Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

O desenvolvimento do país

abril 22nd, 2010 · 31 Comentários

Muito se tem falado sobre o desenvolvimento do país. Mas, na realidade estrutural, pouco se vê. Apenas 30% das obras do PAC estão em ritmo adequado. A saúde é um caos em todo o país. A tabela do SUS é ridiculamente baixa -não se brinca com saúde. Não há ferrovias, estradas, não se vê obras para preparar o país para o crescimento (e aqui entra um adendo: não se pode comparar o crescimento privado, resultado da competência do empresariado, com as ações do poder público).

Parece que o desenvolvimento público é só financeiro. A arrecadação de impostos no país nunca foi tão boa e eficiente. Infelizmente, parece que arrecada-se muito e faz-se pouco para a população.

Varginha não distoa muito dessa linha de governo. Disseram que foi reestabelecida a economia da prefeitura, tanto é que voltou-se à jornada cheia. Entretanto, não se fez a recomposição salarial dos servidores. Pela primeira vez em mais de 20 anos, o sindicato dos servidores acena com a possibilidade de greve. Na saúde, apesar de toda a boa vontade do prefeito e do secretário da pasta, a situação é frágil, para não citar adjetivo mais realista. O Esporte é uma bela exceção, com vários programas que dão certo. Mas, para os demais secretários, nada pode ser feito, pois “não há recursos”.

Por tudo isso, o que se pergunta pelas ruas é  uma coisa só: o dinheiro público está sendo utilizado para pagar déficits anteriores ou está sendo mal gerido?

Tags: Política

31 Respostas Até Agora ↓

  • 1 BAADER MEINHOF // abr 28, 2010 at 3:01 PM

    FAÇA-NOS ESTE FAVOR, JOAO SILVA. FAÇA-NOS ESTE FAVOR, SEU AMEBÓIDE ANENCÉFALO…

  • 2 Joao Silva // abr 28, 2010 at 9:54 AM

    É Madeira, desisto…
    você venceu, não postarei mais nada nesse blog.

  • 3 Matheus // abr 28, 2010 at 9:34 AM

    Joao Silva, jamais me referiria a você como “maconheirinho”, só esclarecendo, utilizei essa expressão para classificar a postura adotada pelo governo Lula em sua política externa.

    Longe de mim querer desrespeitá-lo. Não concordo com parte dos seus comentários, mas jamais em qualquer comentário que elaborei nesse blog desrespeitei pessoa alguma.

    Um abraço!

  • 4 Joao Silva // abr 28, 2010 at 8:13 AM

    Madeira, até agora vc não publicou minha resposta ao Mathes, não entendi o pq??? não ofendi ninguém em nenhum momento sendo que o comentário dele tem expressões do tipo ” coisa de maconheirinho” se referindo a minha pessoa.
    Você diz que para abrirmos a cabeça e não pensarmos de forma partidária que pesassemos no país, pois bem essa é a forma de pensar no país, ou existe outra forma a não ser essa? e se você pensa diferente por que esse seu texto desce o cacete no governo Lula?

  • 5 ronnie willian ladeira // abr 26, 2010 at 9:55 AM

    RESPONDENDO AO NOSSO AMIGO JORGE MARÇAL QUE EU ME LEMBRO MUITO BEM POIS NA EPOCA ESTAVA COM 16 ANOS E AGORA PERGUNTO SERÁ QUE FOI MESMO A MANIPULAÇÃO DA GLOBO QUE DERRUBOU O PT OU FOI O PROPRIO PT!ACHO QUE VOCÊ ESTA COMPLETAMENTE ENGANADO OU EU NÃO VIVI NA CIDADE OU VOCÉ VIVE EM OUTRA POIS A CBC FECHOU PORQUE A ADMINISTRAÇÃO DA EPOCA NÃO QUIS CEDER TERRENO PARA A EMPRESSA TRAZER A UNIDADE DE JUNDIAI A HEATMASTER FECHOU PELO MESMO MOTIVO JUNTO COM A FL SMITHI ACHO QUE VOCÊ DEVE PROCURAR SE INFORMAR MAIS AO INVES DE FICAR BABANDO OVO DA ATUAL ADIMINISTRAÇÃO POIS ISTO NÃO VAI TE LEVAR A NADA! MSA SE É DEBATE QUE VOC~E QUER EU ESTOU MUIOTO PREPARADO POIS CONHEÇO A HISTORIA DA MINHA CIDADE E FOI POR CAUSA DO PT 9SÓ PRA LEMBRAR) QUE AOS 30 ANOS TIVE QUE DEIXAR A CIDADE E IR TRABALHAR EM OUTRA POIS NÃO TINHA MERCADO DE TRABALHO PARA MIM1 VISTO ISSO EU TE PERGUNTO:
    -SERÁ QUE O PT É A SOLUÇÃO DO PAIS OU A SOLUÇÃO É O PAC QUE ATÉ AGORA NÃO DECOLOU? PARE E PENSE OK!!!!

  • 6 jorge marçal // abr 24, 2010 at 10:55 PM

    Estudiante, meu caro!! Na boa!! Pare de ler essa revista Veja e o Mainardi. Deixe O GLOBO um pouco de lado e também a A FOLHA. Assine a CARTA CAPITAL ou ainda CAROS AMIGOS. São leituras boas, sem paixão política. Você vai ficar um pouco mais bem informado para fazer essas críticas. Tente ver o outro lado, se é que vc realmente quer ver alguma coisa diferente.
    E para o Ronie, ele deve se lembrar (??) que quem “modernizou” o país, com um golpe no PT e na sociedade foi a REDE GLOBO com a famosa edição do JORNAL NACIONAL no debate do 2º turno de 89. E então o Collor e a GLOBO acabaram com os CORREIOS – NEM POR ISSO A CIDADE DA CAMPANHA sumiu do mapa. Acabou com a CBC, com FL Smith, com a Heatmaster…. com a nossa economia via o confisco da poupança – e com mais uma enorme quantidade de empresas por esse país afora. Eles eram todos experientes – como o SERRA e os 45 anos da REDE GLOBO. Vc já pensou que nos dias de hoje isso tudo ainda tem consequencias?? Pare e pense!! Vamos pro debate!

  • 7 Estudiante // abr 23, 2010 at 10:09 PM

    Valeu, Madeira! Pelo visto a censura continua a mesma !
    Tô perdendo meu tempo !

  • 8 ronnie willian ladeira // abr 23, 2010 at 4:26 PM

    é caros amigos leitores do blog do madeira, eu me chamo Ronnie e sempre que posso leio o blog para sa ber o que se passa no cotidiano da minha querida cidade que admiro mas é com grande pesar que venho ler que ainda exista neste pais pessoas demagogas que vivem em função do puxa saquismo para tentar sobreviver falar que a saude no pais e em es pecial varginha esta uma maravilha com optimos investimentos estão de sacanagem fazer um papel desses para tentar eleger uma pessoa que um dia lutou contra os principios da civilização inclusive pegando em armas para lutar contra seu proprio pais que hoje defende com grande interesse politico fica aqui uma pergunta: se era contra a ditadura porque não lutou com palavras e politica ao inves de pegar em armas? hoje fala-se muito em administração pt e eu fdalo com autoridade que se naõ fosse o pt eu não precisaria sair da minha cidade e buscar trabalho em outra cidade levando comigo minha familia e deixando para tras toda a minha vida ( 30 anos para ser exato) para tentar dar um pouco de conforto e felicidade para esposa e filho e vem um joao da silva que por sinal é um nome comum que tem medo de usar seu nome verdadeiro dizer que o pt assim como varginha esta indo de vento em polpa duas coisa eu digo ou eu sou um idiota de acredtar ou papael noel coelho da pascoa e saci perere existe a sem esquecer o et de varginha tambem é real!!

    Ronnie Willian cidade de poços de caldas

  • 9 só mais um... // abr 23, 2010 at 12:17 PM

    Madeira, falar que o prefeito está de boa vontade com a saúde é sacanagem, né?! Mas tudo bem… Agora, quanto ao Luiz Paixão, que traz uma vasta lista de “investimentos” do governo Lula, é mais sacanagem ainda, por querer que a gente “engula” isto! Não pelo fato de que o governo não tenha feito tais incestimentos, mas sim pelo valor dos mesmos em comparação com a quantia que se arrecada neste país, que é, em economia, um dos maiores do mundo, e temos estes investimentos pífios! Sei que os EUA sõa bem mais ricos que nós, mas só em saúde foi aprovada uma reforma de mais de U$ 600 bilhões!!! Enquanto o maior investimento do nosso país é o que a maioria dos políticos fazem em favor próprio!

  • 10 Estudiante // abr 23, 2010 at 10:07 AM

    Aproveitando a aparição repentina do Sr. Madeira, deixo claro que não possuo partido político e que voto insistentemente no NULO em cada eleição, por não achar que existam políticos sérios e, pior, capacitados para ocupar os cargos para os quais concorrem.
    Porém, fica claro que o PT é a escória da escória. Tudo o que existe de mais sujo na política é ainda mais grave e evidente no PT.
    Jà deixei claro algumas vezes que esse partidarismo atrasa nosso país. Pessoas votam em fulano ou beltrano penas pq fazem parte deste ou daquele partido, e não por terem competência. Concordo que devemos escolher nossos governantes por seu perfil, seu currículo, sua capacidade de ocupar o cargo em questão, independente do partido ao qual o mesmo é filiado (exceto PT – tudo o que vem do PT é merda).
    A questão é que uma quadrilha se instalou no poder neste país e, através de uma política paternalista, onde o governo dá esmola pra quem não tinha nada (e, neste país, infelizmente a MAIORIA não tem nada), esta quadrilha tenta se perpetuar no poder. Então, os mortos de fome, que pensam com o estômago, acham que apenas pq hoje têm o que comer, estão em uma situação melhor que antes e, com isso, acham que o PT é a solução de seus problemas. Mas não percebem que a melhoria de vida para por aí. O PT não cria oportunidades pra essa gente. O PT cria REMENDOS pra resolver problemas como o da educação, criando cotas. Então, alunos que não possuem condição alguma de estarem em uma faculdade (por passar por uma educação básica lixo), tentam desesperadamente acompanhar alunos que entraram ali por mérito, por capacidade. O PT está se fudendo para o povo. As esmolas dadas por este governo de bandidos ao povo é um NADA, perto dos desvios trilhardários de dinheiro público que estes realizam.
    Então, temos que aguentar hipócritas que certamente são beneficiados com estes desvios, com o Joao Silva ou o Luiz Paixão, entrarem aqui e defenderem essa quadrilha e, pior, acharem que todos os demais partidos estão errados. Temos que aguentar o Joao Silva, com seu amplo conhecimento, dizer que os salários dos professores em MINAS, por exemplo, é pífio devido ao GOVERNO ESTADUAL do PSDB (que é outro partidinho desgraçado também – mas são bandidos amadores, perto da quadrilha do PT); PORÉM, quando questionado sobre QUAL O ESTADO neste país que possui uma realidade diferente, o mesmo não consegue apresentar tal resposta – dei a deixa pra que esta ameba nos mostrasse um Estado qualquer neste país onde o governo do PT dá um salário melhor aos professores que lá lecionam. Ou seja, essa corja toda depende de dinheiro SUJO pra sobreviver, e farão de tudo pra convencer a todos de que o PT não faz nada errado…
    De um presidente que nega insistentemente a existência do MENSALÃO por 5 anos e que, de repente, vai a público ADMITIR que houve a maracutaia, vc espera o que ?
    O absurdo maior é termos que ouvir um sujeitinho desses vir até aqui e dizer que a população está mais consciente, mais….enfim.
    Discutir com Bxxxxxx….não nos leva a lugar nenhum. O negócio é trocar idéias e informação com quem quer apenas ver o seu país desenvolver da forma como merecia.
    Como ja disse aí pra cima, e outras pessoas também falaram, tínhamos tudo pra estar MUITO MELHORES hoje, se pessoas sérias soubessem aproveitar os benefícios que o plano Real nos trouxe. Infelizmente, os parasitas do PT conseguem atrapalhar até isso…
    Varginha é o espelho, um belo exemplo do que é o PT, e o que este partido faz por onde passa. Um município que já foi próspero, que já foi reconhecidamente o mais desenvolvido desta região, hj vive da fama que tinha no passado. Cidades como Poços de Caldas, Pouso Alegre, e até outras menores, como Elói Mendes, se desenvolvem muito mais hoje, e são muito mais ORGANIZADAS que este ANTRO que se tornou este município. A cidade está nas mãos de alguns poucos….COMPANHEIROS. Assim como este país…

  • 11 jorge marçal // abr 23, 2010 at 10:00 AM

    Muito bom Marcus Madeira!! É isso mesmo!
    Parabéns, Paixão, por essa enxurrada de informação. Espero que alguns “estudiantes” desse blog tenham aprendido a lição. O país cresceu tanto que se faz necessário a ampliação da malha energética para dar conta desse crescimento. Mas “eles” querem parar Belo Monte. Agora, não me lembro mesmo de críticas asim tão ferrenhas quando FHC foi governo. Nem quando ele deu o tombo na reeleição de 98. Pelo contrário, a imprensa “nadava de braçada”, inclusive emVarginha, na farra das verbas publicitárias federais neoliberalistas – peguem os jornais da época pra conferir. Quando mudou o governo para LULA e as verbas também mudaram de lado, aí o governo passou a não prestar e até tentaram derrubá-lo na reeleição e não conseguiram. A fábula que se arrecada no país – e em algumas cidades – ainda não consegue tapar os devidos buracos deixados por quem sangrou a economia por mais de 50 anos, incluindo ai o bando de militares que matou e assassinou, financ iados pela CIA. De minha parte, se houve alguma ofensa, foi no bom sentido, assinado, sem subterfúgios. Ainda acredito que tenho essa liberdade com você, mesmo divergindo frontalmente.

  • 12 Joao Silva // abr 23, 2010 at 9:23 AM

    Blz Madeira, mas você poderia publicar meu post, e com todo respeito sempre, a aplicabilidade do que se arrecada que apartir dela se prestam os serviços publicos à população, é fruto de um projeto polítco abrigado por um Partido, portanto discutir política num sistema Democrático representativo e não discutir projetos de partidos políticos é impóssivel, pois voto por que agente ache que tal candito seja honesto boa pessoa, é sempre no partido que ele representa

  • 13 Marcus Madeira // abr 23, 2010 at 9:11 AM

    Com todo o respeito às preferências políticas de cada um, gostaria que vocês abrissem um pouco a cabeça e pensassem no país, não no partido. A prestação de serviços públicos à população não corresponde à fábula que se arrecada no país. Não interessa se a culpa é de FHC, Lula, Sarney, Teixeira, Corujinha, Antonio Silva, Aloysio, Eduardo etc. Ou vcs acham que está tudo bem?
    Tirando as ofensas, que bom que um texto como esse obriga as pessoas a pensar. E a se expor. Para o leitor é ótimo. Ele compara os argumentos de cada um e tira sua conclusão.

  • 14 NA BÔA // abr 23, 2010 at 12:21 AM

    Ôôôôô… O Estudiante voltou…
    Só que eu jurava que êle voltaria com o pseudônimo de Ipatinga, pois foi a primeira “sapatada” que o Cruzeiro levou depois que perdeu a Libertadores p/ o Estudiante. Nisso vc preferiu não se atualizar, porém, nos abastece com toneladas de conhecimentos.

    Bom retorno.

  • 15 LUIZ PAIXÃO // abr 22, 2010 at 10:40 PM

    QUANTO AO GOVERNO FEDERAL, seguem algumas informações úteis:

    Lula anuncia mais R$ 27 bilhões para os Territórios da Cidadania.

    Banda larga chega a todas as escolas públicas do país até o fim do ano
    Lançado em abril de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa Banda Larga nas Escolas completa agora dois anos bem perto da meta de equipar todas as 64.879 escolas públicas urbanas do país com computadores de acesso rápido à internet. A expectativa é que isso ocorra até o fim deste ano, beneficiando 37 milhões de estudantes, de acordo com os responsáveis pela sua implantação, no Ministério da Educação e na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

    Casa Civil rebate reportagens distorcidas de jornal sobre o PAC
    A assessoria de imprensa da Casa Civil da Presidência da República enviou carta à Folha de S. Paulo em que desmente reportagens e rebate análise do diário a respeito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O documento da Casa Civil inclui vários dados sobre a implementação do programa, iniciado em 2007.
    Leia a íntegra do documento:
    “Encaminhamos informações oficiais sobre o Programa de Aceleração do Crescimento. Com isto, esperamos contribuir para evitar erros como os que ocorreram nas últimas reportagens e no editorial deste jornal, na semana passada.
    Somando os investimentos em obras concluídas e em andamento, o governo federal executou 63,3% dos R$ 638 bilhões previstos no PAC para o período 2007-2010, ou R$ 403,8 bilhões. O percentual de ações concluídas é de 40,3%, ou R$ 256,9 bilhões. A parcela do investimento público (OGU e estatais) no PIB subiu de 1,6% para 2,9%, entre 2006 e 2009 (dados até 31/12).
    Em valor, 69% dos empreendimentos do PAC 2 são novos. Apenas 31% das ações integram o PAC 1 e sua conclusão já estava prevista para depois de 2010. Todas as obras com previsão de conclusão até 2010 não estão incluídas no PAC 2.
    Ao contrário do que afirma a Folha, os investimentos em drenagem urbana e contenção de encostas do PAC 2 nada tem de “apelo eleitoral”. Eles se justificam diante das cenas de calamidade pública nas metrópoles, a cada chuvarada, estampadas por todos os jornais.
    O novo agrupamento do PAC 2 em seis eixos tem por objetivo favorecer o acompanhamento e o controle social sobre o programa. 5. Em relação à coluna de Fernando Canzian (Brasil, 30/3), o jornalista acessou a página do PAC e não viu no menu o item Relatórios, à esquerda do item Publicidade que tanto chamou sua atenção. Para ajudá-lo, segue um resumo das ações concluídas até dezembro de 2009: Logística – R$ 40,5 bilhões; Geração de Energia Elétrica -R$ 13,6 bilhões; Transmissão de Energia Elétrica -5,1 bilhões; Petróleo, Gás Natural e Combustíveis renováveis – R$ 53,7 bilhões; Social e Urbano – R$ 144 bilhões.”
    ___________________________________
    PAC 2: Obras devem gerar quase 3 milhões de empregos, diz estudo
    As obras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que o Governo Lula anunciou em 29 de março, poderão gerar 2,83 milhões de empregos em vários setores e um fluxo anual de investimentos de R$ 137,2 bilhões na construção civil, segundo estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) para a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

    Marco Aurélio Garcia: Nós estamos emergindo e vamos continuar a emergir
    “Nós estamos emergindo e vamos continuar a emergir. Há outros países que já são desenvolvidos que estão imergindo, estão afundando. O grande problema que nós temos aqui é o seguinte: nós começamos, a meu juízo, a enfrentar a questão chave que o País tinha que, de uma certa forma, abriu espaço para resolver as demais, que era questão social. Por que nós éramos o eterno país do futuro? Porque nós éramos um país rico e profundamente desigual”.
    A opinião é de Marco Aurélio Garcia, assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais em entrevista à Andréa Vieira e publicada revista Desafios do Desenvolvimento, janeiro-fevereiro/2010, do Ipea.

    PAC 2 destinará R$ 3,2 bilhões para segurança pública
    Em entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro desta quinta-feira (8), o ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça) detalhou os investimentos previstos na segunda fase do PAC para a segurança pública.
    Segundo Barreto, o setor contará com R$ 3,2 bilhões para a estruturação de postos de polícia comunitária e construção de espaços integrados voltados aos jovens, projeto que conta com a parceria dos ministérios do Esporte, Cultura, Trabalho e Emprego, e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
    A estimativa é que sejam construídos 2.883 postos de polícia comunitária em 543 municípios espalhados pelos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal.

    Risco Brasil cai 0,56% e fecha aos 179 pontos
    SÃO PAULO – Considerado um dos principais termômetros da confiança dos investidores na economia brasileira, o EMBI+, calculado pelo Banco JP Morgan Chase, fechou aos 179 pontos nesta terça-feira, com baixa de 0,56% em relação ao fechamento de 180 pontos de ontem. Sobre o EMBI + Brasil O Emerging Markets Bond Index – Brasil é um índice que reflete o comportamento dos títulos da dívida externa brasileira. Corresponde à média ponderada dos prêmios pagos por esses títulos em relação a papéis de prazo equivalente do Tesouro dos Estados Unidos, tido como o país mais solvente do mundo, de risco praticamente nulo.
    Crédito atingirá 70% do PIB em 2014, prevê BNDES

    Estímulos do governo favoreceram expansão do volume de empréstimos para 45% do PIB em 2009; para 2010, expectativa é atingir 49,5%
    Brasil pode ter rating elevado, diz Meirelles
    Presidente do BC diz que País saiu da crise mais forte do que entrou
    O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que o Brasil pode ter sua avaliação de dívida elevada, depois de ter passado bem pela crise financeira mundial. “Depois de o Brasil sair da crise mais forte do que entrou e mais forte do que muitos outros países, a tendência é de que os ratings brasileiros sejam melhorados”, disse Meirelles em apresentação na Câmara dos Deputados.
    Geração de empregos tem o melhor março da série do Caged

    BRASÍLIA – O mês de março registrou a criação de 266.415 empregos formais.
    BRASÍLIA – O mês de março registrou a criação de 266.415 empregos formais. Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, foi o melhor mês de março da série, iniciada em 1992. Houve 1.820.045 admissões e 1.553.630 desligamentos no período. No primeiro trimestre de 2010, a geração líquida de 657.259 vagas foi recorde e ultrapassou a melhor marca anterior, de janeiro a março de 2008 (554.440). Em 12 meses, foram criados 1.710.120 empregos com carteira assinada. De janeiro de 2003 a março de 2010, houve 12,4 milhões de postos de trabalho formais. De acordo com o ministério, todos os 25 subsetores de atividade econômica apresentaram elevação no nível de emprego, sendo 15 deles com saldo recorde para o mês de março. O destaque ficou com serviços, indústria, construção civil e comércio. Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). (Azelma Rodrigues | Valor)
    Balanço: PAC avança e números desmentem versões da oposição
    Balanço divulgado pelo Comitê Gestor do PAC mostra que são totalmente infundadas as versões difundidas pela oposição.
    Os números apontam que o cronograma de execução das obras do programa iniciado em 2007 pelo governo Lula é vigoroso e que as ações concluídas até 31/12/2009 correspondem a R$ 256,9 bilhões, o que significa 40,3% dos R$ 638 bilhões de investimentos previstos para o período 2007-2010.

    Outra ação do governo que vem gerando mais uma disputa política rasteira é a gritaria da oposição criticando o PAC 2 por ter incluído financiamentos habitacionais para pessoas físicas no conjunto de obras do PAC. É preciso lembrar à oposição que as ações dirigidas à indústria da construção civil contribuíram – e muito – para o recorde de geração de empregos neste ano. Esta política é continuidade do PAC 1 e mostra mais um fator que diferencia o governo Lula do de FHC: o montante destinado ao setor subiu de R$ 5,7 bilhões em 2002, último ano do segundo mandato de FHC, para R$ 44 bilhões em 2009, fruto de decisão estratégica do governo Lula que redirecionou recursos da poupança, conforme mudanças operadas pelo Conselho Monetário Nacional, conforme lembra o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE).
    A função desses financiamentos no crescimento do país é fundamental, pois além dos imóveis novos, incentiva também o mercado de imóveis usados e o de reformas. Esse movimento é essencial para o crescimento do mercado imobiliário, com enorme repercussão em toda a cadeia do setor, movimentando a economia, com geração de empregos e renda.
    O PAC tem um legado extremamente positivo, pois incentivou o investimento privado e público em infraestrutura, garantindo condições para o crescimento econômico do país, e permitindo a manutenção do ritmo do crescimento nacional, quando outros países vivem o fantasma da estagnação. Com isso, a participação dos investimentos no total do PIB saltou de 16,4% em 2006 para 18,7% em 2008. Na prática, o PAC representou a retomada do planejamento da infraestrutura e de importantes investimentos paralisados. Deu também início a novos investimentos estruturantes e priorizou outros em áreas há muito abandonadas.
    Como enfatiza Fernando Ferro, o PAC é um exemplo da vitória do governo Lula frente a FHC não apenas como parte dos números da economia e dos indicadores sociais nele contemplados. “O PAC representa também o avanço na consolidação
    dos espaços da democracia , já que foi elaborado a partir de contribuições de lideranças populares e empresariais, representadas no Conselho de Desenvolviemnto Econômico e Social (CDES) e nas conferências setoriais, inovando na forma de governar e consolidando instrumentos de democracia direta”.
    Incentivou-se e aumentou-se a parceria com estados e municípios, independentemente da cor partidária. Empresários, trabalhadores e governo partiram firmes e juntos para construir o combate à crise, como, por exemplo, no recorde de financiamento e desembolso do BNDES. Em 2002, o banco desembolsou R$ 37 bilhões e aprovou financiamentos da ordem de R$ 41 bilhões; em 2009, com o PAC, os mesmos valores saltaram para R$ 137 bilhões e R$ 170 bilhões, respectivamente. O PAC potencializou o crescimento e preparou o Brasil para um ciclo mais longo. Desde o inicio do programa, em 2007, a taxa média de crescimento do PIB foi de 4,2%, mesmo com a grave crise mundial de 2009, que trouxe reflexos à economia brasileira, embora com menor impacto em relação a outros países. Para efeito de comparação, basta lembrar que no último mandato de FHC (1999-2002), a taxa média de crescimento do PIB foi de 1,7%. Este é o Brasil que emerge em 2010, um país com crescimento vigoroso, criando milhares de empregos, aumentando os salários, distribuindo renda, promovendo a inclusão social, enfim, crescendo de maneira sustentável.

    Aquecimento da economia puxa arrecadação recorde
    Balanços trimestrais dos bancos também contribuíram para arrecadação recorde de R$ 59,4 bilhões em março
    O aquecimento da atividade econômica e os balanços trimestrais dos bancos foram os fatores positivos para o recorde na arrecadação federal em março, que somou R$ 59,4 bilhões. É o que mostra a elevada variação de tributos diretamente incidentes sobre o faturamento das empresas em geral e sobre o setor financeiro.
    FMI aumenta projeção de crescimento da economia brasileira para 5,5%

    O Fundo Monetário Internacional elevou sua projeção para o crescimento da economia brasileira em 2010 e 2011. Em janeiro o FMI estimou que o Brasil cresceria 4,7% neste este ano e 3,7% no próximo. Agora, o relatório “Perspectivas Econômicas Mundiais”, divulgado ontem (21), prevê 5,5% neste ano e 4,1% em 2011.

    TEM GENTE QUE AINDA TEM SAUDADES DE FHC.
    MEMÓRIA CURTA OU É AQUELA ALEMÃ MESMO QUE ESTÁ BEM AVANÇADA EM SUAS MEMÓRIAS (se é que ainda existem).

  • 16 LUIZ PAIXÃO // abr 22, 2010 at 9:59 PM

    JOÃO SILVA

    Esse pessoal tem mesmo memória curta.
    Quando o PT assumiu a Prefeitura de Varginha, os Hospitais estavam FALIDOS, as escolas e creches totalmente SUCATEADAS, a Secretaria de Esportes era um departamentozinho com – conforme declarado e documentado na PMV – apenas uma BOLA MURCHA E USADA e uma REDE DE VOLEI. CONSTRUIU 3 ESCOLAS RURAIS MODELOS, REFORMOU O SESUS E DEU IMPULSO AO PAMEV (abandonado antes) que virou PROPAC, ETC. ETC…
    Não havia BANCO DE LEITE, UTI NEONATAL, UTI NO BOM PASTOR, ESTRADA DO CONTORNO, OS CAMPOS DE FUTEBOL E AS QUADRAS EXISTENTES ABANDONADAS E SERVINDO DE ABRIGO A MENDIGOS E DESOCUPADOS – A SEHAP distribuia terrenos para os AMIGOS DO REI – que lhes garantiam VOTOS em troca, o transporte estava um caos e feito por apenas uma empresa – VIVAL e VIASUL são uma só. Todas as secretarias estavam numa total pasmaceira porque não havia dinheiro e o Prefeito da hora tinha medo de viajar de AVIÃO e não tinha pique pra buscar dinheiro no Estado e no DF.
    Por aí vai. Se fosse enumerar todas as obras REALIZADAS pelo governo do PT, esse Blog ficaria pequeno para tanto.

  • 17 opq // abr 22, 2010 at 9:20 PM

    Boa vontade do prefeito?? Acho que se tivesse boa vontade, cortaria esse bando de cargo de confiança que ganha muito para trabalhar pouco, e investia o dinheiro na saúde. Só pensamento positivo não ajuda em nada, tem que ter atitude e competência.

  • 18 Matheus // abr 22, 2010 at 7:53 PM

    Joao Silva, de verdade, será que você nunca vai perceber que tudo o que você diz ninquém leva em consideração.

    Você dirige seus comentários a um público que definitivamente não é o alvo mais apropriado.

    Seus comentários não são de todo equivocados, mas por exemplo, você acha que alguém aqui realmente acredita que nossa politica externa avançou? Esse discurso tosco de que eu não concordo com os EUA é patético, coisa de maconheirinho rebelde sem causa, meu caro. O governo Lula tenta a oito anos uma cadeira no conselho de segurança da ONU, já se meteu em cada trapalhada, que, sinceramente, como cidadão, eu sinto uma tremenda vergonha cada vez que nosso chanceller abre a boca, imagina o quanto devemos ser ridicularizados nos bastidores da ONU.

    E outra, Lula fez o país crescer, de fato fez, mas enquanto crescemos 15 a 20% no seu governo inteiro (8 anos), poderíamos ter crescido 25 a 30%, se fosse um governo sério. O que o Estudiante bem disse é que a base para o crescimento adveio do plano real e estabilização da economia, mas o que o incompetente governo petista teve façanha de conseguir foi não aproveitar o cenário econômico favorável ao crescimento e atingir níveis de crescimento próximos aos demais países do BRIC (fora a Rússia que até hoje é citada por seu poderio militar).

    Quem sou eu para ir de encontro à sua liberdade de expressão, mas convenhamos, você não está numa roda de correligionários do PT.

  • 19 carlos augusto // abr 22, 2010 at 7:11 PM

    Valeu Estudiante, tenha um otimo retorno,
    precisamos sempre de seus comentários,
    quer seja cobrando, ou analisando os fatos.

  • 20 José Braz de OLiveira // abr 22, 2010 at 7:10 PM

    Eh! João Silva, você pegou pesado quando disse que o povo brasileiro está mais esclarecido. Infelizmente não está. Se estivesse, gentinha como; João Paulo Cunha, José Genoino, Fernando Collor, Valdemar da Costa, Neto, não teriam se elegido. Como vê o povo brasileiro não está esclarecido. Não continuei a lista porque é muito grande.

  • 21 José Braz de OLiveira // abr 22, 2010 at 7:06 PM

    Eh! João Silva, você pegou pesado quando disse que o povo brasileiro está mais esclarecido. Infelizmente não está. Se estivesse, gentinha como; João Paulo Cunha, José Genoino, Fernando Collor, Valdemar da Costa Neto, bem paro por aqui, afinal a lista é muito grande e nao caberia neste blog. Como vê o povo brasileiro não está esclarecido.

  • 22 jorge marçal // abr 22, 2010 at 6:35 PM

    Outra coisa. Varginha tem algumas obras paradas, TEM!! Mas o dinheiro está na conta, viu!! Por conta de erro no planejamento ou por conta da incompetência mesmo de certos assessores da gestão passada – eles ainda estão por ai, claro, por força da política, como vc bem sabe. E vc sabe!!! Com isso, teve até dinheiro que teve que ser devolvido, pois perdeu o prazo. E olha que dá um trabalhão pra conseguir. Agora, o que eu não entendo é o que alguns vereadores estão fazendo sentado naquelas cadeiras acolchoadas – só podem estar fazendo lambança! Eles querem fiscalizar, mas quando o fazem penso que dão de cara com outras informações benéficas e não querem fazer as devidas perguntas, senão fica ruim pra eles. Então a música deles só tem uma nota: Ô DÓ!!! Agora, se vc quer colaborar, vai na fonte (como diz o Lenine: “vai na fonte …. vai na fonte…). Faz a peregunta certa, pras pessoas certas. E depois publica tudo!! Mas não fique com receio de agradar não. Isso também faz parte.

  • 23 jorge marçal // abr 22, 2010 at 6:20 PM

    Madeira, vc me parece tá querendo uma boquinha em algum cargo de assessoria de imprensa do PSDB. Seu texto é TOTALMENTE sem base, mas respeito apenas como OPINIÃO. E ai, teria que ser assinado. Se perco meu tempo lendo estes “comentários” inescrupulosos de gente como este tal “estudiante” e outros do gênero – às vezes penso mesmo que uma só pessoa escreve várias vezes com “nomes” diferentes para dar a impressão de que são várias as opiniões. Mas eu não vou ficar indiferente a textos como este que procuram DESinformar as pessoas. Alguns ai precisam sair dos 15 km que ligam Varginha a Eloi Mendes (olha a BR 491 ai gente!!) e viajar pelo país para ver o que é que o GOVERNO FEDERAL tem feito. Já saí de Mucuri, na BAHIA e fui até FLORIANÓPOLIS /SC. Fiqueoi até “chateado” com as diversas aparadas NA ESTRADA POR CONTA D ETANTA OBRA. Aliás, dá uma volta pela cidade, caneta na mão, e veja a diferença entre os governos – com todas as dificuldades encontradas pelas diversas “heranças malditas” recebidas por ai – inclusive em VARGINHA. Pergunte lá no departamento certo, quantos milhões Varginha já realizou com projetos e convênios via VERBAS FEDERAIS. Depois, CANETA NÃO AINDA, compare com os investimentos ESTADUAIS NA CIDADE. Mas não vale o dinheiro do PROHOSP noHOSPITAL REGION AL, porque esse é repasse. Depois veja em Pouso Alegre, como os intere$$e$ (eles chamam de investimento da ROSINHA) para derrubar a prefeitura do PT via dinheiro do Estado e que foram em vão. O povo não é besta. Nunca antes na história desse país alguém teve 83% de aprovação de governo. Agora, de forma alguma posso concordar com este texto ai de cima e esse irrespsonsável “estudiante” falando asneiras democraticamente nesse espaço. Mais uma vez, que me desculpe o animal, coitado!! Foi por essas e outras que a REDE GLOBO teve que engulir e tirar do ar o gingle da capanha 45 anos (45???). Eles pensam que democracia é isso: terem o direito de manipularem informação – espero que este blog não faça isso. E acho que nessa hora não precisa ficar escondido atrás de pseudos nomes, porque tenho argumentos para mostrar – o que não acontece com certos energúmeos que querem aparecer aqui escondidos, com medo de dizer as verdades que ele não sabe, ou porque leu na VEJA. BASTA DE MANIPULAÇAO!!!!!! Acho que ninguém deve temer em assumir sua ideologia. O que não dá é pra ficar em cima do muro falando mal das pessoas ou do governo, porque está embutido nos 17% . Vou recomendar um ortopedista para alguns blogueiros: dor de cotovelo tem cura, viu!! E olha, fiquei muito feliz ao saber que um dos filhos do MARCELO MORENO, ex-Rádio Vanguarda, está estudando no CEFET. O Ícaro é um desses exemplos. E é disso que eu falo. Só pra ficar nesse exemplo. Espero também que seus filhos e – garanto, deve ter blogueiro ciumento ai que tem filho ou parente beneficiado por obras implantadas nestes últimos 8 anos na c idade (ou na região, como queira) e que também possam usufruir desses benefícios.
    Espero que este comentário não seja discriminado. Saudações democráticas!!

  • 24 Renato Diogo // abr 22, 2010 at 4:32 PM

    Madeira, qdo vc cita que o Esporte é exceção em Varginha, gostaria que vc nos informasse o que é quem tem de tão bom no esporte em Varginha, a não ser o que a prefeitura divulga com mentiras. Até o secretário desapareceu!! Tem algum incentivo para os atletas em Varginha de verdade? Ou são os que estão em clubes de fora que eles sempre divulgam aqui na Semel?

  • 25 Joao Silva // abr 22, 2010 at 4:03 PM

    Renato, eu tenho vários nomes e se você souber qual é meu nome fora desse blog fique a vonte pra dizer.

    Quanto ao texto do velho estudiante que nos agracia com seu aclamado retorno, embora nunca tenha deixado de postar aqui, tenho só uma coisa a dizer.
    Na era FHC o Brasil não tinha autonomia politica nenhuma e isto é fato, esse papo de que o crescimento do país é detrimento da era FHC é o mais esdruxulo que já existe, e o pior é que essa é a platoforma do psdb, que não tem projetos, pois seus projetos significa a ruptura total com o projeto do PT que FEZ o país crescer, que fez Lula ter uma aprovação jamais vista na era democratica, por isso o discurso do Serra é esse de que o país está assim devido ao governo do psdb, isso é ridiculo e não cola, pois o povo não é bobo como antigamente.
    É claro que a tropa de choque conservadora Ali Kamel, Mainard, Azevedo e mais outros criadores de factóides tentarão impor a candidatura de Serra guela abaixo telespectadores e leitores dessas porcarias, vai chover falsas acusações, blindarão a imagem do Serra assim com já estão fazendo e justamente com esse discurso do nobre estudiante, sorte que o povo hoje está mais esclarecido, se alimenta melhor estuda mais e tem discenimento das coisas.

  • 26 Renato Diogo // abr 22, 2010 at 3:21 PM

    Alguem sabe me dizer porque o João Silva e outros nomes que ele usa fica tão desesperado quando alguem fala algo contra o PT ou da administração de Varginha? É impressionante…rs…rs… e ainda vem aqui e escreve que não é funcionário da titia….Parece que não sabemos que se esconde atrás de vários nomes, ora para criticar, ora pra elogiar. Saia do muro que senão uma hora vai ser revelado seus nomes…. e a coisa vai ficar ruim para o Senhor….rs…rs..

  • 27 Meu nome não é Mau // abr 22, 2010 at 3:06 PM

    Eu acho que valem as duas respostas para a pergunta.

  • 28 Joao Silva // abr 22, 2010 at 2:52 PM

    Madeira, com todo respeito a esse seu texto, mas para fazer-lo você não teve a atenção de se informar quanto aos numeros, a educação e saúde que são os pilares de qualquer país desenvolvido apesar de faltar muita coisa ainda já melhorou muito em detrimento de 10 anos atras, é só ver o quanto se investe nesse setor na atualidade e fazer um paralelo com o quanto se gastava ha 10 anos, um exemplo: No governo FHC ele não só não criou escolas técnicas como fechou várias ao contrario do atual governo, no que tange a as universidades o governo FHC tinha um discurso de que não era função do Estado investir nessa área ao contrário do atual governo.
    Em relação a economia você fala que o mérito é dos empresários, ledo engano pois o que houve em relação a diminuição de impostos para aquecer o consumo foi algo até então nunca feito, a quantidade de recursos aplicado para micro e pequeno empresário, agricultura familiar, você como jornalista podia até pegar esse dados e nos apresentar.
    É obvio que muita coisa precisa melhora como a reforma agrária que ainda não foi feita, mas não pra negar os avanços e difernça do governo do PT e do governo do psdb, até a politica externa onde antes eramos extrmamente submissos e hoje temos voz ativa junto OMC e outros orgãos internacionais, não vivemos mais sob a vilancia do FMI e tudos devido a uma politica onde o interesse do povo é maior do que o interesses de uma pequena classe, volto a frisar que muita coisa precisa ser revista, mas negar os avanços do goveno Lula é não querer enxergar.

  • 29 Estudiante // abr 22, 2010 at 2:27 PM

    Já ia me esquecendo: com a palavra, a escória: “coit(ado)”, “Silvinha” e demais ‘COMPANHEIROS’…

  • 30 Estudiante // abr 22, 2010 at 2:23 PM

    O plano Real estabilizou a economia e nos trouxe possibilidade de crescimento e desenvolvimento. Esse crescimento da economia era inevitável, com a criação da nova moeda, bem como o fortalecimento da economia de nosso país.
    Porém, demos o azar de, junto com isso, aparecer a turma do PT. O partido dos trabalhadores que não trabalham se aproveitou e continua aproveitando desse INEVITÁVEL crescimento, pra fazer propaganda enganosa e tentar levar os louros dessa nova fase de nosso país, como se eles fossem os responsáveis por tudo isso. Felizmente, existem jornalistas que dão a cara a tapa, como o dono deste blog, e colocam de forma clara e objetiva a realidade pra todos que quer enxergar. Verdade também é que poderíamos estar MUITO MELHORES do que estamos hoje, se pessoas sérias nos governassem.
    Com tudo isso, com o aumento da arrecadação de impostos como foi bem colocado, e a NÃO APLICAÇÃO deste dinheiro para melhoria na qualidade de vida dos brasileiros, nós podemos muito bem, com uma fácil e rápida análise, entender como tem político construindo castelo ali, político comprando carrão acolá, político viajando 20 vezes/mês ao exterior…
    Enfim, é muito dinheiro que ALGUNS COMPANHEIROS abocanham. E, como este país é formado por uma gente sem educação, sem senso crítico, despreparada, que não conhece seus direitos, fica tudo bem mais fácil pra essa turminha…
    Depois, nós somos “playboisinhos” (sic) revoltados, rebeldes sem causa…
    E ainda temos que pagar (OBRIGADOS A PAGAR) pra essa gente comer e não trabalhar…

  • 31 Matheus // abr 22, 2010 at 2:01 PM

    Em ano de eleição, é preciso ficar atento, pois senão o dinheiro tem um único caminho: eleger Dilma.

    E já começou a bandalheira, o leilão da Usina Belo Monte é de causar uma estranheza tremenda, ainda mais se considerarmos que 80% do investimento será via BNDES.

    Tomara que Dilma não vença, pois do contrário o PT vai fazer caixa pelos próximos 30 anos.

Deixe um Comentário