Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Começa nova rodada de reuniões do Cidades Culturais

março 22nd, 2010 · 2 Comentários

De segunda (22/3) a quarta-feira (24/3), Varginha sedia nova rodada de reuniões do Projeto Cidades Culturais. Esta é a terceira etapa do programa, que já capacitou agentes culturais de 23 cidades do Sul de Minas. Em um segundo momento o projeto foi lançado oficialmente, com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, prefeitos, secretários e técnicos de prefeituras do Sul de Minas. Naquele evento, os representantes dos municípios participaram de reuniões técnicas, para planejar o fechamento do convênio entre as cidades. Nessa semana, agentes do Ministério da Cultura ser reunirão com representantes das cidades que participam do projeto. Vão apresentar o convênio final, para a implantação do Circuito Cidades Culturais, que visa à implantação de um esquema profissional para a gestão da cultura e do turismo no Sul de Minas, gerando renda e emprego. As reuniões serão realizadas na Fundação Cultural de Varginha (prédio histórico da estação ferroviária). Estarão presentes Laura Maia (Associação Brasileira de Municípios e Instituto de Gestão Tecnológica), Vinicius Palmeira (Diretor do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura) e Ricardo Lima (da Secretaria de Identidade da Diversidade Cultural, também do Ministério da Cultura) e o prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho. Após a apresentação do projeto, será assinado o termo de adesão ao convênio.

O próximo passo será realizar um levantamento historiográfico, turístico e cultural das 23 cidades. A partir daí, serão captadas imagens de cada município, para a edição e produção de um documentário sobre a identidade cultural do Sul de Minas. “Em vez de realizar apenas um trabalho acadêmico, teórico, em que empresários dificilmente se interessam para avaliar novos investimentos, nossa região terá um produto visível, que será o documentário, através do qual iremos mostrar o Sul de Minas e conseguir novos investimentos para a cultura e turismo regionais”, diz a diretora-superintendente da Fundação Cultural, Paula Andréa Direne Ribeiro. (com assessoria de Imprensa)

Tags: Geral

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Hum...ja vi esse filme antes... // mar 22, 2010 at 12:37 PM

    Esse filme é daquele tipo que acaba e não entendemos o final… ou seja, muito bla bla blá e pouco efeito. Pago pra ver.

  • 2 Joao Silva // mar 22, 2010 at 10:55 AM

    É isso aí, só a cultura liberta.
    Torço pra que esse porjeto de certo tirando nossa região, principalmente Varginha, dessa aculturação.
    Parabens a Fundação Cultural que vem buscando novas politicas nessa área e ao Governo Federal que tem investido em áreas nunca antes lembradas por outros governos.

Deixe um Comentário