Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Poluição dos rios

junho 17th, 2010 · 3 Comentários

jose_antonioTexto de: José Antonio Coelho (*)

Com a melhoria da qualidade de vida da humanidade,o homem causa mais um problema ambiental que é  a poluição que vem se agravando nos últimos anos. Em várias partes do mundo ocorre envenenamento de pessoas, causada pela presença de produtos químicos nocivos nas águas fluviais.
As fontes de poluição das águas dos rios é resultante dos esgotos domésticos, despejos industriais, escoamento da chuva das áreas urbanas e das águas do retorno de irrigação. Desse modo, principalmente no atual século, o grande crescimento populacional e o desenvolvimento industrial, além do uso, cada vez maior, de fertilizantes químicos e inseticidas nas lavouras têm causado sérios danos aos rios e à vida de modo geral. Além desses fatores, muitos outros também são causadores da poluição dos rios podemos citar os inseticidas usados nas lavouras, que destroem o fictoplantuns existente nos rios, o qual é responsável pela renovação de 70% do oxigênio da atmosfera.
As conseqüências da poluição dos rios são drásticas. Inicialmente surge o problema da alimentação de milhares de pessoas que vivem da pesca ao longo do rio, além de interromper o ciclo biológico, pois em curto tempo acarretará a morte da flora marginal, que afetada, poderá causar a queda de barreiras, dificultando a navegação.
Nos rios, a poluição existente e a concentração de coliformes constitui mesmo uma ameaça. Mas não é tudo. O esgoto é composto por grandes quantidades de matéria orgânica e organismos patogênicos e ainda sais minerais, que chegando sem tratamento a um rio, a matéria orgânica é degradada, consumindo muito oxigênio. Os organismos patogênicos sobrevivem e os sais minerais alimentam a flora existente que se reproduz rapidamente e em alguns casos, produz substância tóxicas. O tratamento dos esgotos eliminaria os organismos patogênicos e facilitaria o controle do desenvolvimento das plantas fluviais, aumentando a quantidade de oxigênio na água.
Do tratamento de esgoto, poderíamos retirar um adubo. O processo adotado retira os nutrientes do esgoto, concentrando-os no material sólido, o qual, após tratamento se transforma em um excelente adubo orgânico para o solo. É uma importante fonte de matéria orgânica e pode ser utilizado para reduzir as quantidades de fertilizantes químicos, melhorar as características físicas do solo, acrescentar micronutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas, melhorando a produtividade das culturas evitando a intoxicação dos rios e lagos.

(*) Diretor da Reciclagem Santa Maria

Tags: Colaboradores · Meio ambiente

3 Respostas Até Agora ↓

  • 1 REVOLTADO // jun 18, 2010 at 1:24 PM

    JÁ FIZ XIXI NO RIO VERDE.

    ISSO É POLUIÇÃO?

  • 2 MORADOR // jun 18, 2010 at 8:18 AM

    TEM QUE FISCALIZAR O LOCAL ONDE FOI REALIZADO O ROÇA N ROLL, DESMONTARAM TUDO E DEIXARAM UMA QUANTIDADE ENORME DE LIXO, TEM TMB. OUTROS RANCHEIROS QUE JOGAM LIXO NO RIO E A VISÃO QUE TENHO DO RIO TODOS OS DIAS É LIXO E MAIS LIXO DESCENDO O RIO VERDE, TEM QUE FISCALIZAR SIM, MUITOS ESGOTOS LIGADOS DIRETO NO RIO.

  • 3 Eu, uai... // jun 17, 2010 at 3:36 PM

    Acho muito interssante passar alí perto da quadra do Santa Maria e ver o ribeirão…
    Enchergamos com facilidade o fundo por onde a água passa…
    E isso se estende até nas proximidades com o rio Verde. Ao lado da ETE Santana existe uma ponte para pedestres. Nem parece que essa água percorreu toda a cidade, de tão limpa.

Deixe um Comentário