Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 05 – Aprendendo o movimento das peças (movimento do bispo)

junho 10th, 2010 · Sem comentários

O enxadrista Gilmar Machado dá aulas gratuitas de xadrez no Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Acompanhe.

Hoje vamos continuar a ensinar os movimentos das peças, já sabemos que temos apenas seis peças com movimentos diferentes, ou seja, o rei (1), a dama (1), a torre (2), o bispo (2), o cavalo (2) e o peão (8).

O bispo move-se a qualquer casa ao longo de uma diagonal que ocupa (ver figura abaixo), antigamente os teóricos diziam que seu valor era igual ao do cavalo, mas hoje em dia admitem ser pouco superior, apenas como didática os valores atribuídos às peças são: dama = 9; torre= 5; bispo= 3,25; cavalo = 3 e peão = 1, ao Rei não é atribuído nenhum valor, pois é uma peça que não deixa o tabuleiro em hipótese nenhuma, uma vez que não pode ser capturado, lembrando que estes valores não têm influência no desenrolar de uma partida, servem apenas como referência para o aluno.

O valor de uma peça pode variar de acordo com a posição, por exemplo, o bispo tem um raio de ação maior em posições abertas, já o cavalo atuará melhor em posições fechadas, uma vez que pode saltar tanto as suas peças com as peças do adversário, explicaremos isto melhor quando falarmos de seu movimento.

Já sabemos que o jogo se desenvolve em um tabuleiro simétrico e como a posição do bispo é ao lado do cavalo, poderemos observar que teremos um bispo que jogará nas casas brancas e outro que jogará nas casas pretas, isto significa dizer que ao aceitar uma troca de bispo pelo cavalo, por exemplo, deveremos analisar as fraquezas das casas de sua cor correspondente, pois deixaremos de ter uma peça para defendê-las. 

Ao executar seus lances, a dama, a torre ou o bispo não podem ‘pular’ sobre nenhuma peça em seu caminho, ou seja, devem desviar do obstáculo, passando a vez para o adversário e prosseguindo posteriormente com o seu plano.        

Continuaremos na próxima semana

Estaremos sempre à disposição de qualquer um que tenha dúvida sobre a aula da semana, bastando que envie um email para [email protected] para esclarecimentos do tema abordado.

Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do Varginha Tênis Clube – VTC, abrindo diariamente da 19 h às 22h.

Tags: Geral

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário