Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 09 – Aprendendo o movimento das peças (movimento do cavalo)

junho 30th, 2010 · Sem comentários

Encerrada a parte inicial do nosso curso, que trata sobre os movimentos das peças, vamos fazer um resumo do que foi visto até agora, antes de iniciarmos a segunda parte.

 Vimos que o xadrez é um jogo de estratégia onde os contendores buscam abater o rei adversário e para isto desenvolvem suas peças de modo a proteger o seu rei e ocupar o centro do tabuleiro para facilitar seu ataque.

  Temos apenas seis peças diferentes que são:

· O REI, que se movimenta apenas uma casa de cada vez para qualquer lado do tabuleiro, exceto quando vai rocar que se movimenta duas casas, postando-se do lado da torre, sendo o roque um movimento que visa sua proteção e em 95% das partidas jogadas ele é efetuado.

· A DAMA, que se movimenta tanto em linha, coluna como em diagonal, e é considerada a peça mais importante do jogo, já que o rei não tem valor teórico uma vez que não pode ser capturado.

· A TORRE, que se movimenta em linha ou em coluna, para frente ou para trás, sendo que duas torres se equivalem a uma dama.

· O BISPO, que se movimenta apenas em diagonal para frente ou para trás, possuindo um valor teórico pouco superior ao cavalo em função da extensão de seus lances.

· O CAVALO, que se movimenta em forma de “L” e é a única peça do jogo que pode saltar as outras peças, por isto tem uma importância significativa em posições fechadas.

·O PEÃO, que se movimenta para frente, uma ou duas casas, e apesar de ser a peça de menor valor teórico, pode se transformar em qualquer peça (menos o rei) quando atinge a oitava casa do tabuleiro, sendo a única peça do xadrez que se movimenta de uma forma e captura de outra, ou seja, em diagonal, na casa imediatamente próxima de onde se localiza.

Agora que sabemos todos os movimentos das peças, podemos começar a falar do jogo propriamente dito.

Existem três fases em uma partida de xadrez, a abertura, o meio jogo e o final e cada uma destas fases deve ser minuciosamente estudada, existindo para tal, milhares de livros para auxiliar o aficionado, sendo certo que a biblioteca enxadrística é uma das mais variadas do mundo em se tratando de esportes especializados.

Posição inicial das peças – As brancas sempre iniciam a partida

Tags: Geral

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário