Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Curso de Xadrez – Aula 3 – Movendo as Peças

maio 29th, 2010 · 2 Comentários

O enxadrista Gilmar Machado dá aulas gratuitas de xadrez no Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Acompanhe.

Nesta semana vamos fazer algumas considerações sobre o ato de mover as peças no tabuleiro, este que é realizado com apenas uma das mãos e se estiver jogando com relógio, a mesma mão que jogou a peça deverá acionar o tempo.

Clique no título para ler a íntegra da coluna.

Desde que o jogador previamente expresse a intenção (por exemplo, dizendo ‘j’adoube’), o jogador a fazer o lance pode arrumar uma ou mais peças em suas casas.

Com exceção do caso acima se o jogador com a vez de jogar, tocar deliberadamente:
a) uma ou mais peças da mesma cor, ele deve jogar ou capturar a primeira peça tocada que pode ser jogada ou capturada; ou
b) uma de suas próprias peças e uma das adversárias, ele deve capturar a peça do adversário com a própria peça ou, se isso for ilegal, ele deve jogar ou capturar a primeira peça tocada que possa ser jogada ou capturada. Se for impossível determinar qual peça foi tocada primeiro, sua própria peça deve ser considerada a peça tocada.
Se um jogador deliberadamente tocar seu rei e uma de suas torres, ele deve rocar nesta ala, se isto for legal.
Se um jogador deliberadamente toca uma de suas torres e então seu rei, não lhe é permitido rocar nesta ala, nesta jogada, ele deverá jogar com a peça tocada.
Se um jogador, intencionando rocar, toca seu rei ou seu rei e uma torre ao mesmo tempo, mas o roque neste lado do tabuleiro é ilegal, o jogador deve escolher se roca para o outro lado, desde que este roque seja possível, ou se move seu rei. Se o rei não tiver nenhum lance legal, o jogador está livre para efetuar qualquer lance legal.
Se nenhuma das peças tocadas tiver um lance legal, o jogador fica liberado para fazer qualquer jogada legal.
Quando, como lance legal ou parte de um lance legal, uma peça for solta numa casa, ela não pode então ser conduzida à outra casa. A jogada é considerada completa, quando o jogador solta a peça tocada e aperta o relógio.
Normalmente os jogadores iniciantes, jogando em casa, têm o hábito de querer voltar um lance realizado por verificar que não se trata de um lance bom e seu adversário gentilmente permite, no entanto não aconselhamos este tipo de atitude, pois uma das regras elementares do xadrez é “peça tocada, peça jogada”, portanto, de nada adianta poder voltar um lance em casa e quando estiver jogando com um desconhecido ou em um campeonato, não poder fazer o mesmo.

Continuaremos na próxima semana 

Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do Varginha Tênis Clube – VTC, abrindo diariamente da 19:00 h às 22:00 h.

Tags: Geral

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 CAIRO NUNES // jun 1, 2010 at 3:58 PM

    Esclarescemos aos interessados em frequentar o Clube Varginhense de Xadrez, que a frequência é totalmente gratuito, isento de qualquer taxa de contribuição ou adesão.
    Seja BEM VINDO.

  • 2 dg // maio 30, 2010 at 6:06 PM

    q maravilha, bom q ainda tem pessoas assim com ele ,q da essa oportunidades pra galera aprender isso. parabens.

Deixe um Comentário