Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 13 – Revisão Geral

julho 20th, 2010 · Sem comentários

Hoje vamos rever alguns pontos importantes que aprendemos até agora.    

Xeque: é quando o rei encontra-se ameaçado, mas existe a possibilidade de defender-se. Veja os exemplos abaixo: Existem três opções para defender o rei no caso de xeque. São elas:

Xeque-mate: é quando o rei está ameaçado e não existe nenhuma das três defesas. Ocasionando o término da partida!

Movimentos excepcionais

Promoção: é quando o peão atinge a 8ª horizontal, visto que ele não pode voltar e cumpriu seu objetivo que era chegar ao fim da linha (conhecendo, invadindo, atacando e mapeando o terrritório inimigo!), então ele automaticamente será promovido a outra peça para poder voltar. A peça a ser escolhida fica a seu critério: dama, torre, bispo ou cavalo.

Roque : é um movimento combinado de rei e torre, que vale por uma só jogada que tem por objetivo a segurança do rei e uma maior mobilidade para a torre pelas colunas centrais.

Quando não se pode fazer o roque:

1. Se já tiver movimentado o rei ou a torre do lado em que deseja fazer o roque.

2. Se tiver em xeque ou for ficar depois de completar o movimento “roque”.

3. Se passar com o rei por casa atacada no momento do movimento.

En passant: acontece quando um peão está na 5ª casa e o peão adversário em sua casa inicial. Quando este avançar duas casas e ficar ao lado dará a oportunidade ao adversário de tomar este peão, como se ele tivesse caminhado apenas uma.

Tente acompanhar pelo exemplo do diagrama:

Observe que o peão branco encontra- se na 5ª casa. O peão que estava na casa inicial andou duas. Então o condutor das brancas optou em tomar “en passant”. Nesse caso pode tomar o peão como se ele tivesse caminhado apenas uma.

Dica: esse movimento pode ser feito por qualquer dos peões, mas somente será válido se realizado no lance imediatamente posterior ao do adversário.

Importante lembrar os leitores que estaremos sempre à disposição de qualquer um que tenha dúvida sobre a aula da semana, bastando que envie um email para [email protected] para esclarecimentos do tema abordado.

 Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do Varginha Tênis Clube – VTC, abrindo diariamente da 19:00 h às 22h.

Tags: Geral

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário