Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 12

julho 10th, 2010 · Sem comentários

O enxadrista Gilmar Machado dá aulas gratuitas de xadrez no Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Acompanhe.

 Um jogador pode propor empate depois de executar um lance no tabuleiro. Ele deve fazê-lo antes de acionar o relógio. Uma oferta feita de qualquer outra forma é válida, nenhuma condição pode ser incluída na proposta e a oferta não pode ser retirada e continua válida até que o adversário a aceite, a rejeite oralmente, a rejeite com a execução de um lance, ou seja, ao efetuar seu lance automaticamente o jogador está rejeitando a proposta de empate. A oferta de empate deve ser anotada por ambos jogadores em suas planilhas com o símbolo (=).

A partida está empatada, após uma reclamação procedente do jogador com a vez, quando se repete o mesmo diagrama no tabuleiro, por pelo menos três vezes (não necessariamente por repetição de jogadas). Isto significa dizer que o jogador reclamante ao verificar que a posição irá se repetir pela terceira vez, ele deve anotar seu lança na planilha e chamar o arbitro informando tal situação.

A partida está empatada, após uma reclamação procedente do jogador que tem a vez, se ele anota em sua planilha e declara ao árbitro a sua intenção de executar um lance, que resulte em 50 lances feitos para cada jogador sem qualquer captura de peça nem qualquer avanço de peão. Se um jogador faz um lance sem reclamar o empate, por repetição de lance ou por ter completado 50 lances sem captura de peça ou avanço de peão, ele perde o direito de fazê-lo durante aquela jogada. Se um jogador reclama um empate, ele deve imediatamente parar ambos o relógio. Não lhe será permitido retirar sua reivindicação:

a) Se a reivindicação for verificada procedente, a partida será considerada imediatamente empatada.

b) Se a reivindicação for verificada improcedente, o árbitro deve reduzir metade do tempo restante do reclamante, até um máximo de três minutos, e adicionar três minutos ao tempo do adversário. Então a partida deve prosseguir e o lance anunciado deve ser executado.

A partida está também empatada quando se produz uma posição na qual é impossível a execução do mate por qualquer seqüência legal de jogadas, mesmo com o mais absurdo contra-jogo. Isso termina a partida imediatamente, por exemplo, se um jogador captura a última peça do tabuleiro, permanecendo apenas rei contra rei ou ainda, se cai o tempo de um jogador, mas o outro não possui material para dar mate, por exemplo: ele possui apenas rei e cavalo.

Importante lembrar os leitores que estaremos sempre à disposição de qualquer um que tenha dúvida sobre a aula da semana, bastando que envie um email para [email protected] para esclarecimentos do tema abordado.

 Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do Varginha Tênis Clube – VTC, abrindo diariamente da 19:00 h às 22h.

Tags: Geral

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário