Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 10 – Como anotar uma partida

julho 5th, 2010 · Sem comentários

O enxadrista Gilmar Machado dá aulas gratuitas de xadrez no Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Acompanhe.

Hoje vamos aprender como anotar uma partida, o que possibilitará acompanharmos as partidas jogadas pelos Grandes Mestres nos diversos campeonatos disputados mundo a fora e guardarmos nossas partidas para serem reproduzidas anos e anos após terem sidos jogadas.

O sistema atual adotado pela FIDE – Federação Internacional de Xadrez, é o sistema algébrico, ou seja, consideramos os cruzamentos de uma coluna e uma linha e o ponto de interseção é a casa apontada, nos tempos de colégio aprendemos como ordenadas e abscissas 

Desta forma, em um tabuleiro temos as colunas a,b,c,d,e,f,g e h e as linha 1,2,3,4,5,6,7 e 8, logo se dissermos que uma peça está na casa b6, é só fazermos a interseção da coluna “b” com a linha “6” e teremos a posição da peça, que no caso do diagrama apresentado abaixo, como exemplo, encontramos a dama preta.

Para indicarmos qual a peça foi movimentada para uma determinada casa, usamos sua primeira letra, ou seja, R para o rei, D para a Dama, T para a Torre, B para o Bispo e C para o Cavalo, e quando não tiver nenhuma letra antecedendo a indicação da casa, indica que o movimento foi feito pelo peão.

Por exemplo, novamente analisando o tabuleiro abaixo, se eu escrevi na súmula o lance “g3” para as brancas, implica que eu movimentei o meu peão que estava originalmente na casa “g2”, para a casa “g3”.

Para indicação do roque pequeno usamos o símbolo: “0-0” e para indicação do roque grande: “0-0-0” e para indicação de xeque “+” e para a indicação de xeque mate, “++” . Quando os Mestres querem mostrar que um lance foi muito bom usam o ponto de exclamação “!” depois do lance e quando querem mostram que foi um lance ruim, usam o ponto de interrogação “?” após o lance.

Importante lembrar os leitores que estaremos sempre à disposição de qualquer um que tenha dúvida sobre a aula da semana, bastando que envie um email para [email protected] para esclarecimentos do tema abordado.

Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do Varginha Tênis Clube – VTC, abrindo diariamente da 19h às 22h.

Tags: Geral

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário