Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Diploma de Jornalismo: “Precisamos de boas escolas, não regulamentação da profissão”

julho 16th, 2010 · 4 Comentários

A volta da obrigatoriedade do diploma para jornalistas foi aprovada ontem pela comissão especial da Câmara dos Deputados que analisou o assunto. Em votação simbólica, os parlamentares ratificaram o parecer do relator Hugo Leal (PSC-RJ). A PEC (proposta de emenda constitucional), do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), é uma resposta à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para jornalistas. O STF considerou que o decreto-lei 972 de 1969, que exige o documento, é incompatível com a Constituição, que garante a liberdade de expressão e de comunicação. O relatório aprovado ontem acrescenta um parágrafo ao artigo 220 da Constituição. Pelo novo texto, a necessidade do diploma em jornalismo e do registro profissional nos órgãos competentes não representa uma restrição às liberdades de pensamento e informação jornalística. A proposta aprovada diz que profissionais que tiraram registro entre junho de 2009 e a futura promulgação da PEC poderão atuar na área. O texto aprovado ontem ainda terá de ser votado em dois turnos pelo plenário da Câmara e, depois, pelo Senado. Caso seja alterado, retorna para a análise dos deputados. Como é PEC, não passa por sanção presidencial. A aprovação da proposta foi criticada pelo diretor-executivo da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Ricardo Pedreira. “Entendemos que a decisão do STF foi adequada.Precisamos de boas escolas de jornalismo, não de regulamentação da profissão.”

Tags: Geral

4 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Jornalista NÃO diplomado // jul 19, 2010 at 5:25 PM

    O naipe dos jornalistas “DIPROMADOS” é de fazer inveja……. Se duvidar, presencie uma entrevista com um(a) “jornalista”, candidato a uma vaga em qualquer empresa do ramo. Como bem dizia o pai do jornalismo Brasileiro, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo: “OS GRANDES JORNALISTAS SÃO FORJADOS NAS BOAS REDAÇÕES”

  • 2 João Paulo // jul 19, 2010 at 9:11 AM

    O Jornalismo é uma profissão como as outras, os Arquitetos tem seu conselho, os contadores, enfermeitos, médicos e advogados, hoje o mais organizado é a OAB, o segundo é o CRC, acredito que todos deveriam seguir seus exemplos e colocar provas de suficiência e aumentar a fiscalização, liberdade de imprensa sim, abuso não!!!

  • 3 IN OFF // jul 18, 2010 at 4:30 PM

    Esta Globo…tá brincando com a gente…nós
    não estamos na Africa do Sul!!!! Este jogo do Time de São Paulo X Galo!
    Estão falando de BH e não do estádio!!!
    Nunca vi uma transmissão tão ruim!!! Os comentáristas e locutor estão perdidos!!!
    Para fazer isto não é preciso diploma!!!
    Transmito de casa..na TV.
    Parece um jogo de time de bibolim!!
    Vou mudar para o rádio…é muito melhor!!!
    Eu hein!!!

  • 4 jag // jul 16, 2010 at 3:03 PM

    Vem ai o Conselho Federal de Jornalistas, os Conselhos Regionais (um por estado), o Sindicato dos Jornalistas, a Federação Nacional dos Jornalistas…e um carnê de uns 380,00 anuais para cada “jornalista” pagar!

Deixe um Comentário