Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Memórias de Varginha: desfile de 7 de setembro

março 17th, 2010 · 12 Comentários

Há 15 anos o professor Afonso Paione conseguiu um projetor 16 mm emprestado e gravou em videocassete um filme que mostra um desfile de 7 de setembro na década de 50. “Não tenho a data correta, porém foi na gestão do prefeito Sr. João Vidal, provavelmente em 1953. Agora consegui digitalizar o vídeo, que tem cerca de 7 minutos, e que foi transformado em dois arquivos de aproximadamente três minutos e meio cada um, que estão no Youtube. A qualidade de imagem é razoável e vários trechos do filme estavam ‘invertidos’ durante a projeção, o que dificulta um pouco a identificação dos locais”.

O blog publica, hoje, a primeira parte do vídeo, com a identificação de alguns momentos.
0:01 – Alunos do Colégio Marista
0:05 – Av. Rui Barbosa
0:09 – Praça Champagnat, em frente ao Colégio Marista
0:28 – Av. Rui Barbosa
0:40 – Banda e Irmão Marista
0:56 – Av. Rio Branco em frente à prefeitura, que ficava no prédio que faz esquina com o beco do Pio XII
1:16 – Sra. Grace Tibúrcio Salgado
1:17 – Sra. Margarida Canalonga
1:30 – Prof. Kurt Edgard Knoepfel (falecido)
2:32 – Prefeito João Vidal (falecido), no banco de passageiro do jipe
2:38 – Dr. Morvan Acayaba, de terno branco no jipe.

Tags: Geral

12 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Antonio Machado // mar 26, 2010 at 2:44 PM

    Pela falta desse civismo, demonstrados nesses vídeos, quando os jovens ocupavam seu tempo com coisas boas, hoje são necessários títulos como esse: Cocaína, maconha e crack são apreendidos em Varginha
    March 16th, 2010 · Polícia .
    Estivessemos vivendo no mesmo sistema educacional do passado, com certeza, não estariamos punindo hoje. Parabéns pelos vídeos, que sirvam de exemplo aos nossos filhos, como vivíamos naquela época, de saudosa memória, mas que criou homens com dignidade e amor a pátria e aos seus semelhantes.

  • 2 J.Teixeira // mar 25, 2010 at 9:09 PM

    Muito legal, vcs deviam colocar mais videos como esse,principalmente dos carnavais

  • 3 Lobão // mar 18, 2010 at 6:52 PM

    Muito legal! Tem mais?

  • 4 Afonso Henrique // mar 17, 2010 at 11:15 PM

    Dr. Carlos Cornwall: os pombos que aparecem no filme saem da sacada do prédio da Prefeitura, onde atualmente é a residência da família Andere, na esquina da av. Rio Branco com a r. Dep. Ribeiro de Rezende (beco do Pio XII)

  • 5 Afonso Henrique // mar 17, 2010 at 11:09 PM

    João Vidal Filho – O Prefeito Pedreiro.
    Eu não poderia deixar passar esta oportunidade para relembrar e homenagear um grande homem da história varginhense.
    Há algum tempo eu conversava com Dª Judith Vidal Abreu, filha do Sr. João Vidal. Ela me contou que seu pai era pedreiro quando foi eleito, na década de 50.
    Certa vez, quando ele participava de uma cerimônia, alguns políticos presentes ficaram preocupados quando chegou a hora do prefeito discursar, achando que ele não tinha competência para tal, pelo fato de ser pedreiro.
    Alguns até se ofereceram para falar no seu lugar.
    Ele discursou, deu um show de oratória e deixou todo mundo de queixo caído.
    Dona Judith narrou esta passagem com lágrimas nos olhos.
    João Vidal Filho governou Varginha entre 1952 e 1955. Viveu a vida toda na honestidade e na simplicidade de um “prefeito pedreiro”. Faleceu em 1970.
    Como podemos observar, operários no poder não constituem novidade, como normalmente somos levados a acreditar.
    O que realmente é novidade costuma ser o discurso grosseiro que envergonha a população honesta.

  • 6 Pirijaca // mar 17, 2010 at 9:24 PM

    Meu avô nasceu em 1902 em Varginha, filho de imigrantes italianos e portugueses. Fico imaginando se neste filme não estariam alguns de meus parentes… Talvez algum entre as pessoas que estavam assistindo, pois sei que na época a coisa era “feia” e minha família não tinha condições de ter alguém estudando em escolas particulares. D[a vontade de voltar no tempo… Parabéns, Afonso Henrique, continue resgatando o nosso passado!

  • 7 Luciano Vivas // mar 17, 2010 at 7:12 PM

    Simplesmente sensacional. Não sou varginhense de nascimento. Mas, aprendi a amar Varginha. Hoje, tenho a cidade e o seu povo em meu coração. Me considero tão ou mais varginhense que os aqui nascidos. Fantástico o trabalho que o Jornalista Marcos Madeira desenvolve no blog.O amor que tenho a Varginha surgiu a partir do convívio com um povo ordeiro, culto e politizado que habita essas paragens, do qual ouvi muito sobre a Varginha de ontem. Veio também de um presente em que passamos a nos sentir parte da construção de uma Varginha que conta com a colaboração de todas para manter-se sempre como a cidade mais importante do sul de Minas; de uma terra de oportunidades e excelente qualidade de vida. E, através do conhecimento de sua história, da luta dos que há muitos anos se esforçaram para nos legar o que temos hoje, uma verdadeira Princesa do Sul de Minas. Agradeço imensamente ao Jornalista Marcos Madeira por me proporcionar o acesso de maneira fácil e direta à história de Varginha. É um clássico exemplo de bom uso da internet e de site com conteúdo e qualidade. Continuo vasculhando o blog e curtindo muito o “memórias de Varginha”. Em resumo: parabéns.

  • 8 Carlos Cornwall // mar 17, 2010 at 6:45 PM

    Excelente resgate Professor Paione.
    Exemplo de cidadania e amor a pátria.
    Os pombos da paz, que aparecem no primeiro filme, parece que sairam da Câmara de Vereadores que no passado era Cooperativa.
    Legal no filme n.2 ver os postes de ferro, daí que comentei em matéria que postei no blog e no jornal folha de varginha há alguns dias, que deveriam serem tombados imediatamente o nosso patrimõnio ferroviário, pois os últimos exemplares ainda estão lá, inclusive cerca de 500 metros de fio de telégrafo. Também no blog do madeira em foto que recebi e postei da ferrovia entre poços e pratras/sp, vemos que lá está tudo preservado,inclusive na área rural com os postes e a fiação.
    Parabéns pela matéria e aos que leem nossos comentários, que procurem fazer valer nossas criticas sempre de caráter construtivo.
    Fico a disposição como voluntário e observador.

  • 9 professora // mar 17, 2010 at 1:16 PM

    Achei chiquérimo….Um luxo Santos Anjos e Marista…cavalaria…etc…acho lindo desfiles.

  • 10 DRI // mar 17, 2010 at 1:10 PM

    Fantástico!!! Gostei!!! E muito!!!
    Eu H!

  • 11 carmen // mar 17, 2010 at 12:36 PM

    Nossa Madeira que legal ver os desfiles de 7 de setembro, nesta epoca eu estava com 5 meses,mas depois participei de varios desfiles 7 setembro em Varginha,com Colegio Catanduvas.A banda era comandada pelo Prof Italo Manso.Como era bom receber os aplausos da multidão na Av Rio Branco.Depois foi feita uma banda com varios Colegios e iamos viajar .Participei de desfiles em Boa Esperança e Alfenas.Que saudades daqueles tempos que não voltam mais.Obrigada pela materia.

  • 12 Parabéns! // mar 17, 2010 at 8:21 AM

    Parabéns Madeira!
    Belo trabalho de resgate da história de Varginha.
    Esperamos que venham mais filmagens e fotos da Varginha antiga.

Deixe um Comentário