Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Explosão em carreta de combustível mata uma pessoa e fere duas

abril 20th, 2010 · 28 Comentários

acdte_bomb_vaporizacao

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após uma explosão de um caminhão de transporte de combustível, na Empresa Vaporização Varginha. Foi na tarde desta segunda-feira (19). Um funcionário da empresa soldava uma carreta quando o tanque explodiu. Partes do tanque foram lançadas a 700 metros de distância. O soldador Ronei Vicente Firmino, de 27 anos perdeu parte das pernas e teve vários ferimentos graves. Ele foi levado para o Hospital Bom Pastor, onde morreu. Outras duas pessoas ficaram feridas. Entre elas, a dona da empresa, Maria Gerusa de Lima e Silva, de 42 anos, ferida com estilhaços nas costas. Maria Gerusa e a outra vítima, que não teve o nome divulgado, não correm risco de morte.

acdte_bomb_vaporizacao01 acdte_bomb_vaporizacao02 acdte_bomb_vaporizacao03

Além da carreta, outros três veículos foram danificados: um Fiat Uno branco, placas HMT 0147, de Varginha, e dois microônibus, placas BWE 9397, de Pouso Alto, e GMM 9792, de Guaxupé, que estavam estacionados no local. Os veículos tiveram vidros quebrados, amassados e arranhões na lataria. De acordo com os bombeiros, “o imóvel da empresa teve vidros quebrados, amassamentos de portas e janelas, sendo que, aparentemente, não houve danos que comprometessem a estrutura dessa edificação”. Os bombeiros isolaram o local, prestaram atendimento às duas vítimas que continuam internadas no hospital e resfriaram a carreta, utilizando 3.000 litros de água. Ainda não se sabe o motivo da explosão, mas acredita-se em falha na retirada de gás combustível do tanque. As fotos são do Corpo de Bombeiros.

Tags: Geral · Segurança

28 Respostas Até Agora ↓

  • 1 najara // dez 7, 2011 at 1:18 AM

    olha depois de um ano passado tive coragem de entrar e ver os comentarios.O primeiro comentario feito quem fez foi muito infeliz,pq nunk deixei de trabalhar numk pensei em ficar”milhonaria” dessa forma nao. Sou mulher suficiente pra cuidar do meu filho sem precisar de dinheiro de ninguem. fui atras do que e meu e do meu filho de direito,dinheiro nenhum traz o RONY de volta….. saudades eterna amor minha e de toda nossa familia…… TE AMO MUITO AMOR ETERNO……..

  • 2 castor // maio 4, 2010 at 8:22 PM

    É sacanagem gente,fiquei sabendo que ao invés da dignissima esposa do pobre falecido Ronei,nem esperou o tumulo esquentar.Ela já foi na casa da dona da firma pedir dinheiro ,no outro dia ela pediu conta do trabalho onde trabalhava,coitada esta rodiada de Advogados incompetentes dizendo a ela que vai receber Milhões,acorda Najara vai procurar um acordo com os antigos patrões do Roney,não fica acreditando em contos de fadas,pois os donos da empresa não tem Milhões,vc não vai rica da noite para o dia ,vai trabalhar para vc dar uma vida digna para o seu filho.Era isso que Ronei esperava de vc.Nessa hora vai aparecer um monte de pilantra perto de vc,não são seus amigos ,amigo ajuda sem cobrar nada.

  • 3 // abr 23, 2010 at 10:13 AM

    Sobre a Proluminas ter feita a vaporização… ela é autorizada pra isso? Desde quando? Se isso que estão falando for verdade… ECONOMIA NA BASE DA PORCARIA dá nisso, né? Cadê o dono da empresa que bate no peito pra falar de ISO pra cá, ISO pra lá, não vai se pronunciar a respeito?

  • 4 Dan // abr 22, 2010 at 11:23 PM

    Como o Paulo falou, é melhor apurar todas as informações e aguardar o resultado das investigações. Porém, se o equipamento foi descontaminado por uma empresa de descontaminação registrada junto ao INMETRO, ela é obrigada a emitir um certificado de descontaminação com todas as informações obrigatórias que constam nos requisitos da portaria 255/07, se houver este certificado, que é uma evidência do serviço realizado, a descontaminadora pode ser responsabilizada.
    Se a vaporização foi realizada em um empresa não registrada, a VV Varginha e a transportadora ambos poderão ser responsabilizados , uma por aceitar fazer o serviço de trabalho a quente sem o certificado de descontaminação da empresa registrada e a outra de não descontaminar em local apropriado.O INMETRO mantem uma lista atualizada das empresas descontaminadoras em seu site. Existe uma obrigação de investigar este acidente, independente de quem é o dono da empresa e de quem é a transportadora pois mais uma vida foi perdida. Não podemos aceitar que seja apenas uma fatalidade, uma vez que uma lei foi criada justamente para preservar a vida de pessoas como o Ronei. Foi o próprio Ministério Público do Trabalho que após uma serie de acidentes com vitima fatais por serviços de descontaminação mal feitos em Paulínia – SP, que solicitou ao INMETRO uma providência.
    Mas como no Brasil tudo funciona de qualquer jeito, ninguém fiscaliza nada. Gostaria muito de acompanhar este caso. Se alguém tiver notícias sobre as investigações e puder de postar neste blog, agradeço a getileza.

  • 5 admin04 // abr 22, 2010 at 10:52 PM

    Com toda permissão do luiz e do Paulo. Primeiro informando ao Paulo que na empresa tem o explosímetro e foi usado e ao luiz, o Ronei estava trabalhando na empresa há mais de 10 anos, ou seja, completou sua maioridade lá. Um grande profissional como vc disse. Confiou no trabalho dos outros. Obrigado!

  • 6 luiz // abr 22, 2010 at 9:15 PM

    pois é, foi lamentável a que aconteceu. e digo a vocês, que eu ja trabalhei ao lado da vaporização e o Ronei era soldador la a mais de 5 anos, tinha experiência no serviço no qual ele fazia.não só ele como os demais que la estavam na hora do acontecido.eu penso que ele jamais faria o que fez se não tivesse certeza de segurança.o que ouve não foi acidente e sim uma fatalidade dessas que todo mundo esta sujeito a cair. a rotina nos leva a cometer erros, nos faz confiar,e foi o que aconteceu ele confiou no serviço de outros e deu no que deu .que esteja em paz o amigo Ronei e conforto aos que ficaram e choram por ele.

  • 7 Paulo // abr 22, 2010 at 9:07 PM

    Qualquer oficina mecânica pode prestar manutenção em caminhões ou carretas que transportam combustiveis, a única diferença e que o INMETRO credencia empresas especificas para realizar o serviço de vaporização ou desgaseificação, sendo preciso que a empresa apresente os equipamentos necessários para que possa executar tal serviço, um dos equipamentos exigidos para tal seria o explosímetro, aparelho esse usado para detectar a presença de gases no interior do tanque, o que infelizmente não deve ter sido usado nesse acidente em questão, por isso não podemos ainda culpar ninguem ate que as devidas causas do acidente possam ser descobertas.

  • 8 Renato Diogo // abr 22, 2010 at 8:03 PM

    O Dan a EPTV soltou notícia equivocada porque a empresa tem todas as licenças necessárias e inclusive presta serviços para o INMETRO. Conheço o dono da firma e ele é uma cara muito humano e correto com seus negócios. Infeizmente o funcionário que foi vítima era bem treinado e tinha vários cursos sobre o trabalho que desenvolvia. O Mauro é delegado do Conselho Federal de Meio Ambiente e é proprietário da empresa que tinha o Ronei como seu filho e era de dentro de sua casa. O Ronei era um profissional tão capaz que a empresa ficava sob sua responsabilidade. Quanto à falha ocorrida e qu o LULU conta da fala do motorista, vou ressaltar que a empresa PROLUMINAS é quem faz a vaporização de todos seus tanques quando manda para a aferição e calibragem na VV Varginha e se houve falha, esta foi da Proluminas, conforme pode comprovar pelas notas de zserviços anteriores e pelos laudos do engenheiro de segurança da Proluminas.

  • 9 carlos augusto // abr 22, 2010 at 7:20 PM

    realmente, aquele posto do centro tá demorando pra fechar, só causa transtorno, perigo, stress,
    ainda por cima a gasolina não deve ser de boa qualidade.

  • 10 // abr 22, 2010 at 6:12 PM

    É isto aí LOBÃO, quando será que as autoridades vão tomar algumas providências, principalmente na questão daquele posto “mixuruca” em frente ao Ponto de Ônibus da Praça Getúlio Vargas? Madeira, queremos RESPOSTAS, será que alguma autoridade vai se manifestar?

  • 11 Dan // abr 22, 2010 at 5:16 PM

    O Lobão tem toda razão quando questiona sobre a homologação do INMETRO. A Portaria 255/07, que registra empresas de descontaminação, foi criada justamente para preservar a vida das pessoas que irão trabalhar em manutenção, capacitação e calibração de equipamentos que transportam produtos perigosos. Houveram muitos acidentes e mortes até está portaria ser criada, mas infelizmente, quase não existe fiscalização sobre estas empresas. É lastimavel que pessoas tenham que morrer para que os orgãos responsáveis vejam que não adianta criar uma lei e depois não fiscalizar. Meus sentimentos aos familiares.

  • 12 Rose // abr 22, 2010 at 9:58 AM

    Muitos são os comentários que surgem nesse momento, muitas hipóteses são levantadas, mas nada vai nos trazer de volta aquele que só trouxe alegria para nossa família, “o nosso Rone”.Agradeço a todos pelo apoio em nome de toda minha família e conto com as orações, pois o momento é de muita dor e tristeza.

  • 13 LULU // abr 22, 2010 at 9:10 AM

    Segundo informaçoes do Motorista do caminhao , o mesmo teria avisado ao soldador que não devia executar o serviço porque o tanque nao havia sido vaporizado, mas o excesso de confiança do funcionario causou o acidente.

  • 14 Lobão // abr 22, 2010 at 8:41 AM

    Chamei atenção para os postos, pois já vi algumas descargas de combustíveis feitas ali no centro. Não há espaço para o caminhão descarregar, as mangueiras (vazando) ficam em cima de onde seria a calçada. Neste dia, flagrei pedestres inocentemente caminhando sobre a GASOLINA que escorria de uma das mangueiras. Por sorte, MUITA sorte, não passou nenhum pedestre fumando na hora. Este posto em questão, fica ao lado do ponto central de ônibus, que vive sempre lotado de gente. A tragédia já está anunciada, o exemplo tivemos aí essa semana, com a morte de um jovem em início de carreira. Foi um desta vez, mas poderiam ser muitos. Vamos ver o que vai acontecer primeiro, se as autoridades vão resolver o problema ANTES de se acontecer o problema.

  • 15 Luis Carlos // abr 21, 2010 at 4:13 PM

    Muito bem lobão…… aquele posto de gasolina no centro frente ao ponto de onibus é a maior vergonha da cidade, motoristas ficam em fila dupla pra abastecer, causa um transtorno no transito.
    cade as autoridades, que fiscalizam, quem esta segurando aqule comércio no local ja que me disseram que existe varios laudos e boletins de ocorrencias contra o posto.
    vai morrer gente ali ainda, sem contar a vergonha das filas em cima da anenida,

  • 16 Oliver // abr 21, 2010 at 9:32 AM

    Solicitar ao Madeira responder ou repassar zx perguntas do nosso amigo LOBÂO!!

    Queremos respostas

  • 17 Pedreiro // abr 21, 2010 at 7:48 AM

    Eu estava dentro do supermercado Alvorada no momento da explosão e o mesmo até vibrou com a onda de choque ,pessoas sairam para fora para ver se tinha ocorrido alguma batida de caminhão na rua , imaginem a distância do ocorrido e a intensidade da explosão . A coisa foi muito feia .

  • 18 xandy // abr 20, 2010 at 10:52 PM

    kd as fotos do acidentado mas foi muito triste mesmo meus sentimentos pra a famila e q deus de um bom lugar pra esse jovem ….

  • 19 retrucando // abr 20, 2010 at 9:20 PM

    Lobao, quando explodir um posto no centro, fazer um verdadeiro Rebento, ai sim as Autoridades vao ver porque nao se fez nada, de quem e a culpa e por ai vai………..

  • 20 Aurélio Aureliando // abr 20, 2010 at 6:47 PM

    Isso mesmo Lobão… quero só ver quem vai responder… algum vereador se propõe ? hã ?

  • 21 Medonho // abr 20, 2010 at 6:08 PM

    Eu nunca presenciei em minha vida uma explosão como essa.O barulho foi amedrontador e a onda de choque chegou até minha casa, quase no trevo do posto. Quem não esteve ou mora perto do local pode não acreditar, mas realmente foi terrível. Eu avistei uma chapa voando, que veio a cair perto do bar da Carla, já no trevo lá embaixo, perto do posto Petrobrás. Uma tristeza esse acontecimento, uma fatalidade talvez.
    Porém várias lições:
    – Nunca deixar de lado a segurança,
    -Nunca achar que uma atitude impensada pode passar em branco.
    -Nunca achar que temos experiência o suficiente para substimar o perigo.

    Foi fuito triste o que aconteceu com o Ronei, tinha uma vida pela frente….
    Força a toda a família e aos colegas de trabalho e de convívio….

  • 22 teka // abr 20, 2010 at 5:38 PM

    Que mania as pessoas têm de entregar para D’us o problema!!! Que descanse em paz que nada! Ninguem sabe o que tem do outro lado e muito menos D’us a ver com isso. É problema humano, é falha humana!

  • 23 lala // abr 20, 2010 at 5:10 PM

    Boas perguntas LOBÃO!!!!!

  • 24 Lobão // abr 20, 2010 at 4:47 PM

    Gostaria de lançar as seguintes questões quanto a este acidente, e se alguém puder me responder, eu agradeço:

    1) A EPTV divulgou que a empresa não possuia homologação do INMETRO para realizar os serviços. Como é que o Inmetro local, então, dá certificação para os caminhões que fazem o serviço neste local?

    2) Quem é o real dono da empresa? A mulher ferida, ou o candidato a vereador das últimas eleições?

    3) A explosão foi devida a gases de óleo lubrificante, que lançou peças a mais de 700 metros de distância. E como é que ficam os postos de gasolina, um colado no outro, muitos não respeitando a lei dos 200 metros? E como é que ficam aqueles postos no centrão da cidade, que vivem atrapalhando o trânsito e colocando em risco a população que por ali passa?

    4) Será que não é hora dos órgãos competentes atentarem pra isso ou vão esperar morrer mais gente?

  • 25 SUGESTOR // abr 20, 2010 at 3:41 PM

    Mais um acidente ( em poucos dias), ceifa vida de trabalhador onde também se caracteriza falha humana. Solda em tanque de combutível exige um minucioso trabalho de liberação de todos os resíduos e gases, onde a empresa deve se comprometer em treinar e dar condições seguras aos seus funcionários. Condolências á família.

  • 26 lina // abr 20, 2010 at 2:24 PM

    Que Deus estenda suas mãos misericordiosas a essa família e receba esse rapaz em sua Glória!
    Muito triste!

  • 27 Italo // abr 20, 2010 at 2:18 PM

    é uma pena este jovem rapaz ter perdido a vida,isto aconteceu pela falta de responsabilidade da empresa,de não ter feito vistoria na carreta antes de executar o serviço…. meus sinceros pêsames a Família de Ronei abços

  • 28 Luciane // abr 20, 2010 at 12:52 PM

    Ronei descanse em paz !

    Vai deixar muita SAUDADES !

Deixe um Comentário