Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Dia do Café passa em branco em Varginha

abril 12th, 2010 · 15 Comentários

Se fosse um país, o Sul de Minas seria o maior produtor de café do mundo. Daqui sai 50% da safra nacional de grãos. Está no Sul de Minas o café mais caro e várias das melhores bebidas do mundo. Localizada na principal área produtora de café do país, Varginha é das maiores praças de comercializaçao de café do brasil, com fábricas de torrefação, solúvel, empresas de corretagem e inúmeras exportadoras , além de vários armazéns gerais. Tem um Porto Seco, uns dos principais mecanismos para a exportação do produto. Esses motivos bastam para identificar Varginha como cidade que respira e precisa do café.

xicara 

Entretanto, nos últimos anos, Varginha não explora o título de capital do café. Um motivo foi a história do ET de Varginha. A partir de janeiro de 1996, a cidade pareceu se preocupar mais com o turismo ufológico do que em explorar seu real produto que é o café. Entre 1993 e 1996, a cidade sediou o Intercoffee, um evento internacional que reuniu, em Varginha, as principais lideranças da cafeicultura mundial. Há cinco anos, a cidade perdeu para a vizinha Três Pontas a chance de sediar a Expocafé.

O secretário municipal de Café e Agricultura, Alberto Mário Lúcio diz que a prefeitura vai a Brasília constantemente, para tentar sensibilizar o presidente e ministros da importância da economia cafeeira. “É a única coisa que a prefeitura pode fazer, já que até agora o governo não deu nenhum retorno após o SOS Café, realizado ano passado”.

Tribuna

Na próxima quarta-feira (14), quando se comemora o Dia do Café, não haverá nenhuma atividade em Varginha. Nem prefeitura, nem cooperativa farão qualquer movimento. Mesmo sem apoio oficial, o presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), Archimedes Coli Neto (foto) tenta levantar a bandeira de promover a cidade como a capital do café.

archimedes

Na segunda-feira (12) ele ocupa a Tribuna Livre da Câmara Municipal. Vai falar sobre a importância do café na cidade. “É inadmissível que o principal produto de Varginha fique relegado a segundo plano”. Archimedes diz que a cidade recebe constantemente empresários do café de vários países. São milhares de pessoas que trabalham e vivem em torno do café, na cidade e região.

Um especialista em marketing cafeeiro disse ao Blog que o sucesso do movimento que Archimedes pretende implantar depende da identidade que o grupo deseja criar. “Todo movimento é válido, desde que seja feito de forma planejada e estruturada”.

Tags: Café

15 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Angela Reis Mesquita // abr 23, 2010 at 12:27 AM

    Parabéns Arquimedes Coli pela garra com que levanta a bandeira do café no sul de Minas.
    Os avanços da intenet nos levam a colegas de muitos anos. Estudamos no Colégio Marista em Varginha, nos anos de 1972/75. Um abraço e sucesso

  • 2 urubulino // abr 13, 2010 at 7:33 AM

    Pouso Alegre é a princesa do sul
    varginha a terra do e.t. fálido que tristesa

  • 3 Robson // abr 12, 2010 at 9:10 PM

    Realmente a reportagem é valida, pois coloca claramente a importância da comercialização do café em nossa cidade. Parabéns!!!!!!!!!!!!!

  • 4 Nenna // abr 12, 2010 at 5:17 PM

    Desde 2001 comemora-se na Áustria o Dia do Café. E nao só Viena, com suas famosas Casas de Café, como todo o país festeja esta data com uma série de eventos. A Alemanha passou a comemorar também o Dia do Café, desde 2006. O mais interessante é que na Europa nao se cultiva um só grao de café. Parabéns, Sr. Arquimedes, por esta nobre iniciativa. E meu grande pesar aos políticos e empresários que em sua profunda demencia nehuma idéia de economia mundial concebem.

  • 5 CAFÉ COM LEITE 2 // abr 12, 2010 at 2:48 PM

    CREDO PUBLICA ISSO AI MEU….

  • 6 CAFÉ COM LEITE 2 // abr 12, 2010 at 2:46 PM

    TINHA ME ESQUECIDO ,EX CARNAVAL MAIS OU MENOS ,EX FEIRA DA PAZ, EX ADMINISTRAÇÃO ,VARGINHA ESTA UM CAOS MESMO ………..PORRA NÃO TEM NADA ………………………………..EX SHOWS , EX CAPITOLIO ,EX CINEMA ,EX TUDO …………………………FUI

  • 7 CAFÉ COM LEITE // abr 12, 2010 at 2:41 PM

    POIS É VARGINHA SÓ ANDA PARA ATRAS MESMO EX-CIDADE DO CAFÉ ,EX CIDADE DO ET EVEO NEGOCIO É TOMAR UM CAFEZINHO NÉ E SE CONTENTAR COM ISSO …….DE MAL A PIOR , QUERO MUDAR DAQUI DEUS ME LIVRE ………….FUI.

  • 8 lala // abr 12, 2010 at 1:19 PM

    Parabens Arquimedes! Precisamos de jovens como VOCE para levar o nome de VARGINHA como Cidade de Comércio intenso ,ativo e atuante de CAFÈ e nao como essa idiotice de terra do “e.t.”

  • 9 Jonas // abr 12, 2010 at 12:21 PM

    Parabéns ao Archimedes, se o poder público não investe na principal riqueza de Varginha, cabe à iniciativa privada fazê-lo. Vou assistir a reunião de hoje da Câmara Municipal. Tomara que a iniciativa dele seja acompanhada por mais empresários.
    Em tempo, Madeira: como você comentou, Varginha não é um município conhecido pela PRODUÇÃO de café, mas sim pelo comércio de café. Está bem no meio da principal região produtora de café DO MUNDO, possui porto seco para exportar café, enfim, tem tudo para ser conhecida como a Capital do Café. Se Varginha perdeu o status de Princesa do Sul de Minas, quem sabe não retoma sua posição no mercado como a Capital do Café?

  • 10 Renato Diogo // abr 12, 2010 at 12:19 PM

    Naquela oportunidade Afrânio, estiveram aqui prestigiando o evento e sendo homenageados nada mais que o ministro da agricultura, José Eduardo Vieira, produtor e dono do Bamerindus, Olavo Barbosa, o maior produtor de café e leite por hectare, na época, do mundo, Adauto Marques de Paiva, o presidente do Sindicato dos Corretores de Café do estado de São Paulo e vários proprietários de exportadoras e Torrefadoras do Brasil e do mundo. Vc deve ter sido convidado. Na época do evento o prefeito era Aloisio Ribeiro de Almeida e quem organizou todo o evento foram Targino Valias, assessor de comunicação da prefeitura e Lourival, secretário de esportes e Turismo na época.

  • 11 Renato Diogo // abr 12, 2010 at 12:12 PM

    Afrânio Júnior, se vc trabalha com café a uns 30 anos e faz um comentário desse, deve ser em outro país, porque Varginha já fez eventos para a cafeicultura a nível nacional e internacional que foi a INTERCOOFE e isso aconteceu por 2 anos seguidos. Só que tem administração municipal que realmente não valoriza nosso café, porém, não se pode generalizar. Os empresários ligados ao café, principalmente os comercializadores deveriam colocar as mãos nos bolsos também e propor parcerias com o poder público para organizar eventos de grande porte e não deixar só por conta do poder público, porque vcs tambem ganham e investir faz parte do negócio. Pra te lembrar, a INTERCOOFE 95 e 96 trouxe para Varginha 25 países produtores de café, inclusive o Jorge Cardenãs da Colômbia, que nunca esteve no Brasil para tratar de assuntos relacionados ao café.

  • 12 Afrânio Júnior // abr 12, 2010 at 12:01 PM

    Deveriam deixar de lado esta bobagem de ET, que não traz nenhum benefício para Varginha, e darem mais atenção ao meu querido amigo “café” com o qual trabalho à 30 anos, e nunca vi a prefeitura fazer nada que rendesse benefícios para nossa cidade.
    Varginha precisa que a secretaria seja não somente ouvida, mas que pelo menos tentassem colocar em prática as idéias. Ao invés de ficarem tentando organizar novamente aquela outra bobagem que era a “Feira da Paz”, porque não organizar uma “Festa do Café”, como as famosas nacionais Festa da Uva, Festa do Morango, Festa do Milho, entre tantas outras.
    Meu amigo e querido Café, meus sinceros cumprimentos !!!

  • 13 marcos // abr 12, 2010 at 11:03 AM

    Varginha já era. Esta ciadade já esta ultrapassada infelismente é a realidade.
    Poços e Puso Alegre é são progresso.

  • 14 Jão // abr 12, 2010 at 9:59 AM

    O turismo ufológico deve trazer um grande estímulo para nossa economia mesmo. Vieram uns 3 ufólogos aqui na época e, agora quem passa por Varginhapara naquela estátua e tira umas fotos na frente dele e ri. Já o café é uma commodite importantíssima está ficando estagnada.

  • 15 Joao Silva // abr 12, 2010 at 9:35 AM

    Já sei, poderiam criar a eleição da Miss Café, povo daqui adora essas coisas…

Deixe um Comentário