Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Mauro Brito recebe Título de Cidadão Honorário

abril 17th, 2010 · 8 Comentários

srmb01

A sessão solene de entrega do título de cidadania honorária ao senhor Mauro Brito lotou o plenário da Câmara municipal na noite desta sexta-feira (16). Estavam presentes familiares, muitos amigos, imprensa, os ex-prefeitos de Varginha Antônio Silva e Aloysio Ribeiro de Almeida, Rogério Salomé – procurador do Estado, Dr. Renato Ciutti – representando a Polícia Civil e representantes do Corpo de Bombeiros. O cantor Sílvio Brito agradeceu o apoio do irmão, lembrou que ele sempre o acompanhou no início da carreira em suas participações no programa “Petizada Alegre”, cantou e declamou o poema “Amigo”.

srmb02 srmb03 srmb04
O vereador Ronaldo Lousada (PTB), que propôs a homenagem, ressaltou a união de Sr. Mauro e Sra. Gioconda. “Que o senhor esteja sempre ‘agarradinho’ nas mãos dela, a família é a base de tudo e posso dizer que também me sinto parte da sua família. Os tenho como exemplo e com muita admiração”.
Os demais vereadores em seus pronunciamentos enfatizaram lembranças pessoais da atuação de Sr. Mauro em sua vida familiar, política, empresarial e ações sociais. Ao final, senhor Mauro agradeceu emocionado a homenagem e o carinho de todos.

srmb05 srmb06 srmb07

Biografia
Mauro Brito nasceu em Machado no dia 29/7/1934. Aos 17 anos mudou-se para Varginha com os pais, Francisco Brito Neto e Maria Inês Ferreira de Brito, e os irmãos mais novos, Luzia, Valter, João e Sílvio. Cerca de um ano depois, perdeu seu pai e assumiu então a responsabilidade de ajudar na criação dos irmãos e despesas familiares.
Casado com Gioconda Amorim Brito, com quem tem 3 filhos: Mauro Sérgio Nery Brito, Regina Lúcia de Brito Barros e Paulo Francisco de Brito. E também 7 netos: Rafael, Daniel, Natália, Mariana, Giovana, Paulo Francisco e Sofia.  Mauro Brito atua como empresário no ramo de comercialização de produtos derivados do petróleo. A rede administrada por ele e sua família gera mais de 100 empregos diretos e indiretos em Varginha. Além de ser pioneira em políticas de preservação ambiental, como o tratamento da água utilizada na empresa e instalação de tanques ecológicos (que impedem contaminação e impacto no solo). Também apóia diversas campanhas sociais, educativas, esportivas e de capacitação profissional.
Trajetória
Começou a trabalhar ainda muito jovem em um armazém. Com grande esforço e empenho estudava à noite, trabalhava e no pouco tempo livre, fazia negócios como comprar, reformar e vender (carros, motos, bicicletas, geladeiras, rádios, telefones e outros aparelhos).
Foi funcionário da Cemig (Centrais Elétricas de MG) por 22 anos na área administrativa e gerente do núcleo de produção regional da estatal.
Mauro Brito foi também fundador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Hidroelétrica do Sul de Minas (eletricitários). Batalhou para que fosse então adquirida e reformada a primeira sede do sindicato em Varginha. Foi em sua gestão que o órgão passou a contar com espaço próprio e maior autonomia de ação.
Foi presidente do CEAPS (Consórcio de Entidades, Assistência e Promoção Social). Também conselheiro da Florestas Rio Doce, do Grupo Vale do Rio Doce. E membro sempre atuante do Lions Clube (inclusive como Presidente) e Rotary Clube (onde fez parte da diretoria).
Visando atrair investimentos, turistas e boa divulgação da imagem de Varginha, iniciou a Feira da Paz no Parque de Exposições, que se transformou na principal festa do calendário de eventos de Varginha. Além do aspecto turístico e de lazer, o evento tinha forte enfoque social. Mauro mobilizava as pessoas para trabalhar na feira e arrecadar donativos para obras de assistência social da cidade.
Na justificativa de seu projeto, o vereador Ronaldo Lousada lembrou que as ações de Mauro Brito sempre foram “visionárias e empreendedoras, e tanto engrandeceram Varginha nos aspectos sociais, econômicos e de posicionamento como pólo regional. A proposição registrada nesta Câmara  é o reconhecimento do trabalho e mérito do senhor Mauro Brito, que escolheu Varginha para viver em família, investir e se empenhar sempre para torná-la terra de progresso, qualidade de vida e oportunidades”. (Thayane Viana)

Tags: Geral

8 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Ge // abr 19, 2010 at 11:01 AM

    Sr.Mauro Brito,
    Nada mais justa do que essa homenagem prestada. Ela representa um singelo agradecimento por tudo o que o Senhor e sua família tem feito e procurado fazer por nós Varginhenses. Um homem íntegro, honesto, humano e acima de tudo solidário, não poderia ter um resultado diferente. Continue em frente, com seus ideais acima de tudo olhando pelo social. Tive o imenso prazer em conviver e aprender muito com a sua pessoa e me considero uma pessoa privilegiada por isso. Que Deus continue abençoando-o, assim como também à Dona Gioconda, que é sua companheira e sua aliada na luta do dia-a-dia. Abraços ao casal maravilhoso.

  • 2 maurilio // abr 18, 2010 at 5:55 PM

    parabens pela esta homenagem, sempre e bom reconhecer as qualidade das pessoas.

  • 3 DILMA // abr 18, 2010 at 3:58 PM

    #

    Jacy Donizeti de4 Souza (Cica) // Apr 18, 2010 at 1:48 am

    Meu ilustre amigo MADEIRA, gostaria de aproveitar este espaço em seu marvilhoso Blog, para parabenizar não somente o homenageado, o grande HOMEM Sr. MAURO BRITTO Pai, Amigo, colega, Humano, esxelente Patrão. pois ja tive a felicidade de trabalhar por alguns dias em seu Posto de Gasolina, e sempre fui tratado com respeito e dignidade pelo Senhor mais bem como o Caríssimo Amigo RONALDO LOUSADA, creio de pósso até te chamar como AMIGÃO.
    #

    14 Jacy Donizeti de4 Souza (Cica) // Apr 18, 2010 at 2:30 am

    Me desculpem, pois não havia terminado o meu comentário, deu um pique de energia elétrica e apagou meu computador, mais vou continuar. AMIGÃO RONALDO LOUSADA, você demorou para descobrir o grande Político que estava dentro de você, mais ainda tem muito tempo para você colocar tudo em prática em nossa cidade, pois você ainda esta só começando, você é simples, humilde, educado e muito inteligente e tem um grande futuro pela frente na política de nossa querida Varginha, tenha calma e paciência, não se apavore, seja cauteloso em suas atitudes e decisões. Mais voltando a homenagem, você acertou na mosca, pois o homenageado, merece muito mais do que isto, pois ele em si própio despensa comentários, pela sua Honestidade, Dignidade, Respeito e Bondade etc… Meu ilustre AMIGO MAURO BRITTO (Velho), como dizem as pessoas que conhece o senhor e toda sua família na cidade, pois o seu filho tem o mesmo nome MAURO BRITTO (Maurinho Britto), isto é só para não confundir, quando se esta falando de um ou do outro. Mais mesmo assim seja um ou outro, ambos são ótimas pessoas, mais uma vêz parabens ao senhor MAURO BRITTO e toda sua família, pois uma homenagem tão importante assim, não é somente para o senhor MAURO BRITTO, mais sim para toda sua família, principalmente sua esposa, ótima mulher em nossa cidade, pois tem uma frase que esta sempre presente na vida. (ATRAZ DE UM GRANDE HOMEM, SEMPRE EXISTE UMA GRANDE MUNLHER). Como eu tenho a certesa de que ambos estão sempre lendo os comentários do Blog do meu elustre e amigo MADEIRA, um forte para você MADEIRA em um abraço especial para o senhor MAURO BRITTO velho e um forte abraço ao meu AMIGÃO Vereador RONALDO LOUSADA e até breve si ”DEUS” quiser meu amigo RONALDO DO BUSÃO. E que “DEUS” continue te acompanhando e te iluminando na sua jornada na POLÍTICA, Abraços…
    Obs. Me desculpem pelo tamanho do texto e por alguma falha… Obrigado…

  • 4 Pirijaca // abr 18, 2010 at 2:55 PM

    Por motivos profissionais, tive que me mudar para a cidade de Sorocaba-SP. Sabe como é, um casal de filhos universitários não é mole não. Tem que correr atrás. Mas, futuramente, pretendo retornar para Varginha, onde quero ficar até o fim dos meus dias. Gostaria de parabenizar o Sr. Mauro pelo título. Ele é um dos poucos que receberam merecidamente esta homenagem.

  • 5 Batista // abr 18, 2010 at 11:18 AM

    Merecida a homenagem. Podem falar que é puxação de saco só porque é rico, mas é uma pessoa que tem exemplo de vida. começou de baixo e, por causa do trabalho duro, chegou lá. Acho que o Madeira podia abrir uma coluna para mostrar a história de pessoas que deram certo na vida, contar como eles conseguiram seu espaço na cidade.

  • 6 José Vitor do Nascimento // abr 17, 2010 at 8:48 PM

    Parabéns pela homenagem, sem dúvida Tio Mauro merece, um abraço a todos da nossa familia pena que não pude estar presente pois estava viajando a trabalho…Parabéns Ronaldo pela iniciativa.

  • 7 Ramalho // abr 17, 2010 at 7:47 PM

    Senhor Madeira:

    Eu mesmo pensava que o senhor Mauro Brito era varginhense. Mas que bom que finalmente os vereadores -parabéns do Ronaldo- realmente honram o maior mérito que a comunidade pode oferecer a quem a ela se dedica e com ela se mistura mesmo vindo de outros quadrantes. Li num jornal da cidade, que o hoje governador Augusto Anastasia recebeu a mesma honraria por pura politiquice do desocupado Dimas Fabiano, que pediu ao presidente da Câmara, o senhor Leonardo, seu cupincha, para também “homenagear” o então v-ve-governador. O que ele fez por Varginha? Cadê as obras dele aqui? Quais atividades desenvolveu pára merecer tal honraria. Oras, a nossa Câmara carece ser mais austera na concessão dêsses méritos. O senhor Mauro Brito realmente merece tal honraria, até porque além de chefe de família exemplar -todo mundo deve ser-, comerciante de sucesso -isso é coisa mormal- cidadão reto e correto -outra obrigação de todos- ele há muito tempo, dedicava parte do seu tempo para cuidar de coisas que diziam respeito a todos os varginhenses, e melhor ainda, foi o anjo da guarda das entidades de benemerência e filantropia de Varginha criando a Feira da Paz e se envolvendo ainda em outras atividades festivas e do agrado de toda a população. Que os vereadores deixem de usar o “poder” que o povo lhes deu para “homenagearem” gente que nada fez por Varginha e respeitem mais a honraria do título de Cidadão Honorário que não foi criado por eles, mas sim, pelos antigos vereadores nos primórdios da cidade.

  • 8 Marco Antonio // abr 17, 2010 at 6:20 PM

    Parabéns ao Lousada pela homenagem ao Sr. Mauro Brito. Realmente uma “pessoa do bem” que fez e faz muito pela nossa cidade !

Deixe um Comentário