Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 11- (Como anotar uma partida)

julho 10th, 2010 · 1 Comentário

O enxadrista Gilmar Machado dá aulas gratuitas de xadrez no Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Acompanhe.

Na aula passada aprendemos como anotar uma partida de xadrez, para guardar nossas partidas jogadas em casa ou mesmo acompanhar as partidas jogadas pelos mestres em campeonatos. Hoje vamos dar algumas dicas que servem para reforçar a aula passada.

No decorrer do jogo, cada jogador deve anotar os próprios lances e os do adversário, lance a lance, tão claro e legível quanto possível, na notação Algébrica, na planilha indicada para a competição.

Um jogador pode responder um lance do adversário antes de anotá-lo, se assim o desejar. Ele deve anotar seu lance anterior, antes de fazer outro. Uma proposta de empate deve ser anotada por ambos os jogadores. As planilhas são propriedade dos organizadores do evento e devem estar sempre visíveis para o árbitro. Se um jogador tem menos de cinco minutos em seu relógio para o fim do controle de tempo, e não tem 30 segundos ou mais adicionados ao seu tempo após cada lance, ele pode parar de anotar a partida. Logo após a queda de uma das ‘setas’, o jogador deve comunicar o fato ao juiz e atualizar a sua planilha totalmente.

Nas partidas sem acréscimo dos 30 segundos por lance, se ambos os jogadores estiverem desobrigados de anotar, por apuro de tempo, (5 minutos finais),  o árbitro ou um auxiliar, deve tentar estar presentes e manter a notação, nesse caso, imediatamente após a queda da seta, o árbitro deve parar os relógios, então, ambos jogadores devem completar suas planilhas, usando a do árbitro ou a do adversário, se isso for necessário.

Se apenas um jogador está desobrigado de anotar, ele deve completar sua planilha tão logo uma seta tenha caído. Contanto seja a vez do jogador, ele pode usar a planilha do adversário. O jogador não pode executar um lance até que tenha completado sua planilha e devolvido a do adversário.

Se não há nenhuma planilha completa disponível, os jogadores devem reconstituir a partida num outro tabuleiro, sob a supervisão do árbitro ou um auxiliar, que deve primeiro anotar a posição atual antes que a reconstituição seja feita.

Caso haja reclamação de empate por repetição do diagrama pela terceira vez, o árbitro deverá parar o relógio e reconstituir a partida em outro tabuleiro para confirmação do fato e caso não se confirme a repetição o reclamante será advertido e a partida prosseguirá daquele ponto.

Finalmente, ressaltamos que o xadrez disputado em campeonatos, sempre teremos a presença do relógio, por isso, a importância destas explicações, vez que o tempo passa a ser um fator determinante no resultado de uma partida. 

Importante lembrar os leitores que estaremos sempre à disposição de qualquer um que tenha dúvida sobre a aula da semana, bastando que envie um email para [email protected] para esclarecimentos do tema abordado.

Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do Varginha Tênis Clube – VTC, abrindo diariamente da 19:00 h às 22h.

Tags: Geral

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 Raquel Coelho // abr 25, 2012 at 10:46 AM

    Adorei este artigo, muito bom e bem explicado!

Deixe um Comentário