Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Dia da Água: Varginha possui seis pontos de coleta de óleo de cozinha usado

março 22nd, 2010 · 2 Comentários

Uma boa notícia no Dia Mundial da Água: Varginha possui seis locais onde a destinação de óleo de cozinha usado é feita corretamente. Os ecopontos de coleta de óleo de cozinha usado ficam na Escola Estadual Irmão Mário Esdras, no restaurante Kanguroo’s (praça Getúlio Vargas), Igreja da Comunidade Santo Afonso (rua Delfraro Anselmo, 280, Campos Elíseos), Igreja Comunidade Nª Sª Da Consolação (rua Ato Bregalda 1324 , Vargem), Igreja Comunidade São José(rua Braz Paione 333 , Barcelona) e Supermercados Maiolini (rua Rio de Janeiro, 684, centro).

Segundo estimativas, Varginha gera mensalmente 40 mil litros do óleo que, depois de usado, quase sempre vai da frigideira para o ralo da pia, tornando-se um dos grandes vilões das redes de esgoto. Como toda gordura, o resíduo além de entupir o encanamento, forma uma camada espessa que retém papel, plásticos e toda a sujeira que vem com a água poluída. Mas a gordura não causa problemas apenas econômicos.

Quando a água misturada com óleo consegue chegar aos córregos, rios e ao Lago de Furnas, se dissipa e forma uma camada na superfície que impede a boa oxigenação causando a morte da flora e fauna além do mau cheiro característico.

Quem quiser abrir um ecoponto para a coleta de óleo usado, deve entrar em contato com a Ecóleo (Associação Brasileira para a Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Óleo de Cozinha). A operação é extremamente limpa e demanda somente de um espaço para o armazenamento das garrafas pets com o óleo em uma caixa grande de papelão ou bomba plástica devidamente identificada. A coleta ocorre semanalmente.

A empresa Acende Brasil vai produzir acendedores de churrasqueira com o óleo coletado na cidade. A campanha conta com o apoio do Unis, Minaspetro e a empresa de consultoria Muda de Ideia.

Tags: Meio ambiente

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 IN OFF // abr 1, 2010 at 10:39 PM

    Todo óleo coletado em casa desde que me conheço… nascido em VGA….
    Devia ser separado…para fazer “sabão” nem sei que tipo!!!
    Minha mãe..me ensinou!!!
    Engraçado….não aprendi isto em escola ou faculdade!!!
    Sempre separei e entreguei para gente que precisa!!!
    Mas uma coisa estranha ” munca ganhei uma sabão ou um produto feito com o mesmo!
    Eu hein..esquisito!!!

  • 2 Diego Gazola // mar 22, 2010 at 12:14 PM

    Bom dia, a relação de ecopontos é constantemente atualizada e divulgada no endereço: http://www.varginhaonline.com.br/oleo . O grupo que está articulando o projeto na cidade é aberto e quem desejar participar com novas ideias, deve entrar em contato por meio do email: [email protected] .
    Agradecemos ao Blog do Madeira pela divulgação.

Deixe um Comentário