Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Gincana cultural terá última eliminatória nesta quinta; final será dia 18

junho 9th, 2010 · 5 Comentários

gincana
 
A Gincana Cultural da Copa 2010 terá a última etapa eliminatória nesta quinta-feira (10). A competição é realizada nas manhãs de sexta-feira, mas foi antecipada esta semana devido à abertura da Copa do Mundo. A gincana começa às 9h, com transmissão ao vivo da TV Princesa e Rádio Melodia.
Três provas são disputadas na gincana cultural. Na prova solidária todos pontuam. O objetivo é incentivar os alunos a arrecadar donativos para entidades assistenciais. A prova criativa consiste na elaboração de um “grito de guerra”, temas e lemas sobre os países que vão disputar a Copa do Mundo. O júri avalia a melhor criação. Na prova de conhecimentos os alunos respondem às perguntas elaboradas pela produção da gincana.
Seis escolas foram inscritas: Dr. Jacy de Figueiredo (eliminada), João Urbano de Figueiredo, José Augusto de Paiva, Professora Maria Aparecida Abreu e São José. Cada uma escolheu um representante para responder as perguntas, feitas pela professora Rossana Ippolito, que também é coordenadora do Programa Tim ArtEducação e integrante do Copac, Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural.
A Gincana Cultural da Copa do Mundo é promovida pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) e Fundação Cultural. “A iniciativa está movimentando as escolas, os alunos estão aprendendo muitos detalhes geográficos, históricos, sociais e políticos dos países participantes”, diz a secretária municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira.
A diretora-superintendente da Fundação Cultural, Paula Andréa Direne Ribeiro, lembra que a gincana possui, além do caráter educativo e de entretenimento, o lado social: “O material arrecadado pelos alunos será doado a pessoas carentes”, informa. Nas duas primeiras etapas da gincana foram arrecadadas 875 peças de higiene pessoal. A coordenadora da gincana, Raquel Nogueira e Silva informa que as escolas campeãs escolhem qual entidade vai receber os donativos. A Escola São José, vencedora da primeira etapa, escolheu o Vida Viva. A Escola João Urbano decidiu doar os donativos para comunidades carentes da zona rural.

Tags: Cultura · Educação · Esporte

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Professora // jun 10, 2010 at 9:16 PM

    estudante, tb acho interessante sua ideia, mas existem uns probleminhas… Aki, como ñ é Europa, a professorada tem q trabalhar mto mais pra poder sobreviver, então, se as aulas começassem às 8, ia ter gente trabalhando até meia-noite!!! Quem sabe se um dia valorizarem a educação, poderemos pensar nesse assunto???

  • 2 Flávia // jun 10, 2010 at 1:38 AM

    JOÃO URBANO DE FIGUEIREDO FILHO…..PRA SEMPRE MINHA ESCOLA DO CORAÇÃO. SUCESSOOOOOOO!!!!!!
    Bjs da Tia Flávia

  • 3 Power Ranger // jun 9, 2010 at 3:25 PM

    Deus ajuda quem cedo madruga.

  • 4 Outro Lado // jun 9, 2010 at 1:52 PM

    Enfim uma iniciativa interessante na educação, tomara que esse tipo de inicitiva continue e não seja apenas atitudes isoladas como sempre acontece

  • 5 estudante // jun 9, 2010 at 12:02 PM

    Madeira, Porque estas escolas Particulares, estaduais, e municipais, nao mudam os horários das aula para começar as 8.00 da manhã e prorrogam ate 13.00. Ninquem merece acordar tão cedo. Deveriam copiar as iniciativas corretas da Europa. Porque voce nao lança a ideia

Deixe um Comentário