Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 06 – Aprendendo o movimento das peças.(movimento da dama)

junho 15th, 2010 · Sem comentários

Como podemos observar na figura abaixo, a dama move-se nos sentidos diagonal, coluna e linha, isto é, ela faz exatamente os mesmos movimentos da torre e do bispo (somados), por isto é considerada a peça mais importante do tabuleiro, depois do rei, que é considerado uma peça absoluta, pois não pode ser capturado.

 Os iniciantes na prática do xadrez costumam chamar dama de rainha, mas em ambientes de campeonato este nome já foi abolido há décadas.  O valor teórico da dama é 9 (nove) maior que qualquer outra peça do jogo, já sabemos que o valor teórico da torre é 5 (cinco), portanto, duas torres jogam melhor que uma dama, na prática isto que dizer que devemos evitar a troca de duas torres pela dama, a menos que a dama venha acompanhada de um peão ou mais.

 Quando começarmos a estudar as aberturas veremos que a dama é uma das ultimas peças a sair para o ataque, pois devemos mantê-la protegida dos ataques do adversário, evitando com isto, perda de tempo em nosso desenvolvimento.

 Apesar de cada jogador iniciar o jogo com apenas uma dama, ele pode terminar com mais de uma, isto acontece devido ao movimento especial do peão que quando chega na oitava linha pode se transformar em qualquer peça e normalmente o jogador escolhe a dama, que é a peça de maior importância. Veremos esta regra melhor quando falarmos do movimento do peão.

 Como as outras peças, a dama não pode saltar uma peça em seu movimento, ou seja, se houver uma peça da mesma cor obstruindo seu caminho, ela deverá parar uma casa antes, passar a vez ao adversário e então desviar daquele obstáculo. Caso exista uma peça da cor adversária, o jogador deverá analisar a conveniência da captura, caso em que a dama irá substituir a casa da peça capturada.

Continuaremos na próxima semana

Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do Varginha Tênis Clube – VTC, abrindo diariamente da 19:00 h às 22:00 h.

Tags: Geral

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário