Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Semana é marcada por greves

abril 15th, 2010 · 2 Comentários

Professores da Rede Estadual de Ensino estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 08 de abril. “Em Varginha 13 escolas aderiram, são cerca de 2 mil funcionários entre professores, ajudantes gerais e funcionários de secretarias. Queremos que o governo de Minas siga o piso salarial nacional. Tem categorias que hoje nas escolas ganham pouco mais de R$300,00”. Explica Abdon Guimarães – Diretor Regional do Sind. UTE. “É chato ficar sem aulas porque a gente vai ter que repor isso depois nas férias, só que a gente entende que é o único meio dos professores conseguirem pressionar para melhorar o salário”. Comenta o aluno E.R.T., 14 anos.

A greve dos Servidores do Ministério do Trabalho e Emprego começou no dia 13 e também é por tempo indeterminado. A reivindicação é de aumento de salário, aumento no número do efetivo, implantação do plano de carreira e melhores condições de trabalho. Pela greve, os atendimentos estão suspensos. Serviços como seguro desemprego podem ser feitos no Sine. Rescisões podem ser feitas, em alguns casos, através do Sindicato. Outros serviços precisam esperar pelo fim da greve. Fiscalizações estão mantidas.

matéria greveblog

Já os Policiais Federais fizeram uma paralisação nacional de 24 horas no dia 14. 30% do efetivo atendeu a casos de urgência e serviços que já estavam agendados, como a emissão de passaportes. Na ocasião, houve doação de sangue por parte dos policiais. A reivindicação é de melhores salários e aumento no efetivo. Na véspera da paralisação foi enviada uma mensagem-circular, da Diretoria de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, para as delegacias orientando que fosse descontado do pagamento o dia de paralisação dos servidores que a aderissem. O comunicado baseava-se em mandados de injunção julgados pelo STF em 2007. Porém, a citação sucumbia parte do texto original, que na verdade legitima o movimento. “A Polícia Federal é o setor que tem tido menos atenção por parte do Governo Federal e isso ás vezes parece intencional. A porcentagem de reajuste salarial nossa é bastante inferior às dos outros setores. A paralisação é um indicativo de que se não houver negociação pode haver greve”. Esclarece Johnny Wilson Batista Guimarães – Delegado Sindical do SINPEF/MG em Varginha. (Thayane Viana, Reportagem)

Tags: Geral

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 marcos // abr 16, 2010 at 12:25 PM

    Larga mão de ser profeeesor então ja que esta insatisfeito

  • 2 Eleitor varginhense // abr 15, 2010 at 8:44 PM

    O salário pago aos professores da rede estadual é, definitivamente, uma vergonha!
    Como é possível querer uma educação decente sem a valorização dos responsáveis por ensinar!!!

Deixe um Comentário