Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 08 – Aprendendo o movimento das peças (movimento do peão)

junho 25th, 2010 · Sem comentários

O peão avança para uma casa vazia, imediatamente à sua frente na mesma coluna, ou b) em seu primeiro lance o peão pode avançar duas casas na mesma coluna, desde que ambas estejam vazias, ou c) o peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça e substituindo o lugar da peça.

Observando o diagrama ao lado, podemos concluir que o peão é a única peça no xadrez que se movimenta de uma forma e captura de outra, ou seja, ele só anda para frente e captura na diagonal, na casa imediatamente próxima, sendo também a única peça no xadrez que não retrocede em seus movimentos.

Um peão, atacando uma casa cruzada por um peão adversário que acaba de avançar duas casas num único lance, pode capturar este peão adversário como se aquele tivesse se adiantado apenas uma casa. Esta captura pode ser feita apenas como resposta imediata a tal avanço e é chamada de captura ‘en passant’. Na figura abaixo, o peão preto movimentando duas casa pode ser capturado pelo peão branco que ocupará o lugar do “x”, Este é um movimento especial do peão.

Ao alcançar a última fileira, um peão deve ser imediatamente trocado, como parte integrante da mesma jogada, por uma dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor. A escolha do jogador não está restrita a peças capturadas previamente. Esta troca de um peão por outra peça é chamada de ‘promoção’ e o efeito da peça promovida é imediato, este é um poder diferenciado e valoriza o peão que teoricamente é a peça de menor valor no tabuleiro, no entanto pode se transformar na peça de maior valor.

 Continuaremos na próxima semana

Importante lembrar os leitores que estaremos sempre à disposição de qualquer um que tenha dúvida sobre a aula da semana, bastando que envie um email para [email protected] para esclarecimentos do tema abordado.

Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do Varginha Tênis Clube – VTC, abrindo diariamente da 19h às 22h.

Tags: Geral

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário