Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Terrenos baldios podem dar multas pesadas em Varginha

abril 8th, 2010 · 15 Comentários

A redação do blog e Jornal Folha de Varginha recebeu, nos últimos meses, muitas reclamações em relação ao estado de conservação de terrenos em diversas áreas da cidade. Várias fotos de lotes com sujeira e mato foram enviadas pelos leitores. O fato é que os donos são responsáveis pela capina e limpeza dos terrenos.
O blog entrou em contato com a prefeitura para saber o que é feito em relação aos terrenos baldios. Em média são recebidos 500 pedidos de fiscalização por mês. Os fiscais vão até os locais para verificar essas solicitações. Os proprietários são notificados e têm 10 dias para realizar a capina e a limpeza dos locais.
Multa
Caso os donos dos terrenos não atendam as notificações, recebem um comunicado de multa da prefeitura. Nestes casos, os procedimentos de limpeza dos terrenos são encaminhados à Secretaria de Obras do município. O valor da multa é de 3% sobre o valor legal do terreno, mais os serviços prestados pela Secretaria de Obras e mais 10% de taxa administrativa.
A prefeitura recomenda que os proprietários limpem os terrenos antes que sejam notificados, evitando também as multas e transtornos. Para retirar dúvidas ou obter mais informações, basta entrar em contato com o setor de fiscalização pelo (35) 3690-5070. (Kaique Fortes)

mato_vila_registanea 

A foto, enviada por leitor, mostra mato na Vila Registânea em terreno particular. A prefeitura disse que vai localizar o dono e notificá-lo. Boa iniciativa!

Tags: Saúde · Utilidade pública

15 Respostas Até Agora ↓

  • 1 rosangela // maio 4, 2010 at 7:20 PM

    Aqui no bairro Nova Varginha, os próprios moradores estão colocando fogo em lotes vagos.
    Gostaria de saber se é permitido e se não, o que pode ser feito pela prefeitura para conter essas queimadas.

  • 2 josue // abr 10, 2010 at 6:17 PM

    ja fiz varias reclamaçoes de uns lotes que tem proximo a minha casa, mas nem os fiscais sabem quem é os donos. Então resta uma duvida, quem é que vai pagar a multa ?

  • 3 josue // abr 10, 2010 at 6:17 PM

    ja fiz varias reclamaçoes de uns lotes que tem proximo a minha casa, mas nem os fiscais sabem quem é so donos. Então resta uma duvida, quem é que vai pagar a multa ?

  • 4 Luis Carlos // abr 10, 2010 at 2:36 PM

    TEM Q MULTAR MESMO ESSES ORDINARIOS Q TEM TERRENO E NÃO CUIDAM Q PALHAÇADA, ATÉ QUEM FIM MAS TEM Q MULTAR MESMO ESSA COISA Q PAGAM IMPOSTOS E PODEM FICAR VALORIZANDO SEUS IMOVÉS NÃO COLA……. POR EXEMPLO AQUELE POVO DO jOSÉ GOMES NA DR JOSÉ BISCARO…… DONO DE UM IMPERIO Q A CUSTA DA SAUDE DE MEUS FILHOS ESTA VALORIZANDO COMO OURO AQUELAS TERRAS ENORMES PERTO DO MERCADO DO PRODUTOR, E ESSA SEMANA MESMO VI ELES COLOCANDO FOGO PRA LIMPESA Q VERGONHA.KD OS VEREADORES PRA FAZERUM IPTU PROGRESSIVO QUE FARRA,,, QUE NOJO VER ESSAS QUEIMADAS PRA LIMPAR TERRENOS SUJOS E AINDA MAIS QUEM TEM MAIS DE 300 TERRENOS…….. PELO AMOR DE DEUS ADM PÚBLICA PROTEJAM MINHA FAMILIA DE RESPIRAR ESSA FULIGEM QUE EM AGOSTO VAMOS ARDER EM FOGONOSSA CIDADE…… VCS SÃO RESPONSAVEIS PELA POCA VERGONHA QUE ME INRRITA. A CAMARA DE VEREADORES DEVIA AJUDAR A PAGAR MINHAS RECEITAS MEDICAS DESSA ALERGIA Q TODO ANO ACONTECE, E A PREF MULTAR MESMO, E O CODEMA? E A NOVA SECRETARIA MEIO AMBIENTE… VCS TEM A CANETA NA MÃO . CONSERTA ISSO PQ ..NÃO ADIANTA TA PROVADO NO BRASIL SO FUNCIONA QUANDO MEXE NO BOLSO……. ACORDA PREFEITO COBRA ISSO O POVO AGRADECE……..

  • 5 BAADER MEINNHOF // abr 10, 2010 at 10:18 AM

    E quem vai multar a prefeitura por não cuidar de seus próprios terrenos, por nao manter o asfalto das vias da cidade de forma minimamente adequada, por não terminar praticamente todas as obras que começou, por não fiscalizar e ser conivente com os desvios de verba e desmandos em hospitais, por não punir ou denunciar médicos vagabundos que realizam cirurgias pelo SUS e cobram como se fosse um procedimento particular?

    Implodam este município, com todos os Varginhenses dentro, de comecem um novo do zero…

  • 6 jose // abr 10, 2010 at 9:47 AM

    gostei muito da materia de vcs,mas, tem um fato que ocorreu si eu estiver enganado foi na quinta-feira ultima. foi visto sobrevuando em cima do buracão perto do maioline sup. um objeto estranho com muita luz foi visto por varias pessoas incluzive funcionarios do supermercado

  • 7 Anderson // abr 9, 2010 at 8:22 PM

    A prefeitura deve primeiro cuidar das praças,parques,zoologico entre outros locais que também é de sua responsabilidade,antes de querem multar terrenos.
    Não concordo com terrenos descuidados,acredito que os propietários deveriam manter no minimo limpos.
    Porém a prefeitura deve fazer primeiro sua parte para sim depois cobrar os outros.
    Como diz o ditado popular:”é facil sentar no rabo e falar do rabo dos outros”

  • 8 carlos augusto // abr 9, 2010 at 7:04 PM

    aquela passarela inutil construida na entrada do parque mariela, não teria maior serventia se fosse construida ligando os bairros mont serrat e park rinald.

  • 9 Eliane S. de Souza Figueiredo // abr 9, 2010 at 2:30 PM

    Moro no Bairro Park Rinaldo II, há 17 anos e até hoje este Bairro vive lotado de matos nos terrenos baldios, sem nenhuma providência tomada pela Prefeitura, pois é um Bairro que dá acesso ao Hotel Lagamar e à entrada para cidade de Varginha e merecia uma maior atenção por parte das autoridades. Já não basta esta Rodovia que não tem uma passarela para que os pedestres atravessem c/ segurança, e tbm o ônibus que é uma demora absurda. Acho que já passou da hora de fazerem alguma coisa por nós moradores, poque até quando vamos ter que esperar ainda?

  • 10 André Ferreira // abr 8, 2010 at 5:38 PM

    Será que a prefeitura estará sujeita a cobrança da multa? Todos os terrenos pertencentes a ela estão sujos. O Parque dos Dinossauros está completamente no mato; a prefeitura cobra dos proprietários o bom estados das calçadas mas basta dar uma olhada nos terrenos da prefeitura para ver que ela mesma não dá o exemplo.

  • 11 Politicamente correto // abr 8, 2010 at 3:30 PM

    Aproveitando o ensejo, DENUNCIO NOVAMENTE que o terreno que liga o alto Sion, sentido Copasa ao bairro Santa Mônica, está sujo, imundo, e alguns “inteligentes” moradores daquela região, aproveitam a oportunidade e jogam lixo em toda sua extensão, isso sem contar que vaqueiros (ou “cowboys”) estão levando cavalos prá pastarem, deixando-os soltos naquela imundície.
    – Com o mato alto, os arruaceiros ficam à vontade prá “desovar” materiais furtados e/ou roubados, servindo inclusive prá esconderem e poderem fumar um baseado longe da Polícia, e perto dos cidadãos de bem. ISSO É UMA VERGONHA!

  • 12 Nara // abr 8, 2010 at 1:37 PM

    Se a prefeitura vai multar os donos dos terrenos, então a propria prefeitura tem que receber multa.
    Na rua: Dr Benevenuto Braz Vieira tem um terreno que é da prefeitura e está sujo, não tem muro e o pessoal joga lixo.

  • 13 Rodrigo Soares // abr 8, 2010 at 1:01 PM

    A Prefeitura sequer dá o exemplo, não limpa nem seus próprios terrenos, como podem multar alguem?

  • 14 IN OFF // abr 8, 2010 at 12:18 PM

    Que vergonha!!! Tem que multar e muito!!!
    Eu hein!!!

  • 15 Pedreiro // abr 8, 2010 at 10:34 AM

    Não adianta nada , os terrenos do bairro Santa Luiza estão que é mato só , ninguém está nem aí .
    Nunca vi ninguém da prefeitura limpar um terreno sequer e cobrar do proprietário . Da prefeitura não espero mais nada , sem esperanças !

Deixe um Comentário