jornal Varginha – Órgão Oficial do Município, o edital para apresentação de projetos culturais. O prazo para inscrição dos projetos vence no dia 17 de setembro. O edital traz todas as informações para os empreendedores culturais que pretendem realizar produtos ou eventos culturais (como livros, festivais, shows, exposições etc.) com apoio da Lei de Incentivo Cultural. Através da lei, o Município permite que até 3% da receita total anual da Prefeitura no ano anterior, proveniente do ISSQN e do IPTU, sejam disponibilizados para projetos culturais.
Como funciona
Os autores dos projetos culturais têm até 17 de setembro para apresentar o projeto com toda a documentação. O prazo não será prorrogado. Quando um projeto é aprovado, seu autor é autorizado pelo Comic a captar os valores junto a pessoas físicas e jurídicas. Em vez de pagar o imposto municipal (IPTU ou ISSQN), o patrocinador destina 50% para o projeto cultural e tem sua marca divulgada.
A presidente do Conselho, Vera Lúcia Moreira de Mello Pereira orienta os empreendedores da importância de se ler, com atenção, o edital e observar o prazo, pois ele não será prorrogado. Mais informações na Fundação Cultural de Varginha, de segunda a sexta-feira, de meio-dia até 18h, pelo (35) 3690-2700, com Terezinha.

Tags: Cultura

18 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Verdadeiro // ago 5, 2010 at 4:51 PM

    Louvavel essa lei para uma cidade como Varginha que ainda depende de lei para que a cultura seja mostrada.
    Apesar de existir lei que incentive a cultura nesta cidade ainda falta muita coisa pra evoluirmos culturalmente, exemplo disso é alguns post’s acima falnado sobre as pessoas que TRABALHAM com cultura, de certo todos que trabalham com cultura tem que trabalhar de graça??? é claro que não, os gestores cuturais tem sim que receber pelo trabalho por eles desempenhados, por ter tanta gente alienada que essa cidade se vangloria de um tempo que existia feira da Paz uma vez no ano onde tocavam bandas de qualidade questionáveis com raras exceções, o poder público gastava um dinheirão e pocucas pessoas se beneficiavam economicamente com tal evento pois os organizadores que eram tercerizados, escolhido a dedo é claro, enchiam os bolsos de dinheiro.

  • 2 Leandro/Campinas // ago 5, 2010 at 10:47 AM

    Vai aí uma dica de cultura…

    Acho que seria interessante fazer da Estação e da rua em frente um centro histórico onde haveria a preservação dos prédios mais antigos e tornaria a rua novamente de paralelepípedo. Podendo estender para a rua que tem o Museu até o Bota Fogo também.
    Isso se chama resgatar o passado da cidade!!!
    É cultural!!!

  • 3 POVO IGNORANTE // ago 4, 2010 at 6:30 PM

    E CIDADAO, MUITO BEM PELAS SUAS PALAVRAS…..MAS DIZER QUE VARGINHA JA FOI ALGO? FACA ME O FAVOR……O POVO DAQUI SO GOSTA DE ATOR GLOBAL….MUITO TRISTE ESSA REALIDADE.

  • 4 Cidadão Instigado // jul 26, 2010 at 8:41 PM

    Prezados,

    O Empreendedor Cultural está corretíssimos. Muitos infelizes os comentários do tipo “promotores culturais que sequer trabalham”, “ir na casa das pessoas fiscalizar”, dentre outros.

    Pois bem. Enquanto você trabalha o dia todo e sai para tomar uma cervejinha? Está lá o garçom trabalhando. Enquanto você vai ao motel se divertir? Estão lá várias pessoas trabalhando.

    Meus amigos – especialmente consciente e gilson – trabalhar com cultura é um dos mercados mais difíceis do país, a começar pela não regularização desse mercado e pelo descaso do Governo Federal com a categoria.

    Meus amigos, vocês que já foram a um espetáculo de teatro, de música, a uma exposição de arte, mesmo um show de axé. Sim, existe todo um backstage por trás. E um escritor, ele é menos digno que os outros cidadãos? O cara que trabalha com patrimônio cultural, coitado, fica lá “perdendo o tempo com velharia ao invés de trabalhar”.

    É por cidadãos como estes que Varginha não avança cultural e turisticamente. O pensamento é reto, o raciocínio é curto. O legal é juntar dinheirinho o ano todo e ir pra Ubatuba se esbaldar na praia. Quando você não fica ali, pelo pontalete…

    Enquanto cidades próximas, como caxambu e poços de caldas, tem uma vida cultural efervescente, o varginhense tá aí, criticando uma lei municipal de incentivo muito bacana e que não faz de ninguém rico. Se um outro fez mau uso do dinheiro público, não é a classe toda que tenha que responder por isto.

    Concordo que o Bruno Maia seja competente, concordo que o Raimundo Andrade seja brilhante. Mas são necessários outros atores pelo desenvolvimento cultural da região. Que esta lei de incentivo seja pelo menos um dos vestígios de que Varginha pode recuperar algo que já teve no passado, uma vida cultural digna.

  • 5 Empreendedor Cultural // jul 26, 2010 at 9:39 AM

    Concordo com os comentários que falam de falcatruas e de pessoas que não “demonstram serviço”. Não concordo que só o Raimundo e o Bruno mereçam o incentivo, o que acontece que muitos projetos são bons e são direcionados a um público restrito. Acho que vale a pena conhecer para antes falar sobre isso.
    Qto a viver de arte, acho isso normal. Uma profissão como outra qualquer. Vcs não imaginam o trabalho que é organizar um evento, produzir um espetáculo e prestar as contas ao município. Acho que temos que parar de ser ignorantes qto a isso. Temos o direito de ganhar dinheiro com o que temos a oferecer que no caso é a promoção da arte. Imaginem o trabalho, o tempo dedicado a isso…É bastante trabalhoso, acho que deveríamos valorizar e prestigiar mais os eventos culturais da nossa cidade. Só assim, teremos cmo julgar e criticar o trabalho por eles realizados!
    Abcs galera!

  • 6 andorinha // jul 25, 2010 at 1:57 PM

    Festíval de cineminha,Aceita cultura,projetos para moscas!

  • 7 GILSON // jul 24, 2010 at 2:34 PM

    Madeira tem como vc acompanhar esse processo pra ver quem merece ou não?

  • 8 GILSON // jul 24, 2010 at 2:33 PM

    antes de pegar verba pra culutura cada pessoa envolvida deveira provar se são merecedoras todas mesmo seria mais fácil do que dar dinheiro pra que não faz nadinha,não trabaslha e vive disso.

  • 9 GILSON // jul 24, 2010 at 2:20 PM

    Alguém responsável pela fundação cultural deveria ir na casa de todas pessoas envolvidas em projetos culturais para verem como ela vivem se tem outras rendas ou se fazem disso uma profissão.

  • 10 João bobo // jul 24, 2010 at 2:01 PM

    MAIA DIGITEI ERRADO RSRSRSRS

  • 11 João bobo // jul 24, 2010 at 2:01 PM

    Agora quero ver se o prefeito corujinha muda o conceito de liberar as verbas para um bando de aproveitadores que pegam nosso dinheiro para usar como meio de vida,um monte de promotores cluturais que usam o dinheiro até para reformar casas dos mesmos.e que nem sequer trabalham.Agora que o Sr Mauro se foi vê se presta atenão nas faucatruas CORUJINHA vc é do bem não deixa isso acontecer conosco não.e olha manda retrastar todos de novo com seu secretário de cultura nessa peneirA VÃO PASSAR O BRUNA MAIS QUE ORGANIZA O ROÇA IN ROLL E O RAIMUNDO ANDRADE SUJEITO HONESTO TB O RESTANTE NUMCA MOSTRA SERVIÇO AQUI NA CIDADE.

  • 12 consciente // jul 23, 2010 at 10:42 AM

    Não entendo porque essa mensagem em meus comentários. Nunca fiz nenhum que merecesse “censura”. Os responsáveis, por favor revejam essa mensagem.

  • 13 consciente // jul 23, 2010 at 10:40 AM

    Concordo com o Hugo. O que tem que ser feito é cortar aquelas pessoas que estão vivendo às custas da arte. Não fazem nada o ano todo e vivem melhor que muitos trabalhadores.

  • 14 MARADONA // jul 23, 2010 at 9:58 AM

    Agora, o festival de cinema torna-se INTERNACIONAL!!!

    Ano que vem, presença de Rick Martin!!!

  • 15 Tiburcio Motumbo // jul 23, 2010 at 9:32 AM

    Cultura de Varginha: rebaixar Corsa 97, encher de som, ir tocar funk na Fonte e arrumar briga.

    Mas valeu pela piada do ano.

  • 16 Mad Max // jul 23, 2010 at 12:24 AM

    ENQUANTO ISSO NA SALA DE JUSTIÇA, O CINE RIO BRANCO ESTÁ JOGADO ÁS TRAÇAS SERVINDO DE QUADRO DE ARTE PARA PICHADORES, DE BANHEIRO PARA ALGUNS DESCARREGAREM SEU XIXI MACETOSO, OU UMA COISA MAIS SÓLIDA, OU SERVINDO DE TIRO AO ALVO PARA VANDALOS QUEBRAR A VIDRAÇA DA PORTA DE ENTRADA DO CINEMA, ACORDA ZÉÉÉÉÉÉÉÉÉ POVINHOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

  • 17 Hugo Prado De Castro // jul 22, 2010 at 8:25 PM

    Parabéns, Aí está uma forma Legal e Justa de se fazer Incentivo á Cultura .
    Ah… Ontem estive no Conservatório de Musica de Varginha e lá estava uma BANDA de nome diferente SISSIBONAFLA … Gente ,Há muito tempo, não ouvia MÚSICA de tanta qualidade e MUSICOS tão competentes ,versáteis e com repertório do passado ,com interpretaçãoes futuristicas de Quatro Rapazes que brincam ao tocar com maestria um Verdadeiro Presente

  • 18 Tô de Olho // jul 22, 2010 at 5:51 PM

    Agora que MARCELO NASCIMENTO…….. vai nadar de braçada……” Brasil, o homem honesto tem que trabalhar de sol a sol mesmo”

Deixe um Comentário