Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Seraj e Defensoria Pública levam estagiários para visita à penitenciária

junho 15th, 2010 · 4 Comentários

fadiva_presidio

O Serviço de Assistência Judiciária – SERAJ, departamento da Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA, em parceria com a Defensoria Pública Estadual levaram seus estagiários para visitar a Penitenciária de Varginha.

A visita faz parte de um projeto elaborado pela FADIVA e pela Defensoria Pública Estadual, com o objetivo de apresentar aos alunos de Direito a realidade prisional, bem como efetuar um levantamento sobre a situação legal de cada preso.

Os alunos foram acampanhados pela Secretária do SERAJ, Drª Isabel Cristina da Costa Bemfica, advogada e psicóloga e, também, pela Defensora Pública Estadual, Drª Samantha Vilarinho Mello Alves.

Durante a visita, os alunos acompanharam os trabalhos artesanais executados pelos presos e receberam informações sobre o funcionamento do presídio.

Para a referida visita, a FADIVA preparou um relatório específico, tendo como principal ponto a ser abordado, a verificação de cumprimento de pena de cada preso, pois, aquele que tiver direito a qualquer benefício referente a pena cumprida, e ainda não o obteve, através da Defensoria Pública Estadual terá a chance de conseguí-lo.

O aluno do 4º ano diurno, Daniel Romero, apresentou seu ponto de vista sobre o trabalho executado: “Irônico ver como presos, alguns até de alta periculosidade, possuem certa destreza e sensibilidade ao fazer determinados trabalhos manuais de invejar muitos artistas, como bonés, réplicas de motos e bicicletas, e até mesmo vasos, flores e bonecas, usando apenas papelão e linhas de crochê.”

Outra observação apontada pelo aluno, refere-se à ala feminina: “A ala feminina, habitada por pouco menos de 50 mulheres, todas elas presas pelo crime de tráfico, não mantêm qualquer contato físico ou visual com a ala masculina, mesmo nos horários de banho de sol”.

Também verificou-se que os presos têm assistência médica e psicológica e, que muitas benfeitorias foram realizadas, graças à competência dos que ali trabalham e pelo apoio do Ministério Público.

Para o Diretor da FADIVA, prof. Álvaro Vani Bemfica, “é muito importante aproximar os alunos da realidade que os mesmos encontrarão no decorrer da profissão. Não basta apenas ensinar a teoria, necessário se faz o estudo completo, envolvendo teoria e prática e, principalmente, conscientizando-os de que os operadores do Direito também têm a responsabilidade social com os menos favorecidos, mesmo que culpados.” (Assessoria de Imprensa)

Tags: Geral

4 Respostas Até Agora ↓

  • 1 bruno bugiganga // ago 18, 2010 at 10:46 AM

    Pena que não pude ir viu… seria dez

  • 2 opq // jun 16, 2010 at 11:10 PM

    q conversinha hein???

  • 3 Topera // jun 16, 2010 at 8:33 AM

    Olha o dani ali kkkkkkkkk

  • 4 Marcos // jun 15, 2010 at 6:16 PM

    E Presídio de Varginha. A única Penitenciária do sul de Minas fica em Três Corações.
    Os presos tem várias habilidades além de fazer barquinhos de papel.

Deixe um Comentário