Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Introdução ao curso de xadrez

maio 12th, 2010 · 2 Comentários

O enxadrista Gilmar Machado dá aulas gratuitas de xadrez no Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Acompanhe.

Antes de iniciarmos o aprendizado dos movimentos das peças, vamos entender porque aprender jogar xadrez pode ser decisivo em nossas vidas, tanto para o aluno como para os mais experientes.
O xadrez está se transformando aceleradamente. Nunca antes este esporte havia sido tão difundido através dos meios de comunicação de massa com tanta força como hoje. Os números de grandes torneios nacionais e internacionais tem se multiplicado a passos largos.
Igualmente, vemos com alegria uma grande quantidade de pessoas das mais variadas idades participando de eventos enxadrísticos de maior prestígio.
Esta expansão enxadrística, tanto em quantidade como em qualidade, não é casual e está relacionada a alguns projetos como, por exemplo, a colocação em prática de projetos de massificação do xadrez nas Escolas promovido pela Federação Internacional de Xadrez, a um maior patrocínio de eventos por parte de empresas públicas e privadas, à crescente organização de clubes de xadrez, associações e federações e à conscientização dos benefícios propiciados pelo estudo e pela prática sistemática.

Objetivos Gerais do Ensino do Xadrez 

·Desenvolver no estudante uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita apreciá-lo como elemento gerador de cultura.
·Desenvolver no estudante sua capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
·Garantir ao aluno a aquisição de conhecimento, habilidades e destrezas básicas necessárias para incorporação em sua vida ativa.
·Permitir ao aluno estabelecer vínculos entre os conhecimentos e experiências enxadrísticas e a vida cotidiana, individual e social.
·Favorecer a assimilação das características do xadrez que contribuam com o harmonioso desenvolvimento intelectual, moral e ético da personalidade e que propiciem sua autonomia cognitiva e sua capacidade de raciocínio.
·Priorizar a resolução de problemas. O aprendizado orientado à resolução de problemas propiciará ao aluno a oportunidade de analisar, avaliar e propor alternativas de solução às situações da vida diária.
·Contribuir para a elevação da auto-estima.
·Favorecer o desenvolvimento da linguagem enxadrística e sua habilidade de argumentação.
·Resgatar, para seu uso pedagógico, o aspecto lúdico desta disciplina.
·Tomar em conta de maneira equilibrada as diferenças individuais.
Na próxima semana conheceremos o tabuleiro de 64 casas.

Tags: Geral

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Cida // jan 8, 2011 at 7:59 AM

    Quero deixar uma critica,pois tenho uma sobrinha que é apaixonada por xadrez,tem medalhas,taças e tudo.Só que o maior numero de enxadrista são homens e parecem não acreditar nas mulheres.Gostaria de saber se tem algum lugar onde ela possa continuar treinando já que nas escolas publicas não tem mais as aulas de xadrez.

  • 2 cleuber // jun 26, 2010 at 11:43 AM

    tenho enormede vontade de me aperfeiçoar aonde tem parceiros de xadrez para jogar ok

Deixe um Comentário